QUATRO PRÓS E CONTRAS DE TERCEIRIZAR O SEU MARKETING.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para a maioria dos proprietários de pequenas empresas, o marketing é um mal necessário que eles preferem evitar. De fato, uma pesquisa do Banco TD descobriu que, após a contabilidade, o marketing é a tarefa menos favorita dos proprietários de pequenas empresas.

Por quê?

Por um lado, o marketing pode ser consumir tempo, e os proprietários de pequenas empresas já têm o suficiente para fazer entre a execução de operações diárias, tratamento de finanças e vendas e desenvolvimento de produtos e serviços.

Por outro lado, alguns podem querer manter o controle de seus esforços de marketing e podem até achar que pode ser gratificante quando ele dá resultado.

Para os empresários e outros presos entre os sentimentos opostos, a decisão sobre se terceirizar pode ser uma tarefa difícil.

Aqui estão alguns dos prós e contras para pesar, quando você estiver considerando terceirizar seu marketing.

Prós: Quatro razões para terceirizar seus esforços de marketing.

1. Tempo

Uma das razões mais convincentes para terceirizar seus esforços de marketing é o tempo. Criar e distribuir conteúdo de marketing de qualidade – redação, edição, design gráfico e produção de vídeo – leva horas de dedicação em uma base contínua. Assim como interagir com seu blog e seguidores de mídia social.

Se você e sua equipe interna não têm tempo para se envolver nessas atividades, terceirizar seu marketing pode ser uma solução viável, liberando tempo para gastar em outras tarefas de alta prioridade para o seu negócio.

2. Especialização

Muitas empresas e agências de marketing têm equipes de especialistas que se especializam em vários esforços de marketing, incluindo branding, conteúdo criativo e distribuição. Essas equipes têm o conhecimento e a experiência para desenvolver e implantar campanhas de marketing bem sucedidas para você. Essa experiência pode se traduzir em campanhas mais eficazes que produzem melhores resultados.

Por exemplo, quando a empresa de design de interiores Lulu & Georgia terceirizou seu marketing para um experiente diretor de marketing, sua receita dobrou em quatro meses; a receita média por e-mail aumentou 12 vezes e o valor médio de vida de seus clientes subiu 29%.

3. Foco

Uma empresa de marketing também pode ajudá-lo a permanecer focado em uma estratégia de marketing concreta. Se você não tiver experiência em marketing, você pode não ter certeza de qual estratégia ou ferramentas implementar para o melhor retorno do seu investimento e você pode perder tempo e dinheiro ficando distraído por uma tática de marketing, que acaba por ser improdutivo. Por exemplo, você pode não ter certeza de qual plataforma é a melhor ferramenta de mídia social para uma determinada campanha de marketing. Uma empresa de marketing experiente saberá quais táticas produzem resultados e podem ajudá-lo a permanecer focado nas atividades certas para alcançar seus objetivos.

4. Objetividade

Uma empresa de marketing externa também pode trazer objetividade para seus esforços promocionais. Por exemplo, você pode estar inclinado a julgar a eficácia de um anúncio ou um pedaço de conteúdo pelo que parece bom para você, o que pode, ou não, funcionar eficazmente para o seu mercado-alvo.

Os profissionais de marketing usam ferramentas analíticas poderosas que medem a eficácia das campanhas promocionais, fornecendo informações como quantos likes ou compartilhamentos de um post de mídia social gerou, ou quantos visitantes chegaram ao seu site pela pesquisa de uma determinada palavra-chave. Confiar em tais dados objetivos, em vez de uma opinião subjetiva pode significar a diferença entre fazer uma campanha promocional eficaz e desperdiçar seu tempo e dinheiro em algo que soou bom para você.

Atividades de Marketing para considerar terceirizar.

O Marketing engloba uma ampla gama de atividades, desde branding, publicidade pay-per-click, otimização de mecanismos de busca, criação de conteúdo, design gráfico, produção de vídeo, gerenciamento de mídia social, e-book, e-mail marketing, anúncios impressos, mala direta, telemarketing e falar em público. Você pode ter alguma ideia de que táticas você gostaria de prosseguir com base no que você já está fazendo. Uma coisa que uma agência de marketing experiente pode ajudá-lo a fazer é identificar as opções que melhor se adequam ao seu produto ou serviço, seu mercado-alvo e os objetivos de sua campanha de marketing específico.

Encontrando a empresa de Marketing certa.

Encontrar uma agência de marketing que se adapte às suas necessidades pode ser um desafio, especialmente se você é inexperiente em trabalhar com agências. Uma vez que você identificou algumas agências adequadas, entreviste seus representantes, fazendo perguntas sobre suas especialidades, sua experiência e sua equipe. Verifique suas referências, bem como revisões on-line. Faça uma compra comparada antes de negociar um contrato.

