CINCO PASSOS PARA DIMINUIR PERDAS NO VAREJO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Prevenir perdas no varejo é uma necessidade constante. Investir neste segmento significa mais do que simplesmente reduzir perdas: com a estratégia correta e a linha de produtos adequada, é possível aumentar consideravelmente as vendas, propondo uma experiência de compra mais acessível ao cliente e mantendo, ao mesmo tempo, a exposição dos produtos com segurança para os lojistas. Além disto, em tempos de crise como estes últimos meses que assolam o país, reduzir as perdas é de extrema importância para controlar impactos no seu negócio por conta do cenário econômico. (Você sabia que 4,44% do lucro líquido das micro, pequenas e médias empresas é dissolvido em perdas por ano no Brasil?).
Pensando nisso, a Mauser Security listou cinco passos básicos para a diminuição de perdas. Confira: Passo 1: Encontre suas vulnerabilidades As perdas no varejo acontecem em diversos pontos dentro do seu negócio e, por isso, o monitoramento das suas vulnerabilidades é crucial para evitá-las. Grande parte das perdas dentro de uma empresa são ocasionadas pelos furtos – e não só os vindos de clientes: funcionários também podem ocasionar o problema: são os chamados furtos internos. Passo 2: Treine suas equipes No cenário de prevenção de perdas, uma equipe bem treinada vale ouro. Invista no acompanhamento e aperfeiçoamento de seus líderes para que eles estejam atentos a possíveis perdas, sabendo identificá-las e contê-las de modo constante e consistente. Passo 3: Use a tecnologia a seu favor Tecnologia é hoje a principal aliada do varejista na contenção de perdas e análise de resultados. Produtos específicos como Antenas e Etiquetas Antifurto, Cadeados Eletrônicos,Contadores de Fluxo e Circuitos Fechados de TV, entre outros, são fundamentais para qualquer tipo de negócio – desde os menores até os grandes varejistas. Passo 4: Deixe seu consumidor experimentar – mas com proteção Recursos como Cadeados Eletrônicos deixam seu consumidor à vontade para tocar e conhecer seus produtos, ao mesmo tempo que garantem a proteção necessária para que sua equipe de vendas foque em resultados em vez de focar em vigilância, por exemplo. A experimentação e o autosserviço são dois pilares importantíssimos no momento da venda: para se ter uma ideia, quando se retira um produto do confinamento e o coloca na mão do cliente, as vendas podem aumentar em até 30%!
Passo 5: Priorize o tema e invista em processos e rotinas A prevenção de perdas precisa ser uma temática constante dentro de seu negócio. Ela tem de aparecer frequentemente em reuniões e treinamentos e ser considerada uma responsabilidade de todos que fazem parte da cadeia de abastecimento e vendas. Invista em processo e rotinas para detectar precocemente problemas de gestão de estoques e inventários e utilize dispositivos adequados para cada segmento.

Fonte: Mauser