Como fidelizar clientes com o uso do cartão de crédito?

Como fidelizar clientes com o uso do cartão de crédito?
O mercado tem se tornado mais competitivo a cada dia e, com tantas opções, os consumidores também estão mais exigentes. Para obter sucesso nas vendas de forma perene, é preciso saber como fidelizar clientes. Confira as dicas da WayUp!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a alta concorrência do mercado e consumidores cada vez mais exigentes, transformar os clientes em seguidores tornou-se quase uma tarefa obrigatória entre as empresas.

Os hábitos de consumo mudaram e as pessoas estão em busca de boas experiências antes, durante e depois da compra, fazendo com que elas tenham vontade de consumir outros produtos da marca.

Estudos afirmam que conquistar um novo cliente custa, em média, de 5 a 7 vezes mais caro que fidelizar um consumidor atual. Ou seja, quanto mais o cliente é inspirado e atingido pela sua marca de uma maneira positiva, maiores são as chances dele permanecer cliente.

Não adianta buscar novas pessoas para comprar, se não existem possibilidades de fidelizar o cliente. Ficou curioso? Vamos te ajudar a colocar em prática.

Afinal, o que é fidelizar clientes?

São boas práticas, dentro da sua empresa, que valorizam o consumidor. 

Fidelizar é  quando o  cliente que fez uma compra na sua loja passa a voltar mais vezes, o que significa que ele está no caminho da fidelização. Melhor ainda, quando ele passa a divulgar a sua marca, seja nas redes, para familiares ou amigos.

Essa necessidade de encontrar formas de como fidelizar clientes nasceu com a grande concorrência, que cresceu com a ajuda da internet. Assim, é preciso se destacar de alguma maneira, trazer algum diferencial que vai além do simples ato de comprar.

Mas, antes de explicar como colocar isso em prática, nós vamos te mostrar os motivos de investir em fidelização. É só continuar lendo!

Por que fidelizar clientes?

Ter métodos de como fidelizar clientes só traz benefícios para a empresa. Entre os principais que podemos destacar é o aumento do ticket médio, pois um cliente fidelizado volta a comprar de você e as chances de que ele gaste um valor maior são grandes.

Também é possível fazer campanhas de marketing com um propósito definido e voltado para um grupo específico. Além, claro, da famosa propaganda boca a boca que o consumidor fiel faz.

Entre tantas vantagens, destacamos três pontos que são fundamentais para a sua marca crescer de maneira saudável e se destacar no mercado.

Redução de custos e desperdícios

Quando você trabalha com a fidelização do seu público, fica fácil direcionar as suas estratégias de marketing, otimizar o tempo das equipes e evitar investimentos com prejuízo. Conhecer o seu cliente significa acertar nas campanhas, nas promoções e, até mesmo, na forma com que ele será atendido.

Por exemplo, se você trabalha com lançamento de produtos e conhece os hábitos de compra dos seus clientes, as chances de investir em um item que o seu público goste é grande. Assim, é melhor do que se arriscar sem informações confiáveis sobre o consumidor final.

Campanhas mais assertivas

Não é uma boa experiência ficar frustrado por colocar dinheiro em uma campanha de marketing que não gerou conversões. Pior ainda, quando isso resulta em prejuízo e estoque acumulado.

Para que elas sejam mais assertivas, saber como fidelizar o cliente é fundamental. Quando você o conhece, sabe seus gostos e o que ele busca na marca. Lembre-se, investir dinheiro em propaganda direcionada gera ótimos retornos.

Afinal, é melhor impactar alguém que talvez se interesse por clicar no seu anúncio pela primeira vez ou aquela pessoa que teve uma ótima experiência com a sua loja e só está esperando uma oportunidade para comprar de novo?

Novos clientes

Outro benefício de fidelizar clientes é, justamente, atrair novos compradores. A conta é simples, quanto mais satisfeito o consumidor estiver, maior a possibilidade dele influenciar outras pessoas a conhecerem sua marca.

