11 VERDADES SOBRE SER UM EMPREEENDEDOR.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste artigo para o site entrepreneur.com,  Stephen Key,  resume a sua experiência de mais de 30 anos como empreendedor e dá 11 dicas para quem quer  estabelecer-se neste mercado.

Recentemente li uma coluna no Huffinton Post que me inspirou a falar sobre isto. A coluna acabou com alguns dos mitos sobre empreendedorismo que continuam a se perpetuar, como “ fique rico rapidamente”. Eu sei que sou apenas mais uma voz a entrar nessa briga, mas senti necessidade de compartilhar.
Eu tenho sido um empreendedor por mais de 30 anos. Não poderia ter sido de outra forma.É isso que eu sei.

1- O sucesso pode ser definido de muitas formas diferentes.

Não cometa o erro de focar exclusivamente em quanto dinheiro você quer ter. Eu acredito que o dinheiro nos permite fazer coisas – nada mais, nada menos. Você pode usar o dinheiro para ajudar os outros. Ele nos dá a oportunidade de sermos generosos e de fazermos a coisa certa.

2- Ter sucesso pode demorar mais do que você acha que deveria.

E eu repito: muito mais tempo. Não há forma de ter sucesso repentinamente. Não acredite em ninguém que diga ao contrário. Essas pessoas que anunciam quão rápido obtiveram sucesso estão, convenientemente, deixando para trás os anos que passaram no atropelo. Você está nessa para uma longa jornada? Se não estiver, saia agora. Esta profissão exige dedicação.
Recentemente tive o prazer de ouvir Bob Parsons, fundador da GoDaddy, discursar sobre sua carreira como empreendedor. O conselho que ele,acima de tudo, salientou é: “fique firme”. O que ele quis dizer é que você deve permanecer com alguma coisa, o tempo suficiente para ter alguns golpes de sorte e, eventualmente, ter sucesso.

3- Tem mais de um meio de alcançar o sucesso.

Então, aprenda o máximo que você puder com os outros, especialmente com aqueles que estão vivendo o tipo de vida que você quer ter. Faça perguntas, aquelas simples também. Chegue às suas próprias conclusões do que você aprendeu. Quando você criar o seu próprio road map esteja disposto a mudá-lo. Flexibilidade irá lhe cair bem. Empresários estão sempre em movimento! Nós somos criaturas dinâmicas. Evolua ou morra.

4- Esteja disposto a fazer sacrifícios.

Tempo é um deles. É isto mesmo. Então, tenha certeza de que você gosta do que você faz. Não deixe que sua dedicação destrua outras partes da sua vida.

5- Trate todos com respeito.

Nós somos todos interligados. As indústrias são menores do que parecem. Você irá encontrar as mesmas pessoas subindo a escadaria quando você estiver descendo.

6- Se alguém trata mal você desde o início, não espere que seu relacionamento vá melhorar.

Infelizmente, na minha experiência, isso não acontece.

7- Tente ter paciência.

Situações ruins acontecem  quando você se apressa. Acho que o tempo é um dos nossos maiores ativos . Se você se der tempo suficiente para pensar algo, você vai descobrir mais possibilidades.

8- Não tente mudar pessoas difíceis.

Ao invés de focar em mudá-las, foque em como lidar com elas. É a única coisa que está sob seu controle.

9- Tenha uma atitude positiva.

As pessoas querem trabalhar com pessoas de quem elas gostem. A única forma de você mover montanhas é acreditar que você pode.

10- Diga a verdade, mesmo quando doer.

As pessoas podem não gostar do que você tem a dizer, mas ser verdadeiro é o que constrói relações de longo prazo.

11- Admita quando estiver errado e siga em frente.

Quando as pessoas não conseguem assumir a responsabilidade por suas ações, o ressentimento apodrece .

Se eu aprendi alguma coisa é que a vida é demasiado curta para não se divertir. Torne-se um empreendedor ! Mire alto ! Mas, mais do que isso , concentre-se na criação de uma empresa que tem uma grande cultura , faz o certo por seus funcionários e para a qual as pessoas realmente queiram trabalhar .

Essa é a melhor sensação do mundo , tanto quanto eu me lembre.
Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Fonte: 11 Truths About Being an Entrepreneur, www.entrepreneur.com, por Stephen Key