Relacionamento com o cliente: aprenda o que NÃO fazer

Relacionamento com o cliente: aprenda o que NÃO fazer
Construir um relacionamento com o cliente é um passo importante para o sucesso do seu negócio. Veja dicas sobre o que não fazer nesse processo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabia que a maioria das empresas pecam por manter um relacionamento com o cliente somente quando pensam em vender?

Se sua empresa age dessa maneira é bom ler este artigo até o final para entender a importância de ter um bom relacionamento com o cliente mesmo quando ele não está comprando. Iremos falar sobre a relevância de construir uma relação sólida entre uma organização e o seu público consumidor. Assim, é possível agregar valor e fidelizar sua relação com o cliente.

Separamos cinco erros que vão contra esses valores essenciais para potencializar as vendas: .

5 erros do relacionamento com o cliente

1 – Focar somente nas vendas

Quando uma empresa ainda não entendeu a importância de focar no cliente, só pensa em vender. Ela mal conhece os seus consumidores e sua única preocupação é fechar negócios – uma atitude prejudicial para as vendas.

O follow up pode ser um forte aliado para verificar se as estratégias de relacionamento com o cliente estão funcionando. Por meio da ferramenta, é possível constatar  o nível de satisfação em relação ao produto ou serviço oferecido.

Para construir um bom relacionamento com o cliente, pare de focar apenas em vender e dê a atenção necessária ao consumidor.

O follow up é um grande auxiliar nesse processo. Além de ajudar a fidelizar o cliente.

Por isso, sempre entre em contato com os consumidores  e se mostre interessado em saber se receberam o que foi prometido e se tiveram seus problemas resolvidos.

Aproveite os feedbacks positivos e crie provas reais para apresentar em suas redes sociais para atrair novos clientes, com essa estratégia arrebatadora!

2 – Não estudar o comportamento do cliente

Outro grande erro. Já parou para pensar que as vendas não crescem porque sua empresa insiste demais nessa tecla? Resistir em não estudar o comportamento do consumidor quando se trata de uma estratégia extremamente importante e necessária, é jogar dinheiro na lata de lixo.

Pois saiba que, para um bom relacionamento com o cliente, conhecer seus gostos e entender as suas necessidades é primordial para o crescimento de qualquer negócio.

Você já deve ter ouvido falar que para ter sucesso com a sua empresa é fundamental conhecer a fundo o seu cliente, embora, a maioria não dê importância a esse item extremamente necessário  para o crescimento de um negócio.

Entenda que quanto mais você conhecer o seu consumidor, maior será a chance de oferecer os produtos ou serviços que ele realmente consome, sem dar chance de ir em busca da concorrência.

Por isso, invista hoje mesmo em uma pesquisa detalhada sobre o perfil de seus clientes. Caso seja necessário, mude suas estratégias para atraí-los cada vez mais. Ao ponto de que eles além de comprar, saiam falando bem de sua empresa para outras pessoas.

3 – Negligenciar o treinamento da equipe

Ao deixar de treinar a equipe, você estará colaborando para o insucesso de sua empresa, pois uma equipe bem treinada é capaz de lidar e construir um bom relacionamento com o cliente.

Observe os principais pontos que podem ser levados em consideração na hora de investir no treinamento da equipe para alavancar as vendas do seu negócio:

  • Invista em dinâmicas de grupo

Essa é uma das formas mais eficazes de treinar uma equipe para vender mais e se relacionar bem com o cliente.

  • Ensine sua equipe a otimizar o tempo

Não deixe para bater a meta de vendas do mês em cima da hora. Mostre para sua equipe a importância de otimizar o tempo e realizar mais fechamentos ao longo do período. Assim, evita deixar para o final do mês e atrapalhar a relação com o consumidor.

  • Promova workshops

Use esses eventos para apresentar à sua equipe as novidades sobre os produtos ou serviços de sua empresa. Uma equipe engajada é sinal de fechamento de bons negócios, além da retenção de clientes.

  • Use meios de digitais de comunicação

Utilize meios digitais para manter a comunicação com a equipe, como o WhatsApp. Assim, seus colaboradores ficarão atualizados sempre que surgir uma novidade. A estratégia também pode ser utilizada para compartilhar informações que podem potencializar o trabalho, como dicas e soluções de problemas.

4 – Não tratar o cliente como prioridade

Jamais faça isso se quiser manter as portas abertas de sua empresa, pois a experiência de compra deve ser única para o cliente. Isso inclui um atendimento excepcional, realizado por uma equipe motivada, positiva, transparente e que conheça a fundo as necessidades dos consumidores. Assim, será possível atendê-los de forma extraordinária e tratá-los como prioridade acima de tudo.

Seria contraditório querer aumentar as vendas e não priorizar os clientes. Por isso, crie oportunidades únicas, um atendimento personalizado vai ajudar no crescimento de sua empresa e aumentar as vendas.

Antes de mais nada, relacionamento com o cliente exige uma conexão com a empresa.

O principal objetivo dessa relação é manter um vínculo com o cliente de longo prazo e torná-lo um advogado ou defensor da marca.

É importante você saber que, como em qualquer outro tipo de relacionamento, é imprescindível realizar diálogos constantes. Além de conhecer verdadeiramente  o perfil do cliente e ter reciprocidade.

Ao entender esse processo, as empresas conseguem gerir o relacionamento com o cliente de maneira eficaz, construir relações saudáveis e duradouras.

5 – Não oferecer benefícios personalizados

Quanto mais você conhece o seu cliente, mais chance tem de mantê-lo na sua empresa. Por isso, leve em consideração a sugestão sobre a importância de mapear o perfil do seu público.

Devido ao aumento da concorrência, personalizar o atendimento ainda será uma vantagem para quem conhece os seus consumidores. Por isso, invista pesado nisso.

 Personalizar benefícios e transmitir confiança vão  facilitar a retenção e fidelização de consumidores. São habilidades indispensáveis para construir um bom relacionamento com o cliente.

Um bom exemplo, é comunicar quando uma solução não for adequada ao que é realmente necessário. Mesmo que isso lhe custe a perda das vendas, irá conquistar a confiança do seu cliente. Ele pensará duas vezes quando precisar novamente de seus produtos ou serviços ou indicar sua empresa para outras pessoas.

E por último, depois de aplicar todas essas estratégias para criar um bom relacionamento com o cliente, é hora de fidelizá-lo. Para isso, você vai precisar de uma ferramenta extremamente eficaz e capaz de aumentar a fidelização da sua base de consumidores.

Estamos falando do Programa de Fidelidade WayCard. Conheça as principais vantagens dessa importante ferramenta:

  •  Programa que se adequa segundo suas metas de investimento e retorno;
  •  Recompensa os melhores e mais rentáveis clientes;
  •  Aumenta a frequência e o ticket médio de seus clientes;
  •  Proporciona o conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes;
  •  Promove gastos mais abrangentes e contínuos;
  •  Excelente relação custo benefício e muito mais.

Para saber mais sobre o Programa de Fidelidade WayCard para alavancar o relacionamento com o cliente clique aqui!