Já que os hábitos de consumo estão sempre mudando, atualmente, as chances de comprar em uma loja confiável é bem maior do que uma desconhecida.

Confira as principais dicas para fidelizar clientes

Agora que você já entendeu a importância da prática, chegou a hora de saber como fidelizar clientes para sua empresa. Já adiantamos que não é uma missão impossível, mas algumas mudanças podem ser necessárias para potencializar as suas estratégias. Confira!

Conheça seus clientes

Conhecer quem compra de você é adquirir material para saber como fidelizar clientes. Os consumidores só são fidelizados quando eles são conhecidos, pois, assim, é possível criar uma abordagem efetiva.

Com essa estratégia você sai ganhando ao investir em produtos e campanhas, visto que consegue fazer um atendimento personalizado e aquecer a audiência para futuros lançamentos.

E, por saber o quão importante é conhecer os clientes, o WayCard oferece acesso facilitado ao perfil do consumidor da sua loja, além de possibilitar vantagens no pagamento.

Conhecendo esses hábitos de consumo, fica prático aplicar tudo o que foi ensinado até aqui.

Invista no atendimento

O atendimento é o contato direto do seu cliente com a loja, então, é preciso que ele seja feito da maneira certa. Ser empático, ter um bom conhecimento dos produtos ou serviços disponibilizados e se colocar à disposição são atitudes simples que já encantam o consumidor.

Mas, mesmo que a sua loja seja física, é importante prestar esse mesmo atendimento nas plataformas digitais porque muitas pessoas buscam sanar dúvidas antes mesmo de sair de casa.

Padrão de atendimento

E, quando falamos em atendimento, não podemos deixar de citar o padrão que deve existir nele em todos os níveis de serviço. Afinal, não adianta treinar os colaboradores para serem bons atendentes se a gerência trata o cliente de maneira diferente, certo?

O cliente precisa ser visto como uma pessoa e não um número!

Tenha produtos de qualidade

Ter bons produtos é uma das principais estratégias de como fidelizar clientes. Aliás, quando ele tem qualidade e eficiência, até mesmo o preço deixa de ser um obstáculo.

Mas, vale lembrar que é importante oferecer produtos de qualidade de verdade, porque propaganda enganosa pode tornar o cliente um detrator da sua marca e ninguém quer ver isso acontecer.

Ofereça o que seu cliente espera

Não existe nada melhor do que atender as expectativas do seu cliente. Toda a qualidade do serviço deve estar alinhada através da jornada do cliente. Seja no primeiro contato, no atendimento, na compra ou no pós-venda. 

Mas, melhor do que atender uma expectativa, é superá-la. Então, que tal surpreender oferecendo um cartão de crédito digital  da sua própria loja? Esse é mais um serviço que nós oferecemos para ajudar no processo de fidelização.

O WayCard Crédito e Fidelidade é uma forma de facilitar a compra do cliente, oferecendo vantagens, programas de fidelidade e até parcelamentos especiais. Através de um processo simples e automatizado você oferece crédito de forma rápida, segura e sem burocracias. Com ele você também concede um limite de crédito  exclusivo para compras em sua loja, sem comprometer o limite dos demais cartões.

Crie um relação depois da venda

Se você quer mesmo saber como fidelizar clientes, essa é uma das melhores dicas. A relação entre loja e consumidor após a compra é muito importante.  Procure estar próximo do seu cliente  no pós-venda para que a marca faça parte da vida dos clientes. 

Vale mandar mensagens personalizadas nos aniversários, criar uma lista de e-mail com ofertas exclusivas para quem já é cliente ou, até mesmo, uma newsletter com dicas e curiosidades. Mas, lembre-se, ele deve consentir com o recebimento, ok?

Agora que mostramos como fidelizar clientes, chegou a hora de colocar o aprendizado em prática. Quer um serviço que ofereça vantagens para o seu negócio? Conheça os principais produtos da WayUp através do nosso site.