Saiba o que é preciso para fazer uma boa gestão de cobrança

Saiba o que é preciso para fazer uma boa gestão de cobrança
Com uma gestão de cobrança eficiente você diminui os índices de inadimplência e se aproxima dos seus clientes. Saiba mais!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como funciona a gestão de cobrança na sua empresa? Essa é uma atividade essencial para garantir o bom funcionamento do negócio. 

No entanto, para o lojista, existem inúmeras tarefas primordiais que devem ser executadas diariamente, como, a atração e atendimento de clientes e a realização de vendas.

Por isso, para não perder o foco do que é mais importante, pode ser útil contar com serviços específicos para realizar as cobranças, já que essa não é uma atividade tão simples e pode consumir muito tempo. 

Mas, afinal, o que é gestão de cobrança e por que é importante? Descubra as respostas neste artigo!

O que é a gestão de cobrança? 

A gestão de cobrança refere-se ao uso de estratégias para administrar o processo de quitação de dívidas para clientes que possuem faturas em aberto. 

A  partir do momento em que um cliente realiza a compra, se inicia o desenvolvimento da cobrança, podendo ser classificada em 3 tipos: 

  • Avulsa: o pagamento é efetuado apenas uma única vez, esse é o caso dos pagamentos à vista;
  • Parcela: o valor total será pago de forma dividida, por exemplo, por meio de carnês ou compras parceladas no cartão de crédito;
  • Recorrente: é quando a cobrança ocorre de modo contínuo durante um determinado período, geralmente, trata-se de produtos ou serviços que envolvem assinaturas. 

Além disso, também existem 3 formas de cobrança, que são:

  • Preventiva: é uma tentativa de prevenir a falta de pagamento. Por isso, antes da data de vencimento, a empresa entra em contato com cliente para lembrar da fatura em aberto; 
  • Extrajudicial: nessa situação, o pagamento já está em atraso, então, utilizam-se os meios de comunicação para cobrar a dívida e ofertar propostas de negociação para quitar o saldo devedor;
  • Judicial: é o uso dos meios legais para garantir o pagamento do valor devido. 

Mas, por que a gestão de cobrança é tão importante para o seu negócio? Confira no próximo tópico!

Por que uma boa gestão de cobrança é importante? 

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), o Brasil fechou o primeiro semestre do ano de 2021 com 69,7% de famílias endividadas e com aumento de 10,8% no número de inadimplentes. 

Sendo assim, não há como negar que elaborar estratégias de cobranças é muito importante para assegurar o sucesso do negócio, já que existe o risco de um consumidor se tornar inadimplente.

Veja quais são os benefícios que a gestão de cobrança eficiente proporciona para o seu empreendimento. 

Manter o fluxo de caixa em bom funcionamento 

O controle financeiro dos valores de entrada e saída é importante para garantir a boa saúde do negócio.

No entanto, o recebimento em dinheiro pode demorar a aparecer no caixa quando há muitos clientes devedores ou com atrasos no pagamento, o que pode comprometer a utilização dos recursos financeiros para conseguir sustentar a empresa. 

Porém, a gestão de cobrança diminui o número de endividados e, consequentemente, contribui para a manutenção do fluxo de caixa adequado

Fazer projeções financeiras mais fiéis à realidade 

A projeção financeira é uma tentativa de prever quais serão os resultados para o empreendimento durante um determinado período. A ideia é auxiliar na tomada de decisões, evitando o endividamento da própria empresa e buscando oportunidades de crescimento. 

Com a gestão de cobrança, o empresário consegue ter uma visão mais realista sobre o diagnóstico financeiro e traçar uma projeção mais exata, já que é possível compreender mais claramente qual o padrão de pagamento dos clientes. 

Manutenção do relacionamento saudável com o cliente 

É verdade que é muito importante que os clientes honrem as dívidas que assumiram com a empresa, afinal, o negócio depende de dinheiro para sobreviver. 

Entretanto, também é indispensável saber como fazer a cobrança de forma apropriada, para evitar problemas no relacionamento com os clientes.  

Nesse sentido, a gestão de cobrança possibilita que os valores sejam cobrados, sem gerar constrangimento ao consumidor, e buscando preservar a boa imagem da organização. 

Mas o que exatamente está envolvido no processo de cobrança? Veja no tópico seguinte. 

Quais são as etapas na gestão de cobrança?

Os métodos de cobrança podem variar, mas, em geral, podem se dividir basicamente em 3 etapas.

Cobrança antes do vencimento

A primeira etapa é usar a cobrança preventiva para evitar que o cliente se torne inadimplente. Nesse sentido, é possível entrar em contato de forma amigável para avisar que a data de vencimento está próxima.

Além disso, é uma chance de manter a porta aberta para o consumidor comunicar antecipadamente algum problema com a fatura, como, erros de digitação ou valor errado. 

Automação de lembretes

Às vezes com a correria do dia a dia, um cliente pode deixar de efetuar o pagamento apenas por esquecimento e distração. 

Por isso, pode ser útil configurar lembretes automáticos, por exemplo, e-mails ou mensagens de textos no celular para lembrar sobre o vencimento da compra. 

Cobrança após o vencimento

Por último, após 15 dias de atraso do pagamento, o indicado é tentar entender o motivo pelo qual o cliente não cumpriu o acordo e oferecer formas de negociação da dívida.  

Nesse momento, também é válido ressaltar os valores de juros e multas existentes. 

O que é uma régua de cobrança?

É uma estratégia que estabelece regras sobre como vai funcionar o sistema de cobranças na empresa. Ela deve conter: 

  • Momento de cobrança: o acompanhamento da cobrança em cada estágio, desde a criação do débito até após o vencimento;
  • Canais: definir quais vão ser os meios utilizados para a comunicação com o cliente, por exemplo, e-mail, ligação, SMS, entre outros;
  • Abordagem: definir qual será o tom principal durante o contato de cada etapa da cobrança.

Conclusão 

A gestão de cobrança não é uma tarefa fácil, principalmente com o grande número de clientes que optam por compras com uso de cartão de crédito. Assim, é preciso utilizar os métodos corretos de cobrança para não gerar prejuízos para a loja e seus clientes. 

Por outro lado, fazer cobranças pode ser um processo muito trabalhoso e que demanda muito tempo, por isso, uma boa solução é delegar essa tarefa para especialistas. 
Pensando nisso, que tal contar com o auxílio da WayUp? Aqui nós oferecemos ao lojista, total apoio na gestão de seus produtos financeiros, desde a concessão de crédito até a cobrança, com processos automatizados e uso de tecnologia!