Qual é a relação entre o Cadastro Positivo e o mercado de crédito?

Qual é a relação entre o Cadastro Positivo e o mercado de crédito?
Entenda o que é o Cadastro Positivo e seus benefícios para o mercado de crédito. Assim você, lojista, pode fidelizar seus clientes e aumentar as vendas!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ter o “nome limpo” sempre foi uma das coisas mais importantes quando se fala em reputação, pois não possuir o nome negativado nos sistemas de proteção ao crédito significa que a pessoa preza pelo cumprimento de seus compromissos financeiros

Até pouco tempo, os  Birôs de crédito resumiam-se a registrar aqueles que estavam negativados, ou seja, os que não cumpriam com os pagamentos de suas contas em dia. Essa é  uma forma de as empresas terem acesso às informações e se protegerem na hora de conceder crédito.

No entanto, esta concepção que focava mais na identificação dos “maus pagadores” acabava deixando de lado os “bons pagadores”. Assim, surgiu o Cadastro Positivo como uma forma de estimular que as pessoas mantenham uma boa relação de consumo, muito mais pela possibilidade de ganhar do que pelo medo de perder.

Essa iniciativa possibilitou, segundo o Banco Central do Brasil (BCB), que consumidores pagassem cerca de 10,4% a menos em juros de linhas de financiamento, em função de seu bom histórico de consumo e pagamento  por estarem no Cadastro Positivo. Dessa maneira, houve um aquecimento do mercado de crédito no Brasil.

Para entender melhor, vamos falar sobre o que é o Cadastro Positivo e qual sua relação com o mercado de crédito! 

O que é Cadastro Positivo?

Criado em 2011, instituído pela Lei 12.414/2011, o Cadastro Positivo é um banco de dados com informações sobre o comportamento de consumo de pessoas físicas e jurídicas. Ele reúne informações sobre os hábitos de consumo e a capacidade de pagamento de linhas de crédito, financiamentos, empréstimos, entre outros. 

O objetivo é facilitar a análise de crédito, fornecendo agilidade e segurança às empresas e melhores condições comerciais para os consumidores.

Até 2019, a adesão ao Cadastro Positivo era opcional; a partir de 2020, a inserção passou a ser automática, possibilitando que o consumidor solicite a retirada de seus dados em qualquer momento. 

Como o Cadastro Positivo funciona

O Cadastro Positivo pode ser visto como um “currículo financeiro”, onde estão todas as informações dos consumidores que têm como hábito pagar antecipadamente, ou em dia, suas faturas e empréstimos.

Por meio dessas informações, as empresas com as quais os consumidores pretendem se relacionar e solicitar crédito poderão fazer consultas para ter maior segurança sobre o retorno desses valores.

Os dados que constituem o Cadastro Positivo são informações pessoais (nome, CPF, data de nascimento e telefone), bem como registros sobre pagamentos dos valores de contas essenciais (luz, água, internet, telefone, entre outros) e empréstimos e financiamentos (crédito pessoal, financiamento de veículos, financiamento habitacional, entre outros). 

Vale ressaltar que somente empresas autorizadas pelo Banco Central têm acesso aos dados do Cadastro Positivo. Outro fator importante é que o Cadastro Positivo já está adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante maior privacidade aos consumidores.

A partir do Cadastro Positivo, cada consumidor tem um score – termo que pode ser traduzido do inglês como pontuação -, o qual fornece uma análise mais precisa sobre o comportamento financeiro. A escala vai de 0 a 1000, organizando-se nas seguintes faixas: 

de 0 a 300 pontos: maior risco de inadimplência;

entre 300 e 700 pontos: risco médio de inadimplência;

acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência. 

Com essa classificação, o mercado de crédito se torna mais sustentável e organizado, permitindo que pessoas com capacidade de pagamento possam realizar sonhos e planos. 

Quais são as vantagens do Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que traz vantagens para a empresa e também para o cliente a curto, médio e longo prazo. Assim, é possível criar um círculo financeiro virtuoso, impactando, inclusive, em uma educação financeira positiva para todos.

Para quem está no Cadastro Positivo, a análise passa a ser mais justa do que nos casos de negativação, já que se considera um histórico positivo de pagamento.

Redução da inadimplência

Para o lojista, o Cadastro Positivo auxilia na criação e no fortalecimento de uma relação com clientes que registram um bom desempenho nos seus compromissos de pagamento. Assim, aumenta-se a adimplência, o que resulta em mais lucro e crescimento para a empresa

Concessão de créditos mais baratos

Já falamos como a concessão de crédito aumenta as possibilidades de ganhos para o comerciante. Com o  Cadastro Positivo, é possível  não apenas conceder o acesso ao crédito, mas também melhorar as condições de taxas e prazos para pagamento, o que gera uma vantagem competitiva perante os concorrentes.

Melhor análise de consumidores 

O Cadastro Positivo traz uma nova forma de analisar a concessão de crédito : ele permite entender de maneira mais fidedigna como está a saúde financeira dos consumidores e, por isso, é mais capaz de fornecer análises sobre os próximos períodos. 

Isso permite que o lojista possa planejar suas estratégias de vendas de acordo com o parâmetro do histórico de seus (potenciais) clientes, olhando para o futuro. Por exemplo: um cliente que estava negativado e saldou seus compromissos financeiros passa a fazer parte do Cadastro Positivo, tornando-se uma nova oportunidade de venda para o comércio. 

Inclusão financeira

Ao considerar as informações sobre pagamentos essenciais, o Cadastro Positivo passa a ser uma ferramenta de inclusão financeira para consumidores que têm histórico de pouca utilização de crédito, mas que queiram começar a utilizá-lo.

O Cadastro Positivo traz inúmeros benefícios para o mercado de crédito: nós, da WayUp, estamos ao lado do lojista para que a sua empresa  possa, por meio do WayCard, fazer a análise e concessão de crédito para os seus clientes de forma segura. 

Assim, seu comércio pode potencializar as vendas, aumentando a receita de forma recorrente e garantindo melhores resultados. 

É a inovação que a sua loja precisa para aumentar a retenção de clientes de forma prática e organizada. Entre os benefícios do WayCard para o seu negócio, estão: análise de crédito rápida e eficaz, com uso de inteligência artificial e biometria facial; excelente custo-benefício; aumento do ticket médio; estímulo ao sentimento de lealdade; programa de fidelidade personalizável de acordo com as necessidades  da sua empresa.

Saiba mais sobre o WayCard e entre em contato com nossos especialistas!