Como gerir melhor o fluxo de caixa através do cartão private label

Como gerir melhor o fluxo de caixa através do cartão private label
Saiba mais sobre o fluxo de caixa, boas práticas de gestão e como nós, da WayUp, podemos auxiliar você, lojista, a ter mais vantagens através das nossas soluções.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem tem uma empresa sabe que mantê-la funcionando requer muito trabalho e compromisso. 

Muitas vezes é preciso que o gestor faça um verdadeiro malabarismo envolvendo o fluxo de caixa para que sejam garantidas as operações e, quando possível, realização de investimentos a fim de melhorar os seus resultados. Um  verdadeiro desafio.

Durante a pandemia, mais de 90 mil pequenas empresas foram oficialmente abertas no Brasil. E essas pequenas empresas, quando bem geridas, podem gerar excelentes resultados.

Por isso, conhecer formas de fazer a gestão do fluxo de caixa, utilizando, por exemplo, um cartão private label, torna-se necessário para garantir, de fato, o sucesso da empresa. 

Para isso, neste conteúdo, você vai saber mais sobre o que é o fluxo de caixa, boas práticas de gestão e algumas maneiras de como a WayUp pode auxiliar você, lojista, a ter mais vantagens através das nossas soluções. 

O que é fluxo de caixa?

Um dos maiores erros do empreendedor é não ter um conhecimento mais aprofundado sobre o que é o fluxo de caixa. Não basta somente entender a entrada de valores no caixa: é preciso entender todo processo, onde cada despesa deve ser alocada e como ela influencia diretamente na saúde financeira da empresa.

Para ficar mais claro, o fluxo de caixa nada mais é do que as entradas de caixa ao lojista (vendas feitas em dinheiro, no débito, no crédito, ou no cartão próprio (Private Label) versus as saídas de caixa do lojista (pagamento de funcionários, impostos, fornecedores, aluguéis etc). A operação terá caixa positivo se houver mais entradas que saídas. Se houver menos entradas que saídas, o lojista recorre a empréstimo bancário, recursos próprios etc. 

Entender essa “entrada” e “saída” de valores é que faz o fluxo de caixa ser indispensável, porque, a partir dele, há uma visão estratégica das finanças do negócio. 

No entanto, para que ele seja, de fato, efetivo, é preciso ter uma visão mais ampla pois os picos de recebimento por si só não representam “tranquilidade” no fluxo de caixa. Não se pode perder de vista as despesas nos próximos períodos. 

Por isso, é recomendado que o lojista não se deixe levar pela sazonalidade: manter uma receita recorrente torna-se fundamental. Um dos meios de fazer essa receita girar é a concessão de crédito via cartão private label.

Boas práticas na gestão do fluxo de caixa

Ao compreender o que é o fluxo de caixa, torna-se muito mais fácil identificar boas práticas para geri-lo de maneira eficiente e, principalmente, rentável

Na sequência, você encontra 5 boas práticas que nós selecionamos para compartilhar com você! 

Atualize frequentemente as informações

Quanto mais dados você tem, mais fácil fica de encontrar possíveis problemas no seu controle financeiro. Por isso, não espere longos períodos para atualizar as informações referente ao fluxo de caixa: se possível, faça-o diariamente.

No entanto, conforme mencionamos anteriormente, não se pode ficar preso somente ao agora, busque usar essas informações para projetar o cenário financeiro dos próximos meses, considerando outras informações que possam impactar as vendas. 

Registre todas as movimentações

Este item está diretamente ligado ao tópico anterior: evite fazer qualquer transação financeira da sua empresa sem registrar no fluxo de caixa. Essa informação, em algum momento, pode fazer falta e gerar erros nos cálculos. 

Por mais que seja um pagamento de baixo valor, documente-o para garantir a fidelidade das informações. 

Analise a situação antes de fazer gastos

Como mencionamos anteriormente, o saldo em caixa do dia atual não é vitalício. Tenha em mente que, a todo momento, podem ocorrer despesas não previstas que vão comprometer o fluxo de caixa. 

Se você pretende fazer investimentos no seu negócio, procure planejar-se antecipadamente e encontrar meios de fazê-lo sem comprometer seu caixa.. 

Gerencie o estoque

Aqui, é importante observar os extremos: quando há estoque baixo, você pode perder grandes oportunidades de vendas e, consequentemente, de lucros. 

