Cartão private label: o que é e como funciona

Cartão private label: o que é e como funciona
Quer oferecer mais benefícios e criar um melhor relacionamento com seus clientes? Veja no artigo como alcançar esses objetivos com o cartão private label!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há alguns anos, uma das opções mais acessíveis e populares de parcelamento era por meio da venda por carnê. Essa alternativa era especialmente escolhida por quem não tinha acesso aos cartões de crédito, o que a tornava uma boa forma de fidelização dos clientes. Agora, temos o cartão private label!

Entretanto, com a crescente disponibilidade de cartões de crédito, principalmente pelos bancos digitais, essa opção se tornou obsoleta. Segundo o Banco Central, o número de cartões de crédito no Brasil em 2019 chegou a 123 milhões de unidades, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

Nesse cenário, o uso dos cartões private label passou a ser visto como uma maneira eficiente de se diferenciar dos demais cartões, oferecendo mais benefícios a seus clientes e criando um melhor relacionamento com eles. Além disso, o private label funciona como uma fonte de receitas adicional para as empresas.

Pensando nisso, caso você queira entender melhor como esse serviço funciona e quais suas vantagens para consumidores e lojistas, confira nosso artigo!

Entenda o que é o cartão private label

Os cartões private label são comumente conhecidos como cartões de loja. Eles são uma boa opção para quem deseja realizar o parcelamento de compras de maneira rápida e muito mais prática do que com o método de carnê.

Eles possuem a função crédito com um limite pré-aprovado, que permite que o cliente parcele suas compras. Isso proporciona um maior controle financeiro por parte de seus consumidores, o que eleva consideravelmente sua satisfação!

Como o cartão private label funciona e por que usá-lo?

Como você já sabe, o cartão private label é semelhante a um cartão de crédito, porém, possui a diferença de ser disponibilizado por determinada loja. Em alguns casos, ele pode ser usado fora daquele estabelecimento comercial, mas sua principal função é oferecer benefícios para compras realizadas em uma loja específica.

Com ele, as compras se tornam mais práticas, oferecendo a opção de parcelamento dentro de um crédito pré-aprovado. Dessa maneira, é possível escolher quando iniciar o pagamento (geralmente, dentro de um prazo de 40 / 45 dias a contar da data da compra).

Mas mesmo os clientes que não possuem um crédito pré-aprovado podem se aproveitar do private label como um cartão fidelidade. Assim, eles se mantêm fidelizados à loja enquanto aguardam por uma migração ao serviço de crédito.

Para as empresas que desejam fornecê-lo a seus consumidores, o cartão pode ser disponibilizado totalmente personalizado com suas cores, marca e identidade próprias. Com ele, os varejistas possuem mais autonomia, criando um melhor relacionamento com seu público.

Vantagens do cartão private label para o consumidor

Mas qual garantia um empreendedor tem de que seus clientes vão se interessar por um cartão private label? Para entender melhor quais são as vantagens para o consumidor e, por consequência, motivá-lo a adquirir o cartão de sua loja, confira os pontos abaixo:

Controle financeiro

Um de seus benefícios é a possibilidade de adiar o pagamento de uma compra. Isso faz com que seu cliente possa se planejar em casos de imprevisto, evitando endividamentos. Ele também pode acompanhar as compras efetuadas e faturas pelo aplicativo ou portal do cliente.

Vantagens exclusivas

Como citado anteriormente, nos últimos anos houve uma expansão da disponibilidade de cartões pelo país. Em um cenário como esse, o cartão private label oferece ao lojista a oportunidade de se diferenciar dos cartões disponíveis no mercado, associando sua marca a vantagens exclusivas.

