Por que a retenção de clientes é importante para um negócio?

Por que a retenção de clientes é importante para um negócio?
Quer saber tudo sobre o que é a retenção de clientes e como ela pode impactar positivamente na saúde do seu negócio? Então confira nosso artigo!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A retenção de clientes é um conjunto de ações que visam manter o consumidor interessado e considerando determinada marca como um bom negócio. Isso impede que haja a perda de clientes e uma apresentação de números insatisfatórios para sua empresa.

Além dos números, investir na retenção de clientes é excelente para quem deseja fidelizar seus consumidores e conquistar ainda mais força dentro de sua marca. Sendo assim, se você está à frente de uma pequena ou média empresa, veja porquê a retenção de clientes é importante para o seu negócio e como torná-la real em seu dia a dia. Confira mais no artigo!

Os benefícios que a retenção de clientes pode trazer para sua empresa

A fim de ter melhores números e se tornar uma referência no mercado, apostar na retenção de clientes é uma ótima opção! Confira abaixo o que essas estratégias podem fazer pelo seu negócio.

Estratégia econômica

Como empresa, o ideal é que você tenha seus clientes sempre por perto, oferecendo soluções e produtos que estejam de acordo com a necessidade deles, afinal, perdê-los será sinônimo de perda de rendimento, certo? Sendo assim, investir em um bom relacionamento e oferta de produtos e serviços que agradem o cliente final, será sempre a opção mais rentável para sua empresa, além de gerar maior contentamento aos seus consumidores.

Imagem positiva

Se você deseja manter seus clientes sempre felizes e satisfeitos, por que não oferecer um bônus por essa parceria? Esse movimento de presentear seus clientes passa uma imagem positiva, em que seus clientes se sentem importantes e valorizados. Dessa forma, há grandes chances de que eles façam comentários positivos para outros consumidores, tornando sua imagem muito mais forte no mercado.

Aumenta a capacidade de produção dos funcionários

Uma das melhores formas de ter maiores resultados em sua empresa é focando no que é realmente importante. Assim, quando sua empresa investe na retenção de clientes, as evasões e reclamações referentes ao atendimento ou prestação de serviços é menor. Dessa forma, sua equipe poderá se dedicar integralmente ao propósito principal do negócio.

Amplia a base de clientes

O velho “boca a boca” continua sendo uma das melhores estratégias de marketing. Por essa razão, bem servir e fidelizar antigos clientes é uma ótima solução para quem deseja ampliar o rol de consumidores. Afinal, clientes satisfeitos sempre poderão indicar seu serviço ou produto. 

Como melhorar sua retenção de clientes na prática

Entenda como tornar a retenção de clientes uma estratégia possível em sua empresa!

Conheça seu cliente

Oferecer um produto ou serviço certeiro na dor do cliente depende que você o conheça bem. Por isso, entender quais são suas necessidades é a principal forma de criar estratégias para atendê-las e se tornar um referencial para seus consumidores.

Crie um relacionamento com o cliente

Ter canais e estratégias que possibilitem um bom relacionamento com o cliente é essencial! Isso faz com que sua marca seja lembrada positivamente e requisitada nos momentos de necessidade. Para isso, a WayUp é a solução ideal para quem quer criar uma maior conexão entre empresa e consumidor. Para conhecer os serviços e facilidades da WayUp, clique aqui

Seja mais que uma empresa, seja amigo do seu cliente

Para que o seu negócio seja bem sucedido no momento atual, é necessário lembrar ao cliente que ele pode sempre contar com seus produtos ou serviços. Para isso, é necessário manter uma relação transparente entre ambas as partes, em que a marca demonstre seus valores e como ela pode ajudar o consumidor em suas dores e nos questionamentos que ele possui.

Em momentos de crise, mostre uma qualidade

Uma das maneiras mais certeiras de obter a devida retenção de clientes é imaginar sua marca como um oásis em meio ao deserto. Ou seja, quando seu cliente apresentar um problema, seja a solução. Por isso é tão importante conhecer seus clientes, a fim de organizar maneiras de atendê-lo da maneira devida, passando assim, uma boa imagem de sua empresa ao público.

Não dê adeus depois da compra

Manter uma boa relação com seu cliente é de extrema importância, portanto, invista na experiência pós-compra, em que o consumidor tenha confiança na marca que acabou de consumir. Lembre-se que as oportunidades, apesar de não serem sempre imediatas, podem retornar em indicações ou em um futuro contato, em outros momentos da vida.

Como calcular a retenção?

Para calcular a retenção de clientes de sua empresa, é muito simples. Basta utilizar a seguinte fórmula

  • Taxa de clientes no período novos clientes no período ÷ número de clientes que sua empresa já tinha no início do período x 100

Por exemplo, se sua empresa tem 150 clientes no início de um determinado período, perde 30 e ganha 52, no final desse período você terá um total de 172 clientes. Sendo assim:

172 – 30 = 142

142/150 = 0,94666

0,94666 x 100 = 94,6%

Ou seja, a taxa de retenção de clientes da sua empresa no período analisado foi de 94,6%, o que representa números bastante elevados. Para consegui-los, siga nossas dicas e coloque-as em prática o quanto antes!

Aposte na retenção de clientes com a ajuda da WayUp

A WayUp é uma empresa especializada na aproximação de gestão de clientes, além do desenvolvimento de programas de relacionamento e meios de pagamento. A WayUp possibilita que o lojista tenha total condição de realizar a atração e retenção de clientes a partir de seus serviços. 

Entre os produtos disponíveis estão os cartões private label, com a oferta de crédito e programa de fidelidade, e o clube de vantagens. Além deles, os lojistas terão acesso a um completo sistema, em que é possível acompanhar todos os dados de suas transações, vendas e informações de clientes.
Para saber mais sobre as vantagens oferecidas pela WayUp, entre em contato agora mesmo e tenha mais informações.