Quando há estoque alto, vale lembrar que se trata de dinheiro parado, o qual desvaloriza e, portanto, pode resultar em prejuízos. 

Facilite a venda para os clientes

Arthur Igreja, autor do livro “Conveniência é o nome do negócio”, aconselha: fazer negócios com você precisa ser fácil. Assim, quanto mais você trabalhar em facilitar a venda, maior será o volume de compra por parte do seu cliente e, consequentemente, maior será o seu faturamento. 

Além do atendimento, busque meios de pagamento que agreguem valor – como o cartão private label – e que permitam que o cliente possa fazer compras com a sua empresa de maneira descomplicada.

Facilidades da WayUp para a gestão do fluxo de caixa

Aqui na WayUp, nós sempre trabalhamos para facilitar a sua gestão do fluxo de caixa, qualificando seu processo de vendas e aumentando os índices de atração e retenção dos clientes. 

Fazemos isso por meio de soluções completas, como o cartão private label, que permite que você tenha os seguintes benefícios:

Autonomia na concessão de crédito

A centralização de gastos no cartão de crédito não é mais uma tendência, é uma realidade. Portanto, é natural que as pessoas utilizem mais de um cartão.

Neste sentido, é importante que o lojista tenha autonomia na concessão de crédito, podendo assim, analisar o relacionamento de cada cliente e “valorizá-lo” com essa facilidade. 

Com a WayUp, o lojista tem a ferramenta ideal para implementar esse sistema na loja, potencializando os ganhos e, proporcionalmente, as garantias de recebimento. 

Diminuição do risco de inadimplência

Quando a concessão de crédito acontece por meios tradicionais -como carnês, notas promissórias e cheques pré-datados- o nível de inadimplência é relativamente alto; isso ocorre pois nesses casos há pouco controle sobre o consumidor, e, no caso de inadimplência, o processo de cobrança pode se tornar bastante trabalhoso e estressante.

 Com a utilização de tecnologia para aprovação do crédito, é possível reduzir os riscos de inadimplência, acompanhando e ajustando o processo para garantir uma carteira de clientes saudável para a empresa.

Programação de recebimento com base em tecnologia

Aqui na WayUp, por meio do crédito via cartão, os prazos de pagamento são estabelecidos pelas datas de compra e vencimento, o que permite a previsão das entradas de recursos e o acompanhamento dos recebimentos.

Visto que a conveniência e a praticidade são muito valorizadas nos dias de hoje, adequar o recebimento ao que é melhor para o cliente torna-se um grande diferencial. Para a empresa, essa é uma forma de diluir os recebimentos ao longo do mês, garantindo a saúde do fluxo de caixa.

A solução da WayUp permite o estudo do comportamento de consumo do cliente, tendo como base o histórico de compras e pagamentos, facilitando as projeções de entrada de recursos, o que auxilia no planejamento de compras e investimentos. 

Autonomia na definição de ações comerciais

A partir das informações dos clientes, o lojista pode criar ações estratégicas de vendas que sejam assertivas, poupando tempo e aumentando os lucros. 

A partir dessa assertividade, o cliente se sente valorizado e compreendido, o que leva a maiores índices de retenção e, é claro, mais receita. 

Comodidade na gestão do crédito

Se você, lojista, tem dúvidas e preocupações sobre como fazer  a análise de crédito de forma sustentável, fique tranquilo: as soluções da WayUp foram desenvolvidas para automatizar esse processo, com base em dados e informações. 

Antecipação de recebíveis

Se o orçamento apertar, com a WayUp, você tem acesso a crédito para antecipação de recebíveis. Isso auxilia para que você não comprometa o  seu fluxo de caixa e possa, assim, segurar as pontas de maneira tranquila no momento que sua empresa mais precisa. 

Com isso, você pode vender a prazo e receber à vista!

Implementação de produtos financeiros

Com a WayUp, a rentabilização não se restringe à concessão de crédito: você pode implementar programas de fidelidade, seguros, e outras soluções financeiras que poderão ser uma alavanca de novas fontes de receita. 

Com a WayUp, você tem uma solução de pagamento inovadora para seu negócio: entre em contato conosco, marque uma conversa com nossos especialistas e aumente os resultados da sua empresa!