Programas de fidelidade, seguros e clubes de vantagens são alguns dos benefícios adicionais que o cartão de sua loja pode fornecer aos consumidores. Eles não só permitem que seu cliente economize (por meio de descontos exclusivos, por exemplo), como o coloca em posição de exclusividade

Novidades em primeira mão

Além dos descontos e programas de vantagens, outro fator capaz de fortalecer a exclusividade dos consumidores que optam por um cartão private label é a prioridade

As pessoas estão sempre interessadas em novidades, e qualquer marca que se preze busca surpreender seus consumidores e movimentar o interesse deles com novos produtos ou serviços. Seja qual for a novidade que você busca implementar em sua loja, os clientes com seu cartão podem ser os primeiros a experimentá-la

Benefícios do cartão private label para sua empresa

Caso você seja lojista e esteja em dúvida se deve ou não oferecer esse serviço, confira os benefícios do cartão private label para sua empresa:

Maior possibilidade de fidelização

Caso o seu cliente tenha demonstrado interesse em adquirir o cartão de sua loja, é possível que ele tenha se identificado com a marca e deseja ter um vínculo maior com ela. O cartão private label não apenas sinaliza esse interesse como também pode se tornar um canal de fidelização de consumidores, quando bem aproveitado pelo estabelecimento. 

Para isso, é necessário identificar as necessidades de seu cliente para entender como esse cartão pode atendê-lo da melhor forma.

Fortificação da marca

Lembre-se que os cartões private label são cartões próprios, ou seja, eles levarão a sua marca a qualquer lugar. Por isso, além de conectarem o nome de sua empresa à concessão de benefícios ao consumidor, eles também alavancam sua autoridade no mercado

Isso porque uma loja que oferece um cartão personalizado passa a impressão de compromisso e seriedade a seus clientes, aproximando-se da autoridade de grandes marcas e redes varejistas. É o fortalecimento da sua identidade no mercado e da conexão com seu público

Aumento do ticket médio de vendas

Se você oferece um meio de facilitar as compras por parte de seus clientes, as chances de ter um aumento em seu ticket médio de vendas são ainda maiores. Afinal, ter uma opção em que não envolva dinheiro de forma imediata é uma alternativa sempre bem vista entre os consumidores. Sendo assim, investir nela é garantir um maior lucro!

Gestão do cartão

Ao escolher o serviço de cartão private label ideal, você terá acesso a um sistema integrado e automatizado que permite que todas as transações sejam acompanhadas, de forma segura e prática

Com essa gestão do cartão por parte da empresa, qualquer lojista tem a autonomia de definir seus planos comerciais e de risco, por exemplo, obtendo também sua receita financeira. 

Ofereça mais benefícios em seu negócio!

Atualmente, uma das maneiras mais eficazes de fidelizar seus clientes é por meio do Customer Experience, uma tática desenvolvida pela área de Marketing, que prevê que todos os processos de compra sejam amparados por determinada empresa.

Entretanto, apesar de sua proeminência atual, o Customer Experience pode se aliar a outros métodos a fim de otimizar as relações com seus consumidores. Entre eles, sem dúvidas, está o benefício do cartão private label.

Também conhecido como “cartão de loja”, esse serviço faz com que haja um maior envolvimento entre ambas as partes, garantindo vantagens para comprador e prestador de serviço. Essa relação acaba se tornando mais frequente (o cliente compra mais vezes) e duradoura (ele também compra em maior quantidade) por meio da exclusividade e da fidelização de consumidores. 

Entre as opções mais utilizadas, a WayUp se destaca pelos inúmeros benefícios dos seus produtos, além de oferecer melhor custo para as empresas. Por meio do WayCard, o cartão exclusivo, é possível oferecer o cartão private label, além de diversos softwares que possibilitam a automatização da gestão de base de clientes e transações.

Conheça os benefícios do WayCard clicando aqui

Com o WayCard, o contato e relacionamento com os clientes  é otimizado, fazendo com que haja uma fidelização muito mais real e possível. Para adquirir um cartão private label, entre em contato agora mesmo com a WayUp e saiba como implantá-lo em seu negócio!