6 vantagens do cartão de loja para pequenos varejistas

6 vantagens do cartão de loja para pequenos varejistas
A competitividade do mercado exige ainda mais do pequeno varejista. Por isso veja algumas facilidades trazidas pelo cartão de loja para o seu comércio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Qual é a importância do cartão de loja para o pequeno varejista? Você já pensou como trabalhar bem essa questão pode te ajudar no crescimento de seu comércio?

Quem tem um pequeno negócio enfrenta grandes desafios, pois é preciso concorrer com outros negócios de pequeno porte e, ao mesmo tempo, com as grandes lojas do mesmo segmento. 

Por isso, é essencial se destacar dos demais e construir uma boa base de clientes para que o pequeno varejista consiga sobreviver no mercado. Também é importante continuar atraindo novos consumidores para que o negócio cresça de modo saudável. 

Pensando nisso, uma ótima oportunidade é a implementação do cartão de loja. Mas, afinal, o que é isso? Quais são os benefícios que ele proporciona para os comércios menores? Confira as respostas neste artigo! Boa leitura!

O que é um cartão de loja?

O cartão de loja, também conhecido como private label, é um meio do próprio estabelecimento comercial oferecer crédito para os clientes efetuarem suas compras à prazo.

Ou seja, o private label  é um cartão de crédito, que não possui vínculo com nenhuma bandeira – para quem os varejistas precisam pagar um percentual sobre as vendas. É um modo do lojista garantir um relacionamento mais personalizado com os consumidores e ainda reduzir seus custos, sem o pagamento dessas comissões aos cartões de bandeira.

Isso acontece porque o cartão de loja permite que o cliente utilize os limites disponibilizados em sua empresa, já que é aceito apenas no próprio local. Assim, as pessoas criam o hábito de buscar a sua loja para a aquisição de produtos ou serviços.

Em geral, o cartão de loja proporciona ao comércio mais liberdade para definir as regras de concessão de crédito. Nesse sentido é possível:

  • estipular condições de pagamento de acordo com o interesse da loja;
  • elaborar planos de descontos em determinadas compras;
  • criar promoções em datas comemorativas;
  • iniciar um programa de fidelidade para compradores frequentes; 

Mas, será que o cartão de loja realmente é útil para o pequeno varejo? Confira a resposta no próximo tópico. 

6 vantagens do cartão de loja para o pequeno negócio

O uso do cartão de crédito de marca própria pode ser exatamente aquilo que o seu negócio precisa para continuar crescendo no mercado. Para comprovar isso, veja 6 benefícios que a implementação do private label traz para os lojistas. 

Aumento das vendas

A primeira vantagem que o cartão de loja proporciona ao estabelecimento é o aumento no número de vendas. 

Afinal, nem sempre a pessoa tem recurso disponível para comprar um item à vista. E o crédito traz a alternativa do parcelamento, o que é muito atraente e funciona como um estímulo para que o cliente faça compras de maior valor.

Além disso, o private label é específico para a sua marca, então, o consumidor vai procurar pela sua loja, caso deseje adquirir um produto. 

Como resultado disso, o empreendimento vai realizar um maior número de vendas por mês, o que vai significar aumento do faturamento

Decisão das condições de pagamento

Segundo a pesquisa do INDC (Índice Neurotech de Demanda por Crédito), a procura por crédito no primeiro semestre de 2021 apresentou um aumento de 67% para o varejo em comparação com o mesmo período de 2020. 

Esses dados mostram que as pessoas estão à procura de lojas que possibilitem o pagamento por meio do crédito. 

Portanto, é essencial que o comércio adote medidas que correspondam aos desejos e necessidades dos consumidores atuais com o objetivo de não perder clientes para a concorrência.

Sendo assim, o lojista que oferece o private label está atraindo esse público para o seu comércio e estimulando a compra, já que está criando condições para facilitar a compra e pagamento pelo cliente

Segurança contra inadimplência

Uma das grandes apreensões  de quem trabalha com vendas são os índices de inadimplência, pois este é um fator que atrapalha o fluxo de caixa.

Diminuir este motivo de apreensão é mais uma praticidade proporcionada pelo cartão de loja, pois ele utiliza modernas ferramentas de aprovação de crédito, com uso de tecnologia de ponta como inteligência artificial e reconhecimento facial, além de realizar a gestão de cobrança.

Além disso,  todos esses processos são automatizados pela administradora do cartão que otimiza o trabalho e os custos dos lojistas. 

Implementação de novos produtos financeiros

Com o cartão de loja, a empresa de varejo pode lucrar não apenas com as vendas, mas também com os valores de tarifas e taxas. Em geral, esses rendimentos costumam ser repassados para os bancos e financeiras. Mas,  no caso do cartão private label, o próprio empreendimento passa a receber essas esses valores. 

Vale ressaltar também que o lojista pode definir as taxas que deseja aplicar em seu cartao.

Melhor gestão do fluxo de caixa

O bom controle do fluxo de caixa, ou seja, o acompanhamento e análise das entradas e saídas dos recursos da empresa, é muito importante para garantir que a mesma esteja caminhando na direção certa e obtendo lucros reais. 

Nesse sentido, o cartão de loja é muito útil, pois dentre outras funções permite:

  • Acompanhar as transações realizadas;
  • Programar recebimentos;
  • Analisar o comportamento dos clientes;
  • Fazer uma boa gestão de cobrança. 

Fidelização de clientes

Por último, o cartão private label é uma excelente oportunidade de fidelizar os clientes de sua marca

Em primeiro lugar, isso acontece porque ele é exclusivo para o seu empreendimento. Desse modo, o consumidor vai sempre retornar ao comércio fornecedor do crédito quando for realizar novas compras.  

Além disso, o cartão de loja auxilia na criação de estratégias de marketing, por exemplo:

  • Programas de fidelidade
  • Ofertas especiais;
  • Ações de relacionamento.

Pensando em todos esses 6 benefícios, por que não considerar o uso de cartão private label em seu comércio varejista? A WayUp possui a solução certa para você!

WayCard Pro 

O WayCard Pro é um novo produto da WayUp que atende todas as necessidades do pequeno e médio varejo e possibilita a concessão de até 100 cartões por mês por um preço muito acessível. 

Entre os serviços que o WayCard proporciona, estão inclusos:

  • Análise de crédito com base em tecnologia;
  • Cartão Phygital: digital para todos, físico para quem necessitar
  • Aprovação de crédito na hora e liberação imediata para compra;
  • Definição de condições para pagamento
  • Programa de fidelidade
  • Gestão de Cobrança
  • E muitos outros!

O objetivo da WayUp é ajudar o lojista a se concentrar naquilo que é mais importante: o atendimento e a realização das vendas. 

Então, que tal conhecer o WayCard Pro e garantir todos os benefícios do cartão de loja para o seu negócio?