92% dos brasileiros se interessam por Programas de Fidelidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em recente pesquisa para conhecer a opinião dos consumidores a respeito dos Programas de Fidelidade,  realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) em parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp, foi detectado que 92% dos brasileiros têm interesse ou já participaram de  Programas de Fidelidade, embora cerca de 68%  não participe de nenhum.

Foram entrevistados  1.250 consumidores  por diversos meios: presencialmente, via web e por meio de telefone, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Recife, Distrito Federal e Cuiabá.

84% dos entrevistados concordam que os programas de fidelidade apresentam diversas vantagens para os consumidores e os setores que mais chama  a sua atenção  são supermercados e  farmácias, com respectivamente 67% e 56% das intenções. Logo em seguida,  lojas de magazines, com 23%, restaurantes, com 17%, e companhias áreas, com 15%.

Os programas de fidelização foram apontados como uma tendência para este ano de 2019, embora não sejam exatamente uma novidade.   Os Programas de Fidelidadade  ainda têm espaço para crescer no mercado e vêm ajudando as empresas a conhecer melhor o seu cliente, atendendo às suas necessidades e, o mais importante, incentivando o consumidor a voltar ao estabelecimento.

O  público  deste tipo de estratégia está mais amplo e é oriundo dos mais diversos nichos. Portanto, os programas de fidelidade estão sendo inseridos em estabelecimentos que antes não viam essas ações como relevantes, como os supermercados e farmácias.

Como resultado, observamos o crescimento da aferta de programas de fidelização em vários segmentos de mercado. Quem ganha nessa situação é o consumidor, usufruindo dos benefícios oferecidos, e, logicamente, a empresa que oferece os benefícios também tem excelentes retornos. Desta forma , programas de fidelidade  são um excelente meio de fidelizar os clientes já ativos e prospectar novos.