Como aumentar as vendas de uma loja: 6 dicas imperdíveis

Como aumentar as vendas de uma loja: 6 dicas imperdíveis
Quer dar um passo além no seu negócio e saber como aumentar as vendas de uma loja? Confira 6 dicas incríveis que podem alavancar seus rendimentos!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em tempos de crise, diversos lojistas têm se deparado com momentos difíceis em seus negócios. Esse movimento é completamente normal e esperado em situações como a que estamos vivendo, porém, deve ser contornado com uma boa administração e excelente oferta de produtos e prestação de  serviços.

Por isso, caso você deseje saber como aumentar as vendas de uma loja e driblar a crise, confira 6 dicas imperdíveis que preparamos em nosso artigo. Veja!

6 dicas essenciais para aumentar as vendas

Confira as dicas que preparamos para você que quer saber como aumentar as vendas de uma loja e obter mais lucro!

Um bom relacionamento interpessoal

Criar um ambiente confortável e gostoso de trabalhar é essencial para ter uma equipe sempre motivada e que compreenda a importância do trabalho realizado. Por isso, o lojista/empresário deve priorizar um bom relacionamento interpessoal com seus funcionários e incentivar que também haja esse tipo de relação entre eles. Isso tornará o ambiente de trabalho muito melhor, mais descontraído e com menos formalidades no momento do atendimento ao cliente. 

Conhecer os seus produtos

Quando conhecemos bem o que estamos vendendo, a tendência é sempre vender mais e melhor. Porque dominar e entender bem um produto ou serviço nos dá segurança para vendê-lo com maior autoridade. E, muitas vezes, é isso que você precisa para mudar o jogo a seu favor, mostrando qual é o seu lugar e espaço no mercado.

Apresentação visual

Prender a atenção de seus clientes começa com o que eles vêem. Por isso, planejar uma apresentação visual bem feita, que tenha relação com o posicionamento e perfil da sua marca, é essencial! Lembre-se que ter uma identidade visual marcante e bem pensada pode fazer com que sua marca seja um sucesso, apenas com o “básico”. Nesse caso, manter a consistência  e organização de seu espaço é primordial!

Ambiente agradável

Seja em ambiente virtual ou físico, é necessário criar um espaço amigável e confortável para seus clientes. Por isso, ainda em referência ao  ponto anterior, você deve pensar em formas de agradar seu cliente e, principalmente, fazê-lo se sentir bem o suficiente para ficar mais. Dessa forma, você terá tempo necessário para mostrar suas qualidades e seu diferencial.

Ter uma boa variedade de produtos

Quanto mais produtos você oferecer, mais chances terá de agradar seus clientes. Dessa forma, após entender as necessidades e anseios de seus consumidores, planeje seu rol de serviços e produtos a fim de atender ao maior número possível de clientes. Porém, não se perca tentando agradar a todos. O melhor é oferecer o básico bem feito, em vez de muitas coisas de forma desorganizada.

Pós-venda

Se você deseja realizar uma venda, preocupe-se apenas com ela. Mas, se você deseja fidelizar seu cliente e vender sempre, preocupe-se com seu consumidor  após a compra. Esse movimento é muito importante para quem deseja ter uma relação de maior proximidade com seu cliente, tornando-se referência em seu nicho de atuação. Sendo assim, invista em e-mails, contato via WhatsApp ou descontos para seus clientes. Isso fará com que o pós-venda seja mais prazeroso e atrativo, tornando a experiência muito melhor.

Dica: Relacionamento com o cliente: aprenda o que NÃO fazer

O que não fazer para aumentar as vendas

Agora, veja o que você não deve fazer como forma de aumentar as vendas em sua empresa:

Mentir sobre algum produto

Em momentos de desespero e insegurança, é comum cogitar a mentira como forma de se destacar em meio a tantas empresas. Porém, essa ação tende a descredibilizar o seu negócio e impedir que os clientes se fidelizem à sua marca. Isso ocorre porque, “mentira tem perna curta”, não é mesmo? Então, as inverdades que você disser sobre seu serviço ou produto, poderão ser refutadas por seus clientes, tornando a fama e a experiência na loja ruim e frustrante. 

Não conhecer o produto vendido

Como você já percebeu, é necessário conhecer profundamente o que você está vendendo para que possa vender com mais autoridade, passando mais confiança ao seu consumidor. Esse consumidor, muitas vezes, estará confuso e, por isso, ter uma marca que se posicione de maneira firme e segura faz toda a diferença no processo de como aumentar as vendas de uma loja

Não tratar o cliente de forma personalizada

Atualmente, com as facilidades e pluralidade das marcas e lojas disponíveis em ambientes físicos e digitais, você deve se preocupar em demonstrar um diferencial. Pensando nisso, criar formas de tratar o cliente de maneira personalizada fará com que ele se interesse mais pela sua marca, entendendo que, ali, ele é especial. Isso vai tornar a relação entre cliente e empresa mais íntima e melhor!

Não conhecer o cliente

Um dos maiores erros entre os lojistas é a falta de pesquisa sobre o perfil do cliente. Sem isso, você precisará dar diversos tiros no escuro até conseguir acertar as necessidades e anseios do seu público. Por isso, realize pesquisas e tenha um banco de dados sempre atualizado. Dessa forma, você poderá entender quais são as necessidades do seu consumidor final e, assim, organizar maneiras de tornar a sua marca uma solução para eles. 

Dê o primeiro passo no processo de como aumentar as vendas de uma loja

Se você é lojista e deseja iniciar o processo para aumentar as vendas do seu negócio, conte com a WayUp! A WayUp é uma empresa que pode ajudar na conquista e melhoria do relacionamento entre marca e consumidor, uma vez que disponibiliza diversos serviços para que isso aconteça.

Entre as facilidades da WayUp, estão os cartões WayCard, um exclusivo cartão private label, excelente para quem deseja fidelizar e recompensar seus clientes. E, para o empreendedor, a WayUp oferece um sistema de gestão de crédito  para quem deseja ter mais controle sob a administração de seu próprio negócio.

Para ter acesso às informações sobre os serviços, entre em contato agora mesmo e usufrua de todos os benefícios!