Oportunidades dos varejistas ao Consumidor Phygital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Atualmente, é cada vez mais comum os consumidores adquirirem produtos e serviços por meio da internet.

A ideia é aproveitar todo o potencial de engajamento que os meios digitais oferecem — especialmente para um público constantemente conectado — e proporcionar soluções úteis para o dia a dia das pessoas. Seguindo neste conceito, o termo Phygital chegou para definir o tipo de consumidor atual e os varejistas podem aproveitar este termo para atualizar a sua estratégia de marketing e vendas.

MAS AFINAL, O QUE SIGNIFICA O TERMO PHYGITAL?

O termo Phygital é resultado da união entre as palavras “physical ”, que significa “físico” em inglês, e “digital”. Ele se refere ao fato de os ambientes virtual e físico estarem cada vez mais próximos, contribuindo para melhorar as experiências dos consumidores tanto online quanto offline.

Isso quer dizer que a demarcação entre o que é físico e o que é digital está se apagando em prol de ofertar uma experiência única para o consumidor.

A forma com que as pessoas compram, interagem e pagam pelos produtos e serviços mudou. Assim, as empresas precisam se adaptar para criar um relacionamento sólido e personalizado com o cliente. Iniciativas phygital consideram a jornada do consumidor como um guia de experiência.

Tecnologias digitais como QR code, NFC (Near Field Communication) e realidade aumentada são algumas das que são usadas para aprimorar a experiência física.

Esta união permite que o varejista mantenha a sua loja física, mas interaja com seu cliente, mesmo ele não estando por lá, pois entendemos que mesmo com o avanço tecnológico, o canal físico nunca vai deixar de existir.

Aqui na WayUp Brasil, trabalhamos com tecnologia de ponta, que permite que esta conexão entre o físico e digital, aconteça. Como exemplo para isso, apresentamos o Cartão WayCard, que é um cartão híbrido (fidelidade e crédito) tanto pode ser emitido em formato físico (plástico) ou digital.Todo acompanhamento da conta cartão, pode ser feito pelo aplicativo WayCard.

Também será possível realizar pagamentos direto pelo aplicativo WayCard, utilizando a tecnologia de QR Code o que facilita ainda mais a vida do consumidor.

 “É uma tendência oferecer os canais digitais de compra, melhorando e facilitando a experiência do consumidor, mas a loja física continua sendo importante e isso não muda”.

O varejista deve ter consciência de que apenas abrir sua loja não significa retorno certo da venda. “No cenário atual, independentemente da incerteza, considerando o perfil das novas gerações, é necessário oferecer mais, entender melhor o que seu consumidor quer, conciliando físico e digital”.

TECNOLOGIA PERMITE CONHECER MELHOR O CONSUMIDOR

A tecnologia nos dias atuais, pode trazer muitas ferramentas e oportunidades aos varejistas.Com uma ferramenta de captura de dados pode-se criar ações pontuais e focadas na necessidade do consumidor.

Com a tecnologia e bom uso dela é possível entender melhor o consumidor, fazendo-o sentir-se único. “Isso é mais fácil no ambiente digital, por ter justamente a captura de dados.

A loja física também precisa cumprir seu papel e deve agir para atrair seu público. “Além de um atendimento especializado, capacitado, que visa analisar o cliente e entender muito bem suas necessidades, deve buscar em sua loja formas de atrair o consumidor visualmente.”

“Hoje não há uma barreira entre o mundo físico e o digital. O que acontece em um cria um eco no outro. Nós chamamos isso de “O Mundo Phygital”, onde os consumidores modernos vivem e é o coração de tudo o que fazemos.” –  Momentum WorldWide

 

Quer saber mais sobre os nossos programas e conhecer um novo meio de pagamento para a sua loja? Veja nossas soluções:

Cartão de loja

Cartão Fidelidade

 

WayCard

Relacionamento e Rentabilidade.