5 FRASES NOTADAMENTE PODEROSAS QUE IRÃO AJUDÁ-LO A OBTER O QUE DESEJA.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Às vezes as palavras que você escolhe fazem toda a diferença.

Por Minda Zetlin

Você gostaria de ser melhor no sentido de conseguir o que você quer de seus funcionários, colegas de trabalho, clientes, chefes, crianças e parceiro ou cônjuge? Às vezes uma mudança nas palavras é tudo que você precisa.

Esse conselho vem da autora best-seller e coach executiva Wendy Capland. Ao longo dos anos, ela aprendeu que certas palavras e frases minimizam o que você tem a dizer, tornando seus pedidos ineficazes. Outras têm um poder surpreendente para influenciar seus ouvintes. “Elas aumentam a nossa eficácia em comunicarmo-nos de forma clara e a nossa capacidade de conseguir o que queremos”, diz ela.

Aqui estão algumas frases que Capland diz serem particularmente úteis no sentido de conseguir a resposta desejada. Da próxima vez que você quiser algo de alguém, tente uma delas e veja se isso não faz a diferença:

1. O que eu ouvi você dizer é …

Esta pequena frase poderosa é uma das primeiras que os conselheiros aprendem, diz Capland. “É esclarecedora”, explica ela. “É uma técnica de como ouvir as pessoas, como elas estão descrevendo um problema ou situação. Você está repetindo-a de volta para elas. ”

Isto tem dois efeitos. Em primeiro lugar, você está verificando a exatidão, certificando-se de que você entendeu corretamente o que a outra pessoa estava tentando te dizer. Se você nunca fez isso, você vai se surpreender com a forma como muitas vezes o que você ouviu não é realmente o que a pessoa pretendia dizer. Eu sei – porque quando eu deixei de fazer isso, eu entrei numa época de discussões idiotas quando eu não entendi o que alguém estava tentando me dizer, ou vice-versa.

O segundo objetivo é validar o que já foi dito e fazer com que elas saibam que você os ouviu e valoriza seus sentimentos e pensamentos. As pessoas são dramaticamente mais propensas a ouvir o que você diz se elas sentem que elas próprias tenham sido ouvidas.

2. Me ajude a entender …

“Eu amo essa frase, porque leva ao limite da frase” Seu idiota! ‘”, Diz Capland. “Você está acusando alguém de fazer algo errado, e todo mundo sabe disso. Se você usar uma frase “Seu idiota!”, a pessoa vai ficar na defensiva ou chateada “.

Isso não é uma boa interação para começar, mas você pode, em grande parte desarmá-lo, dizendo algo como: “Me ajude a entender como você tomou essa decisão.” Em primeiro lugar, o que reforça a ideia de que você e o ouvinte são colaboradores, trabalhando em conjunto para resolver um problema. Em segundo lugar, pode haver, de fato, circunstâncias ou considerações que você não saiba ou sobre as quais não tenha pensado, que a decisão tomada talvez não seja aparentemente, assim, tão errada, afinal. Em vez de chegar à conclusão de que alguém fez asneira, você está, sabiamente, fazendo uma pausa para obter todos os fatos.

3. Você estaria aberto à possibilidade de …

Esta é uma frase poderosa para usar ao fazer um convite. “Acabei de enviar um e-mail a um executivo, porque eu quero que ele envie cinco de suas principais líderes mulheres emergentes para meu evento sobre liderança feminina”, diz Capland. “Em vez de dizer isso exatamente dessa maneira, eu escrevi: ‘Você estaria aberto à possibilidade de aprender mais sobre esse evento e de enviar algumas de suas executivas a ele?'”

Isto é poderoso porque suaviza o pedido e permite que o ouvinte dê próximo passo para saber mais sobre o que você está oferecendo, sem tomar, ainda, uma decisão, ela explica. A maioria de nós estamos abertos a aprender mais sobre algo, na maior parte do tempo, desde que não tenhamos de nos comprometer mais do que isso. Assim, suas chances de obter uma resposta sim são boas – e agora a pessoa convidou você para enviar suas informações mais convincentes sobre tudo o que você está lançando.

4. O meu pedido é …

“A maioria de nós não sabe como pedir o que quer”, diz Capland. Fazer uma solicitação eficaz é uma habilidade que você precisa para se desenvolver, e esta simples frase é um bom lugar para começar, pois oferece múltiplas vantagens. Em primeiro lugar, torna-se claro que você está fazendo um pedido, algo que uma pessoa nem sempre consegue transmitir muito bem.

Em segundo lugar, ele pode tirar o ferrão de algo que poderia ser uma ordem ou mesmo uma queixa: “O meu pedido é que você limpe seu quarto esta tarde” ou “Meu pedido é que você entregue seu relatório às 17:00,” por exemplo. Mais importante, ele incentiva você a ser específico ao fazer solicitações, e quanto mais específico você é sobre o que você quer e quando, mais provavelmente você irá obtê-lo. Uma das clientes de Capland foi afetada por uma reorganização societária que acrescentou um chefe acima dela. Descaradamente sentou-se com ela para discutir suas opções: podia ficar onde estava, mudar-se para um departamento diferente, ou sair e receber um pacote de indenização. Ela respondeu: “O meu pedido é de indenização de um ano”, e ela conseguiu.

5. Eu não tenho certeza, mas deixe-me voltar para você em …

O que você faz quando alguém lhe faz uma pergunta e você não sabe a resposta, tanto porque você precisa de mais informações ou porque envolve uma decisão que você ainda não tenha tomado? Dizer apenas “eu não sei” ou “não tenho certeza” faz você parecer fraco, diz Capland.” Deixe-me voltar para você” é melhor, mas ainda vago e aberto. Dizendo especificamente o que você vai fazer e quando você vai responder, faz você parecer autoritário e, mais importante, dá às pessoas uma resposta na qual podem confiar. “Eu vou analisar no fim de semana e dar-lhe uma resposta definitiva na segunda-feira” é muito melhor do que “Eu não sei. Deixe-me pensar sobre isso.” Você assumiu compromisso, que você vai acompanhar. E ser claro sobre ambos os seus compromissos e seus desejos é um grande passo para a obtenção desses desejos satisfeitos.

 

Fonte: https://goo.gl/4g8J4B

Imagem: Designed by Javi_indy – Freepik.com