Jornada de compra: o que é e como potencializar

Jornada de compra: o que é e como potencializar
A jornada de compra é composta pelas estapas percorridas pelo cliente desde o conhecimento sobre a sua marca até a compra do seu produto. Entenda melhor o assunto e veja como potencializar esse processo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A venda está diretamente relacionada a oferecer uma boa jornada de compra para os consumidores, afinal, é uma parte importante das estratégias comerciais.

Ela também é uma maneira de mapear o estágio de compra que o potencial cliente se  encontra e, desta forma, acompanhá-lo durante o processo sem ser invasivo. 

Assim, o consumidor pode chegar até a sua marca através de um bom conteúdo e uma experiência gratificante que pode ser compartilhada com todos. Para entender mais sobre a jornada de compra e como potencializá-la em seu negócio, confira as nossas dicas abaixo.

O que é jornada de compra? 

Antes de tudo, é preciso entender que cada consumidor está em etapas diferentes de compra  e de seu relacionamento com a empresa . Existe aquele grupo de pessoas que não tem conhecimento sobre a marca, ou que conhece e nunca comprou e tem também os clientes que sempre voltam a comprar.

Para que você dedique energia, tempo e dinheiro da maneira correta, é necessário identificar qual é a jornada de compra desses consumidores e como torná-la cada vez mais atrativa. É através dela que você vai conseguir alavancar as vendas e ser reconhecido pelo seu diferencial.

Etapas da jornada de compra 

Já que estamos falando sobre jornada de compra, é claro que ela é feita de diferentes etapas, dividida em quatro momentos: aprendizagem, reconhecimento, consideração e decisão.

Mas, não se preocupe com tantos termos! Aos poucos, vai ficando mais fácil entender e identificar. Quer saber como? Veja a descrição de cada uma delas a seguir.

Aprendizagem 

Esse é o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca. As necessidades dele ainda não estão claras  e você pode atrair a sua  atenção através de um conteúdo abrangente e de qualidade..

Reconhecimento 

Diferente da etapa anterior, aqui o cliente já reconheceu que precisa de uma solução para um determinado problema, mesmo sem ter total certeza sobre qual a solução.

O papel da sua marca nesse momento é oferecer algo mais adequado que possa atender a necessidade desse cliente e que pode ser ofertado gratuitamente. Ou seja, é hora de começar a despertar uma necessidade no consumidor.

Consideração 

Quando o consumidor está na etapa de consideração, ele já está propenso a comprar. Então, ele começará de fato a considerar o investimento.

Nesse momento, você inicia a jornada de soluções para o problema do consumidor. Mostre o diferencial do seu produto, mesclando com temas facilmente pesquisáveis. Essa é a sua chance de atraí-lo de vez!

Decisão 

Por fim, chegou a hora do cliente decidir qual a melhor solução para o seu  problema. E como você vai mostrar que o seu produto é  o investimento certo? 

Compartilhe os resultados que já teve, compare com outras opções no mercado e, se possível, ofereça uma amostra ou um teste gratuito. Assim, ele vai sentir como funciona o seu produto ou serviço.

Funil de vendas: uma boa estratégia

Você já reparou que durante a explicação sobre a jornada de compra citamos a criação de conteúdo? Pois é, o marketing digital faz toda a diferença nessa caminhada do cliente para conhecer a sua marca e chegar até a compra.

Aqui é o momento de fazer os conteúdos adequados para cada etapa da jornada de compra. O funil de vendas é indispensável.  Com ele, você consegue direcionar melhor os temas que serão abordados, evitando prejuízos com estratégias que não irão funcionar.

O funil de vendas é dividido em três fases e você pode aplicar através de blogs, e-books, webinars e, até mesmo, postagens rápidas nas redes sociais. Cada etapa do funil pode ser aplicada em diferentes lugares para diversificar os seus canais de captação de clientes. Veja abaixo quais são elas:

  • Topo de funil: são aqueles clientes que ainda não sabem que precisam do seu serviço ou produto, então, você passa a captá-los através de temas básicos e dicas gerais que têm a ver com a sua marca.
  • Meio de funil: aqui estão os clientes que já te conhecem de alguma forma e é necessário despertar o interesse através de conteúdos um pouco mais específicos e que abordam o seu produto ou serviço.
  • Fundo de funil: a sua marca já está no radar dos clientes dessa etapa, por isso, é importante mostrar o motivo deles comprarem o seu produto ou serviço e não as opções dos concorrentes.

Como potencializar a jornada de compra 

Não tem jeito, a jornada de compra é extremamente importante para a saúde e crescimento da sua empresa. E, para deixar essa experiência inesquecível, é preciso criar um bom conteúdo através do funil de vendas.

Por isso, algumas estratégias aplicadas no dia a dia vão potencializar, ainda mais, a forma com que os consumidores enxergam a sua marca. Conheça as principais estratégias:

Identificar a etapa da jornada 

Você conseguirá fazer uma comunicação efetiva com o seu cliente ao saber a etapa da jornada de compra em que ele está. Essa captação de leads é importante para que você não afaste o potencial consumidor com assuntos que não interessam.

Conhecer seu cliente 

Junto com a identificação das etapas, conhecer o seu cliente faz com que você tenha uma comunicação  adequada e uma abordagem que realmente cative o público-alvo.

Ao saber quem compra seus produtos, fica mais fácil alinhar as ações, ter uma linguagem assertiva e, com isso, economizar. 

Capacitar os colaboradores 

Para oferecer uma jornada completa, é fundamental ter colaboradores capacitados e isso pode ser decisivo na hora da compra. 

Quando você tem uma equipe com um atendimento padronizado e humanizado, que realmente conhece o produto e fala a língua do seu público, é mais fácil criar um relacionamento com o consumidor. Além de fazer com que ele queira comprar da sua marca.

Para uma marca crescer e ter estabilidade é necessário determinação e estudar como atrair os consumidores em diferentes etapas, levando em consideração o que é preciso desenvolver e ser adaptado.

E, se você é lojista e quer oferecer uma jornada completa para os seus consumidores, conheça os serviços oferecidos pela WayUp. Nós temos diversas vantagens para potencializar o momento de compra dos consumidores e aumentar as suas vendas.
Para saber mais e levar essa facilidade para o seu negócio, entre em contato através do site. Ficaremos felizes em atendê-lo!