Sistema de crédito brasileiro: como funciona

Sistema de crédito brasileiro: como funciona
O sistema de crédito brasileiro é uma fonte importante de dados para a análise e concessão de crédito. Leia e saiba mais sobre a sua funcionalidade, e para quais instituições esses dados são disponibilizados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O alinhamento entre as informações de clientes e consumidores por meio da integração interna e externa das empresas já é uma realidade. É por meio dessa metodologia que os processos se tornam mais ágeis, organizados e confiáveis.

Quando o assunto é crédito, quem fornece as diretrizes e regula o funcionamento desse mercado é o Sistema de Informações de Crédito (SCR)

O Sistema de Informação de Crédito consiste em um banco de dados gerido pelo Banco Central do Brasil (BCB), que centraliza o registro de operações de créditos de toda e qualquer instituição financeira, independente de sua natureza. 

Em resumo, o SCR permite que qualquer instituição financeira (IF) tenha acesso ao histórico financeiro sobre operações de crédito do cliente, transmitindo segurança e confiabilidade, visando a sustentabilidade dos negócios

O sistema de crédito brasileiro impacta diretamente na concessão de crédito: por isso, continue a leitura e conheça mais sobre como essa plataforma pode auxiliar a sua empresa!

Qual é a finalidade do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central?

O objetivo geral do sistema de Crédito brasileiro é registrar, armazenar e facilitar a consulta de informações sobre transações financeiras no nosso país. De forma automatizada, o SCR dispõe de informações completas para que as empresas possam decidir, de forma mais assertiva, para quem e quando é possível oferecer crédito. 

Como é atualizado constantemente, o sistema de crédito brasileiro disponibiliza dados reais sobre a capacidade de pagamento de um cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. As informações ali disponíveis são alimentadas pelas instituições financeiras, respeitando todos os cuidados relativos ao sigilo bancário.

Por outro lado, por meio do SCR, o Banco Central também possui um panorama sobre a sustentabilidade das instituições financeiras que concedem crédito, estando atento ao cenário de crédito no Brasil. 

Essa “vigilância” do sistema de crédito brasileiro é essencial porque evita crises, devido  à observância constante das carteiras de crédito

Em suma, tudo que possa implicar em risco de crédito, seja por parte do cliente, seja pelo credor (instituição financeira), está sob o cuidado do SCR.

Como o SRC funciona?

Após a compreensão da finalidade e dos objetivos de atuação, neste tópico vamos ver mais sobre como o sistema de crédito brasileiro funciona, desde o registro das informações até a consulta. 

O SCR recebe, mensalmente, informações e dados das instituições financeiras sobre operações de crédito acima de R$ 200,00 realizadas naquele período. Tudo que é informado ao Banco Central – antes de ser disponibilizado para consulta – passa por verificação e testes de consistência no sentido de garantir o máximo de segurança e confiabilidade. 

Confirmada a procedência da informação, ela passa a ser compartilhada para que o Banco Central e as outras instituições financeiras (IFs) possam consultá-la. Assim, o recurso de consulta fica automaticamente liberado, possibilitando que bancos, cooperativas e financeiras tenham acesso. 

Quem pode consultar o Sistema de informação de crédito

Vale ressaltar que a consulta está disponível, não só para as IFs homologadas no sistema de crédito brasileiro, mas também para pessoas físicas e jurídicas

Para fazer a consulta dos dados, acesse o site Registrato e faça seu cadastro na plataforma. Neste portal, você acessa o Extrato do Registro de Informações no Banco Central de modo gratuito. 

Você deve realizar o cadastro como  pessoa física, aí será redirecionado para o credenciamento que segue algumas etapas simples. Neste cadastro, é necessário uma autenticação com uma “frase de segurança” e mais alguns dados. 

Após esse processo, você receberá uma senha provisória de acesso que poderá ser alterada ao acessar o sistema pela primeira vez. 

Pronto! Você já pode consultar seu SCR para realizar consultas, mas atente-se quanto a data da transação, pois a atualização das informações é feita a cada 45 dias.  

O que fazer no caso de encontrar erros nas informações consultadas?

Se no momento de fazer a consulta for percebido algum tipo de inconsistência ou erro, ao verificar suas informações no SCR, você pode informar o problema diretamente à instituição financeira para que ela analise e, confirmado o erro, realize a correção no sistema. 

Como as informações são disponibilizadas pelas instituições financeiras, somente elas estarão aptas a fazer alterações, correções ou exclusões. O primeiro passo para se corrigir tais erros é entrar em contato diretamente com a instituição. 

Caso não consiga resolver com esse primeiro passo, o interessado pode buscar diretamente o Banco Central por meio de seus canais de atendimento ao público e, em última instância, poderá acionar legalmente a IF

A integração de dados e informações por meio do sistema de crédito brasileiro junto a birôs de crédito fornece credibilidade e mais possibilidade de negócios e resultados para as empresas. Para o consumidor, por sua vez, é garantida a segurança de que ele está realizando negócios sustentáveis e em instituições confiáveis. 

Isso acontece porque, uma análise de crédito com mais informações torna-se mais assertiva para todos. 

A WayUp está pronta para levar seu processo de análise de crédito para outro nível: com acompanhamento durante todo processo de concessão de crédito, desde a implementação, treinamento e desenvolvimento da equipe e o suporte para fortalecimento das ações de vendas. 

É dessa forma que você pode direcionar sua atenção à estratégia do seu negócio, buscando formas de inovar no atendimento e no relacionamento com o seu cliente.

A WayUp também auxilia o lojista pelo uso de biometria facial na aprovação dos cartões, o que aumenta a segurança e dinamiza a jornada de compra do cliente.

Conheça mais sobre a WayUp e como nossas soluções podem levar sua empresa ao crescimento!