Se parece que eles podem ser uma boa opção, prepare um esboço do problema de marketing específico que você quer que eles resolvam, como você vai medir o sucesso da agência de marketing em termos de metas de vendas ou outros indicadores-chave de desempenho e seu orçamento para o projeto . Pergunte como a agência de marketing irá mantê-lo atualizado sobre o progresso, uma vez que você contrate a empresa.

Para ajudá-lo a encontrar a empresa certa, você pode usar lista de empresa de marketing para ajudar a orientá-lo para as agências estabelecidas com sólidas reputações. Por exemplo, a Ad Age publica o LookBook, um diretório de soluções de marketing listando áreas específicas de especialização de agências. Outros diretórios são o Diretório de Recursos de Marketing da Associação Americana de Marketing, Direct Marketing News e Redbooks.

Contras: Quatro razões para não terceirizar seus esforços de marketing

1. Custo

Despesa pode ser uma das grandes razões para que as empresas hesitem antes de chegar a agências de marketing. A experiência de uma empresa de marketing pode ter pode vir a um preço mais alto. Analise seu orçamento com cuidado antes de contratar uma empresa, pesando o custo potencial contra os benefícios potenciais.

Se o seu talento interno pode fazer o trabalho a um custo menor, você pode querer ficar com seus próprios recursos. Por outro lado, se sua equipe interna não está entregando os resultados que você quer para o tempo e o dinheiro que você investe em seus esforços de marketing, investir em uma empresa externa pode valer a pena.

2. Controle

Outro possível inconveniente para a contratação de uma empresa de marketing externo pode ser a perda de controle criativo. Se você prefere estar no controle dos detalhes de sua campanha de marketing, você pode pensar duas vezes sobre delegar decisões de marketing para uma agência. Por outro lado, se você não tem experiência de marketing, entregando controle a uma equipe de especialistas pode ser benéfico. Você pode, no entanto, encontrar um meio termo, onde você e a agência de marketing que você emprega colaborem sobre o conteúdo de marketing que eles criam.

3. Risco de encontrar a empresa errada

Outro risco é a possibilidade de a empresa que você contratar não atenda às suas expectativas – por várias razões. Em alguns casos, pode ser uma consequência da má comunicação entre você e sua agência, levando a expectativas equivocadas.

Por exemplo, uma empresa de SEO pode ser capaz de aumentar o seu tráfego, mas que pode não gerar automaticamente mais receitas – por várias razões. Se você contratar a empresa e espera mais tráfego para traduzir automaticamente em mais vendas, suas expectativas podem estar fora do alinhamento com o que a agência está preparada para entregar.

Em outros casos, uma empresa pode ficar muito ansiosa para pegar o trabalho, mesmo se ela já esteja sobrecarregada ou mesmo que não tenha a especialização específica para fazer o trabalho que você deseja. Também é possível contratar uma empresa que é boa em uma área de marketing e, em seguida, você assumir equivocadamente que ela é igualmente competente em todos os tipos de marketing. Por exemplo, uma empresa que é grande na produção de conteúdo de blog pode não ser igualmente qualificada na produção de vídeo.

4. Falta de paixão

Você é obrigado a ser mais apaixonado por seu próprio negócio do que qualquer agência externa poderia ser. Para você, seu negócio é o seu sustento e, possivelmente, o sonho de sua vida. Mas para uma empresa que você contratar, você pode ser um cliente entre muitos, cujas necessidades precisam ser atendidas simultaneamente. Uma empresa com um forte senso de profissionalismo ainda irá priorizar tornando-o um cliente feliz.

Você pode ser capaz de ter uma ideia de quanta paixão as potenciais empresas têm para servir os clientes a partir do que eles dizem sobre seus valores em seu site ou o que seus representantes enfatizam ao falar com você. Uma empresa focada no cliente vai tentar determinar suas metas e necessidades de marketing por meio de perguntas bem ponderadas antes de ser contratada. Em contraste, uma empresa que só está interessada em obter o seu dinheiro vai concentrar-se menos na identificação de suas necessidades e mais em fazer você assinar um contrato.

Contratar uma empresa de marketing externa deve ser abordado como um risco calculado. Dê uma olhada clara e dura em potenciais prós e contras. Identifique as oportunidades e riscos potenciais. Minimize seus riscos selecionando cuidadosamente as empresas em potencial, antes de tomar uma decisão de contratação.

 

Por: Roy Rasmussen | 23 de março de 2017

Fonte: Marketing Proofs