8 HÁBITOS ALTAMENTE EFICAZES QUE AJUDARAM A TORNAR BILL GATES O HOMEM MAIS RICO DA TERRA.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como Bill Gates chegou a ser a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido cerca de US $ 80 bilhões? Estar no lugar certo, com o produto certo, no alvorecer da era dos computadores pessoais certamente teve muito a ver com isso. Mas,  também fez algumas abordagens muito inteligentes para o trabalho e a vida que todos nós podemos seguir.

 

O site de finanças pessoais GOBankingRates publicou recentemente uma lista de 10 hábitos e experiências que fizeram Gates ser tão bem sucedido e que ajudaram a construir a sua fortuna. Aqui estão os meus favoritos.

Quantos deles que você pratica?

 

  1. Ele está sempre aprendendo.

Gates é famoso por ter abandonado Harvard, mas a única razão pela qual ele saiu é que ele e Paul Allen viram uma janela de oportunidade para iniciar sua própria empresa de software. Na verdade, Gates adora aprender e muitas vezes sentou-se em aulas que ele não estava inscrito. Isso é algo que ele tinha em comum com Steve Jobs, que “empacou” depois de abandonar o Reed College, dormindo no chão, para que ele pudesse ter aulas que lhe interessavam.

 

  1. Ele lê tudo.

“Todo o tipo de livro que lhe interessava – enciclopédias, ficção científica, você decide,” disse o pai de Gates em uma entrevista. Embora seus pais ficassem emocionados que seu filho era um leitor ávido, eles tiveram que estabelecer uma regra de não-leitura-à-mesa de jantar . O amor pela  leitura continua com Gates, publicando uma lista anual dos seus livros favoritos. Ler muito é um grande hábito para se cultivar. Só não faça enquanto jantar com sua família.

 

  1. Ele dá crédito aos outros.

Quando perguntado em uma entrevista para citar as melhores decisões de negócios que ele já tinha tomado, Gates respondeu: “Eu diria que minhas melhores decisões de negócios realmente tem a ver com as  pessoas que escolho.” Mesmo que ele e Allen tenha tido uma relação complicada, ele passou a dizer que a escolha de Allen como um parceiro de negócios estava no topo dessa lista. Nós todos precisamos de ser bons em promover a nós mesmos, mas é inteligente dar o crédito para as pessoas com quem trabalhamos sempre que possível.

 

  1. Ele confia em seu próprio julgamento.

Você pode ter uma boa carreira se você sempre ouvir opiniões e previsões de outras pessoas. Mas, para ter uma carreira de emancipação como Gates ou Jobs, você precisa ouvir a si mesmo em primeiro lugar, mesmo se o mundo inteiro estiver dizendo que você está errado. Isso é o que aconteceu quando Gates e Allen lançaram a Microsoft. Em um discurso, Gates disse que a empresa estava “com base nesta ideia maluca –  com que ninguém mais  concordou – de que chips de computadores  se tornariam tão poderosos que os computadores e software seriam uma ferramenta que estaria  em cada mesa e em cada casa. ” Todos disseram que eles estavam errados, eles lançaram-na de assim mesmo e o resto é história.

 

  1. Ele é conservador com dinheiro.

“Eu queria ter dinheiro suficiente no banco para pagar a folha de pagamento de um ano inteiro, mesmo se nós não tivéssemos recebendo quaisquer pagamentos, e eu sou fiel a isso quase o tempo todo”, ele disse a um entrevistador em 1998. ” temos quase US $ 10 bilhões agora, que é praticamente o suficiente para o próximo ano “. Quanto dinheiro você reservou para cobrir a folha de pagamento no caso de algo ruim acontecer?

 

  1. Ele aprende com seus erros.

Em uma entrevista de 2008, Gates, creditou alguns dos sucesso da Microsoft à capacidade dele e sua equipe de liderança de reconhecer rapidamente um erro, dizendo, “Opa, isso não está funcionando”, e tentar uma abordagem diferente. Ele certamente cometeu muitos erros ao longo dos anos com os quais  ele pode aprender. Lembre-se de Windows Vista?

 

  1. Ele dorme o suficiente.

Nós todos sabemos o quão importante é o sono. Em vez de se vangloriar de  até quão tarde ele trabalha e  de quão privado de sono ele está, Gates faz questão de dormir sete horas por noite, porque ele diz que não pode ser criativo de outra maneira. Isso é definitivamente um bom hábito que todos devem seguir.

 

  1. Ele realmente se concentra no que está fazendo.

Muitos de nós são facilmente distraídos e culpados de multitarefas, mesmo que nós saibamos que isso é terrivelmente ineficiente. Não só Gates resiste à tentação de multitarefa, mas ele também exibe concentração muito profunda enquanto trabalha. Tanto é assim que ele é conhecido por cair no sono enquanto programa e  acorda uma hora mais tarde para continuar de onde parou.

 

Você não tem que ir tão longe. Mas quanto mais você puder se concentrar no que você estiver fazendo, em vez de se dispersar para verificar o Facebook ou os preços das ações, você irá fazer um trabalho melhor e mais eficaz você será.

 

Você concorda? Quantos desses hábitos que você vai tentar adotar para si mesmo?

Fonte: Inc.com