Como criar um programa de fidelidade para o meu negócio?

Como criar um programa de fidelidade para o meu negócio?
Entenda o que é e quais são os benefícios do programa de fidelidade para seu negócio. Confira o artigo!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para criar um bom vínculo com seus clientes, é necessário investir em técnicas que o façam querer voltar para um novo negócio. Tais técnicas precisam estar alinhadas, de forma que sua empresa marque positivamente a memória dos consumidores.

Atualmente, existem diversas formas de atrair e fidelizar clientes, mesmo antes da compra, como, por exemplo, por meio de um bom gerenciamento de Marketing e atuação nas redes sociais. Mas, para que os consumidores queiram continuar a nutrir esse relacionamento, é essencial traçar também outras abordagens.

Entre as técnicas mais utilizadas, está o programa de fidelidade. Ele pode ser implementado em diversos  segmentos de negócio, trazendo resultados e benefícios concretos para ambas as partes. Para criar um programa de fidelidade na sua empresa, é importante que você:

  • conheça seu cliente;
  • defina os objetivos do programa;
  • escolha as regras;
  • decida o tipo de recompensa/prêmio;
  • invista na divulgação da campanha;
  • monitore os resultados.

Deseja entender como colocar todos esses pontos em prática e fidelizar cada vez mais clientes? Então, continue a leitura do artigo e saiba mais!

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é um sistema que visa oferecer vantagens aos clientes a partir das compras que eles realizam. Ele pode ser aplicado em diversas formas e áreas de venda, sendo interessante para qualquer tipo de lojista.

Atualmente, como forma de gerar um maior interesse nos consumidores, há a procura por programas de fidelidade que oferecem descontos ou premiações com parceiros. Dessa forma, o valor da compra  se torna ainda maior para quem participa.

Porque aplicar um programa de fidelidade em sua empresa?

Os programas de fidelidade são excelentes formas de criar um maior vínculo entre clientes e marcas. Afinal, o relacionamento entre ambas se torna mais duradouro, tendo um objetivo a ser cumprido por parte do consumidor.

Além disso, essa é uma ótima maneira de conquistar novos clientes e investir menos esforço para atraí-los e mantê-los. Isso ocorre porque, geralmente, nosso cérebro se sente satisfeito com pequenos agrados, sendo assim, ter a possibilidade de usufruir de descontos, promoções, etc é um ótimo atrativo.

Por meio do programa de fidelidade, sua marca também se diferencia das demais, uma vez que oferece, além de um bom produto e bom serviço, uma vantagem a mais. Isso faz com que sua empresa seja reconhecida e seja mais atrativa aos clientes, tornando o programa algo muito mais lucrativo.

Como devo começar?

Para iniciar o seu programa de fidelidade, é importante pensar em estratégias fortes e seguir alguns passos que o tornarão um grande sucesso. Conheça quais são eles:

Conheça seu cliente

Um dos primeiros passos em qualquer projeto dentro de sua empresa, deve ser considerar o cliente como o centro das atenções. Afinal, se ele não for alcançado, todos os esforços serão em vão. Sendo assim, é necessário entender quem ele é e o que ele procura.

Para isso, busque informações diretamente com seu consumidor, entenda o que ele deseja, faça pesquisas detalhadas e crie ações certeiras a partir disso.

Defina os objetivos do programa

Uma vez que você já conhece as necessidades do seu cliente, é hora de entender quais são as de sua empresa. Para isso, entenda o que é importante para ela no momento da implementação, como fidelizar mais clientes, atrair novos, ter mais lucro, etc. Isso indicará o caminho a ser trilhado para que seu programa de fidelidade seja um sucesso!

Escolha as regras

Apesar das boas intenções, se seu programa de fidelidade não for bem planejado nos mínimos detalhes, há uma grande chance de haver problemas durante sua execução. Sendo assim, pense em todas as regras, os objetivos, como os pontos serão acumulados, o que fará com que haja perda de pontos, como eles serão resgatados e em troca de quê, etc.

Não se esqueça de informar todas essas regras, de forma clara e evidente, ao consumidor.

Decida o tipo de recompensa / prêmio

Para que seu programa de fidelidade seja, de fato, atrativo para seus clientes e futuros clientes, é necessário que o tipo de prêmio, recompensa ou promoção valha a pena. Afinal,seus consumidores não vão querer se envolver com algo pouco vantajoso, não é?

Porém, para definir uma escolha forte o suficiente, é sempre importante saber o que seus clientes desejam, sendo assim, não hesite em pesquisar e ouví-los para decidir o que sua clientela espera. 

Invista na divulgação da campanha

De nada adianta criar um ótimo programa sem a devida divulgação. Sendo assim, utilize de todos os canais que você dispõe para o tornar conhecido e atrativo para seus clientes. Torne a interação entre empresa e marca o mais constante e próxima possível, afinal, isto fará com que haja uma relação de maior segurança do ponto de vista de seus clientes.

Monitore os resultados

Ao iniciar o seu programa de fidelidade, é esperado que haja um aumento na procura e nas vendas, certo? Porém, para se certificar do progresso, é importante ter tudo bem monitorado. Sendo assim, uma opção prática é automatizar o processo com programas e plataformas que auxiliem durante todo o processo. 

Comece a ter um melhor relacionamento com seus clientes agora!

Como você pode perceber, o programa de fidelização do cliente possui diversas vantagens para o seu negócio, sendo a primeira delas a fortificação do relacionamento de sua marca com seus consumidores. 

Entretanto, para ter, de fato, bons resultados, é importante administrar bem cada etapa dessa nova jornada, inclusive a gestão de clientes e números. Isso fará com que haja um maior controle do programa, oferecendo alternativas consistentes durante todo o trajeto.

Pensando nisso, a WayUp tem muitas formas de ajudar! Uma delas é o Programa Fidelidade do Cartão WayCard, um programa totalmente parametrizado conforme a necessidade da sua loja e com relatórios online para você acompanhar o desempenho das suas ações de relacionamento. Ele proporciona diversas vantagens para lojistas que desejam manter um bom relacionamento com seus consumidores, além de oferecer um ótimo custo/benefício.

Para saber mais sobre as funcionalidades da WayUp e o que ela pode fazer para oferecer maior rentabilidade para o seu negócio, entre em contato e tenha mais informações agora mesmo!