4 MOTIVOS PARA INVESTIR EM EAD NA SUA EMPRESA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os cursos à distância vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo e são vários os motivos que levam as empresas a adotarem esse método de ensino e aperfeiçoamento.

É possível ver reflexos disso no próprio mercado educacional. As instituições especializadas em realizar cursos corporativos que se dedicam exclusivamente a produzir cursos à distância, segundo um levantamento da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) já representam um terço do total.

Confira quatro motivos que explicam parte desse sucesso e descubra que a educação a distância corporativa pode ser a solução ideal também para sua empresa!

#1 REDUÇÃO DE CUSTOS

Cursos à distância dispensam uma série de gastos que, em um curso presencial, seriam inevitáveis, como com deslocamento, preparação de estrutura física e alimentação, por exemplo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), ao comparar os custos de um mesmo curso no formato presencial e à distância, concluiu-se que um curso EAD pode custar até 66% mais barato. E não se engane, o retorno para a empresa nessa modalidade é mais um fator que não deixa a desejar.

#2 RÁPIDO RETORNO DO INVESTIMENTO

Nas modalidades de educação online, os processos ocorrem de forma mais dinâmica, e, consequentemente, o retorno do investimento na capacitação também é percebido muito mais rapidamente.

Pode ser interessante: Como utilizar o ROI em seus vídeos para justificar o investimento

A formação das turmas, a atualização e absorção do conteúdo, a pesquisa, tudo se torna mais veloz no ensino online. Isso faz com que a execução do aprendizado no contexto da empresa também se dê de forma mais dinâmica. O aluno, estando propenso a adquirir novos conhecimentos rapidamente, não quer perder tempo e aplicar logo aquilo que aprendeu no ambiente corporativo, gerando inovação e resultados que podem ser muito positivos.

#3 MAIS FLEXIBILIDADE E COMODIDADE NO APRENDIZADO

Mais uma vantagem da educação a distância no ambiente corporativo é a sua flexibilidade em quesitos como horário, local e tempo de estudo.

Os cursos online, principalmente aqueles com uma carga horária menor, permitem que o funcionário se dedique ao conteúdo sem perder o foco em seu trabalho, o que representa um ganho duplo para a empresa.

De acordo com o tipo de curso, ele pode ser feito em casa, nos horários livres do funcionário, ou até em algum momento no próprio trabalho, o que acaba sendo bastante positivo e nos leva ao último motivo do artigo.

#4 MENOR TAXA DE EVASÃO

Muitos deixam de investir na educação a distância por medo de que os beneficiados desistam dos cursos e não haja retorno sobre seu investimento. Porém, não há o que temer.

Justamente devido a fatores como a flexibilidade desse tipo de capacitação e o apoio das próprias empresas, de acordo com a ABED, a evasão em cursos à distância corporativos é de apenas 3%, enquanto em cursos formais autorizados pelo MEC a evasão na modalidade a distância chega a quase 12%.

São diversas as opções de cursos à distância, e investir em um deles pode ser a melhor solução para que sua empresa tenha funcionários qualificados e capazes de trazer inovação e resultados positivos para o ambiente corporativo.

Mais do que somente redução de gastos, a educação a distância deve trazer um bom retorno. Portanto, compreenda seu público, estabeleça seus objetivos e escolha a melhor tecnologia para aplicar esse tipo de aprendizado em sua empresa.

Fonte: Sambatech.com