Análise de crédito: como a tecnologia pode ajudar?

Análise de crédito: como a tecnologia pode ajudar?
Alguns aparatos tecnológicos podem trazer diversos benefícios a uma empresa. Confira em nosso artigo como eles podem ajudar também na análise de crédito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Grande parte das empresas realiza a análise de  risco para conceder crédito ou criar novos vínculos com seus clientes. Esta é uma forma simples, porém essencial, em processos de concessão de crédito e vantagens, sem que haja problemas futuros.

A análise de crédito é o estudo das condições de crédito de um cliente, a fim de entender qual seu perfil financeiro e se ele está de acordo com os requisitos exigidos para o cumprimento de um compromisso com a sua empresa.

Nesse momento, ter a tecnologia ao seu lado para realizar a análise de crédito pode ser um grande diferencial, afinal, essa avaliação representa uma garantia para o seu negócio, além de oferecer uma série de vantagens também ao consumidor. E, com aparatos tecnológicos, é possível ter mais segurança, agilidade e otimização durante o processo.

Sendo assim, se você deseja oferecer maiores diferenciais em serviços a seus clientes e necessite de uma garantia sobre o pagamento por parte do consumidor, confira nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Por que utilizar a tecnologia para otimizar a análise de crédito?

Já há alguns anos, a tecnologia tem estado cada vez mais presente nos processos mais básicos do nosso dia a dia. Obviamente, essa transformação também chegou ao mercado, oferecendo opções muito mais práticas e seguras a fim de realizar os mais diversos processos. 

Sendo assim, utilizar a tecnologia como uma aliada no momento da análise de crédito se tornou uma ótima opção para qualquer segmento ou porte de empresa. 

Para entender melhor os benefícios da análise de crédito com o auxílio da tecnologia, confira os pontos abaixo:

Agilidade e otimização dos processos

Ao contar com serviços tecnológicos, você pode ter a mais plena certeza de que os procedimentos realizados estarão prontos, de forma ágil e prática. Assim, todos os processos serão otimizados. Isso garante benefícios para sua empresa, mas também para o cliente, que não passará por longos períodos de espera, fazendo com que a relação entre ambas as partes se torne melhor e mais forte

Redução de falhas humanas

Realizar longos processos de análise de crédito de forma manual pode ser algo extremamente cansativo, tornando o trabalho muito mais suscetível a erros. Sendo assim, utilizar um sistema automático e digital é uma forma prática de reduzir erros que possam comprometer, severamente, o processo. 

Mais segurança

Atualmente, as plataformas existentes para a realização da análise de crédito de clientes possuem uma maior confiabilidade, fornecendo informações precisas e seguras para sua empresa.

Além disso, como citado no ponto acima, com elas, você pode ter a certeza de que as operações e informações obtidas estão corretas. Afinal, existem diversas bases de dados que podem ser cruzadas, a fim de alcançar seu objetivo.

Foco no que realmente importa

Ao utilizar um processo automático em sua empresa, você estará prezando por seus funcionários, que não irão se sobrecarregar com mais uma demanda. Com isso, eles podem se dedicar a outros processos que demandam atenção especial e só podem ser concluídos de forma mecânica. 

Conheça 4 ferramentas que ajudam a melhorar análise de crédito

Quem deseja ter formas automatizadas e mais seguras de realizar a análise de crédito em sua empresa pode contar com algumas plataformas que conferem todos os benefícios necessários para atrair seu interesse. Confira!

Social Score

O Social Score é uma criação ainda recente e plenamente implantada na China. Com ela, não apenas o score de crédito dos cidadãos são observados, mas todos os comportamentos que podem definir se ele é um bom ou mau pagador. Apesar de polêmico, o Social Score tem se mostrado extremamente eficiente, poupando diversas empresas de calote. 

Big Data

O Big Data pode ser entendido como um grande painel de dados, em que todas as informações de seus clientes estão disponíveis. Dessa forma, é possível realizar consultas detalhadas em diversas fontes de dados, a fim de entender o perfil de compra de cada um e analisar se é um bom negócio oferecer crédito a eles. 

Machine Learning

Essa plataforma possui comandos complexos, auxiliando na automatização da análise de dados. Tem como finalidade definir um score de pontos baseado nas informações previamente obtidas, ajudando empresas de todo o mundo a realizar a análise de crédito de seus clientes. Com ele, há a possibilidade de criar análises profundas, com alto grau de precisão.

Business Intelligence (BI)

Para quem deseja realizar a análise de crédito baseado em um grande volume de informações, o Business Intelligence é a ferramenta ideal. Ela pode coletar, processar e gerar estatísticas confiáveis e detalhadas, definindo se a concessão de crédito é indicada para aquele cliente específico. 

Você sabia que é possível melhorar a gestão de vendas do seu negócio?

Para ter melhores resultados em sua empresa, apostar no auxílio de serviços automatizados e tecnológicos é uma excelente opção! Eles podem tornar o trabalho muito mais simples, rápido e seguro, tornando o dia a dia menos cansativo, como você pode ver bem acima.

Além das opções que você viu, também é possível contar com plataformas digitais otimizadas, que oferecem diversos benefícios para seu negócio e clientes, por um custo baixo. Esse é o caso da WayUp

A WayUp é uma plataforma de alto padrão tecnológico, fornecendo serviços financeiros que auxiliam no gerenciamento e aumento de vendas para diversos nichos varejistas.  A empresa conta com um sistema automatizado exclusivo, que tornará o dia a dia de seu negócio muito mais simples, colaborando positivamente para a satisfação e fidelização de seus clientes!

Utiliza ferramentas de última geração, com tecnologia de ponta para validação de dados, processos operacionais automatizados, gestão especializada de risco, crédito e cobrança, captura de transações contactless por QR-CODE, relatórios e dashboards gerenciais.

Se você deseja transformar sua maneira de vender produtos e serviços, entre em contato agora mesmo com a WayUp e saiba mais informações.