Fidelização de clientes: 4 dicas sobre o que fazer

Fidelização de clientes: 4 dicas sobre o que fazer
Sua marca é atrativa o suficiente para manter seus consumidores engajados? Confira o artigo e saiba o que fazer para realizar a fidelização de clientes!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando pensamos na saúde de nosso negócio, provavelmente ligamos essa ação à atração e aquisição de novos compradores, certo? Porém, você sabia que a fidelização de clientes pode ser um método melhor e mais rentável para a sua empresa?

A fidelização de clientes torna o relacionamento entre empresa e consumidor muito mais forte, fazendo com que novas pessoas se interessem pela marca a partir da boa experiência de antigos clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, voltada para o Dia do Consumidor de 2020, os números apontaram que:

  • 51,2% dos consumidores não se importam em pagar mais caro por um serviço, desde que haja um bom atendimento e relacionamento por parte da empresa; 
  • 75.8% dos consumidores pesquisa sobre o produto/marca antes de comprar um produto ou solicitar um serviço.

Dessa forma, podemos entender o quanto é importante que haja um bom relacionamento visando não apenas a fidelização de clientes, mas a atração e conquista de novos. Essa relação com o público deve ser pensada desde a elaboração da imagem da marca, por exemplo, que ajuda a transmitir seus valores e sua identidade ao consumidor.

Portanto, se você deseja ter mais informações sobre o que é a fidelização de clientes e como consegui-la, continue a leitura do artigo e saiba mais!

O que é fidelização de clientes?

É um processo que visa criar e fortalecer o relacionamento entre empresa e consumidores. Seu objetivo é que esta empresa se torne uma referência, sendo procurada pelo cliente sempre que haja a necessidade do produto ou serviço que ela oferece.

A fidelização de clientes está estreitamente ligada à satisfação, porém, elas não significam a mesma coisa. Quando falamos sobre fidelização, queremos dizer sobre ultrapassar as expectativas de satisfação de um determinado cliente, a ponto de que ele enxergue a marca como uma referência

Para que isso aconteça, existem alguns passos a serem seguidos. Veja logo abaixo 4 dicas para realizar a fidelização de clientes com sucesso em sua empresa!

4 Dicas para fazer a fidelização de clientes

Para conquistar clientes e criar um relacionamento positivo e duradouro com eles, é necessário satisfazer suas necessidades e expectativas, além de oferecer diferenciais que realmente o tornem fiel à marca. Abaixo, você irá descobrir 4 dicas para alcançar esse objetivo. Veja:

  • Forneça o melhor atendimento

Oferecer um bom serviço ou produto é o primeiro passo para criar a fidelização de seus clientes, porém, isso não é o bastante. Para fortalecer esse vínculo e oferecer uma experiência positiva para seus consumidores, focar no atendimento é essencial.

Dessa forma, é extremamente necessário investir em técnicas diferenciadas de atendimento, a fim de que o relacionamento seja marcado por uma excelente experiência em caso de dúvidas, problemas, vendas e no retorno desse cliente até sua marca. 

Para isso, existem formas automatizadas de resposta e solução de problemas, porém, a forma mais eficaz continua sendo o treinamento especializado de equipe. Isso fará com que haja uma perspectiva extremamente positiva em relação à sua empresa, conquistando a confiança e fidelização dos clientes

  • Personalize a comunicação

Hoje, por meio das redes sociais e demais canais de atendimento, é possível entrar em contato diretamente com seus clientes de forma humanizada e personalizada. Isso agrega muitos pontos na hora de realizar a comunicação com seus consumidores, pois os torna, de certa forma, especiais.

Para definir o tempo da comunicação utilizada, é necessário que haja cordialidade, foco na resolução de problemas e atendimento às necessidades básicas do cliente. Além disso, é importante definir a linguagem e persona de sua marca, para que haja padronização na comunicação nos mais diversos canais que a marca possui. 

  • Crie um programa de fidelidade, podendo escolher a WayUp para desenvolvê-lo;

Os programas de fidelidade são uma ótima opção para quem deseja ter clientes sempre por perto, podendo ir além. Com uma boa estratégia, é possível não apenas fidelizar seus clientes antigos, mas conseguir novos por meio de boas recompensas.

Para isso, você pode contar com programas de fidelidade como o da WayUp. Sem dúvida, uma ótima opção para quem deseja oferecer mais vantagens para seus antigos e futuros clientes, mantendo um bom relacionamento e aumentando suas vendas por um baixo investimento. 

Você pode conhecer as opções de serviços disponibilizados pela WayUp clicando aqui. 

  • Monitore sempre os resultados (pós venda, feedbacks)

Durante todo o trajeto de uma empresa, independentemente de sua área de atuação, produto ou serviço prestado, é extremamente importante ter todas as movimentações monitoradas. Isso contribui positivamente para o crescimento da empresa, uma vez que é possível analisar onde estão os erros e acertos por parte da equipe.

E, principalmente no caso da satisfação e fidelização dos clientes, isso não é diferente. É necessário sempre ouvir seus consumidores e monitorar os resultados para oferecer soluções cada vez mais efetivas para os problemas enfrentados por cada um deles.

Para que isso aconteça, é necessário ter uma equipe capacitada e alinhada com o posicionamento e diretrizes da empresa, a fim de conseguir os resultados esperados a curto, médio e longo prazo.

Conquiste uma relação de confiança com seus consumidores

Apesar da extrema preocupação em conquistar novos clientes, o que é totalmente compreensível e importante, é necessário entender, também, a importância do trabalho pós-venda. Isso retornará em ótimos resultados, quando pensamos na fidelização de clientes.

Durante essa etapa, é possível manter o número de vendas com os antigos consumidores e esperar que estes clientes realizem o trabalho de divulgar sua marca. Porém, para que isso de fato aconteça, é necessário oferecer ótimos serviços, além de um atendimento e relacionamento impecáveis.

Para tornar isso realidade, você pode contar com a WayUp, uma empresa que presta serviços que auxiliam e concedem uma melhor experiência antes, durante e depois da compra de seus clientes. 

Com ela, você pode implantar o serviço de programa de fidelidade, cartão de loja (cartão private label) e um sistema exclusivo que beneficia sua empresa nas mais diversas operações de gerenciamento

Para conhecer mais sobre os diferenciais e serviços oferecidos pela WayUp, entre em contato agora mesmo e confira todas as nossas funcionalidades.