82% dos varejistas pretendem oferecer pagamentos por QR Code e apps em doze meses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Pesquisa da SBVC, porém, indica a necessidade de investimento e promoções que atraiam os clientes a utilizar as tecnologias.

Segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela AGP Pesquisas, 82% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento nos próximos 12 meses.

O estudo mostra que pagamentos via aplicativo (24%) e QR Code (17%) já aparecem com números significativos como meios de pagamento usados em lojas físicas. No estudo “Novos meios de pagamento”, realizado pela SBVC em 2018, pagamentos via app apareciam com apenas 4% e QR Code sequer obtiveram respostas.

O estudo verificou que, apesar da utilização de QR Codes por parte dos consumidores, o varejo ainda não adotou esse recurso. As principais barreiras apontadas são a pouca utilização pelo mercado (50%), por ser de difícil implementação (25%) e a falta de informação (25%).

Para superar essas barreiras, o varejo e os provedores de soluções de pagamento devem investir na expansão da rede de lojas que aceitam esses meios de pagamento. Estimular a utilização, incorporando benefícios como descontos e pontuação em programas de fidelidade, fará com que as barreiras do desconhecimento e da desconfiança sejam derrubadas.

O estudo ouviu diferentes segmentos do varejo nacional, entre eles Supermercados, Moda, Eletromóveis, Lojas de Departamento e Foodservice. Também foram entrevistados 500 consumidores em todo o país, sendo que 91% deles costumam fazer compras online.

Por: Ip News