DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS DO SEU NEGÓCIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você quer aumentar as vendas em seu negócio, alguns caminhos poderão facilitar a sua vida. Mas antes de tomar qualquer um deles incentivo você a não agir por impulso. Não se precipite. Entenda sua empresa e busque eventuais dificuldade que poderão atrapalhar este seu objetivo antes de pressionar seus vendedores pelos resultados.

Pedras no seu caminho poderão estar em várias áreas de sua empresa: má gestão dos recursos, logística, preços inadequados, remuneração da equipe, competência da equipe, marketing entre outras razões. Basta uma para atrapalhar seus planos. Identifique estas dificuldades e trabalhe para elimina-las rapidamente.

Uma das causas mais frequentes para um desempenho indesejado em suas vendas é o hábito nada saudável de apostar em todos os jogos. Defina o jogo onde é melhor e aposte nele. Se o seu diferencial é qualidade, entenda os seus nichos de mercado, como agradá-los e dê foco seja nos investimentos em produto, iniciativas de marketing ou ações de vendas. Menos volume e mais personalização com forças de vendas especializadas.

Se o que o diferencia é preço e quantidade. O foco é outro. Menos força de venda e mais cobertura, distribuição e volume. São negócios diferentes, cuidado para não misturá-los.

Estabeleça o quanto quer crescer e quais as suas metas. Sem metas claras e factíveis você dificilmente chegará onde pretende. Defina seus objetivos e planeje sua organização para atingi-los. O planejamento é o motor da realização. Ao executar o que foi planejado, caminha-se para atingir as metas desejadas. Como um barco ao sabor dos ventos, uma empresa sem planejamento pode chegar a qualquer lugar. Quase sempre bem longe de onde gostaria de estar.

A capacitação profissional é essencial. Por capacitação entende-se não somente treinamento, mas também métodos e sistemas que possam apoiar a força de vendas. O investimento em capacitação e ferramentas tem retorno imediato em aumento de vendas. Ao contrário do que você já pode ter escutado de outros empresários ou empreendedores, capacitar e instrumentalizar não é custo, é investimento.

Uma das estratégias para o aumento de vendas é ampliar o seu mercado. Fugir da zona de conforto de trabalhar somente com os seus clientes conhecidos e prospectar novas possiblidades. Com certeza, ações neste sentido poderão levá-lo a outro patamar de receita.

Sair da zona de conforto, contudo, significa se preparar para engajar e atender clientes que você não está habituado. Talvez com novos produtos ou serviços. Talvez com iniciativas de marketing diferentes. Esteja preparado para investir.

Não confunda aumentar vendas com ofertas e promoções. Parece simples e óbvia a ideia de atrair mais clientes com a redução de preços, pacotes promocionais ou outros artifícios frequentemente usados com estes objetivos. Pode ser uma boa tática para melhorar o fluxo de caixa ou eliminar estoques excedentes, nunca uma estratégia de crescimento.

Estratégias de crescimento são práticas de gestão, incorporadas à cultura da empresa, e não ações pontuais.

Fonte: Exame