6 tendências para o varejo em 2021

6 tendências para o varejo em 2021
Quer saber mais sobre o impacto da pandemia no mercado de vendas? Confira o artigo e descubra quais são as tendências para o varejo em 2021!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em 2020, com a crise financeira e de saúde pública vivida em todo o mundo, o mercado apresentou imensas dificuldades. Entre as mais sentidas, sem dúvidas, estão os problemas ocorridos com o sistema varejista. Por isso, é importante acompanhar as tendências para o varejo.

Em razão do isolamento em massa e da dificuldade em manter as vendas físicas, diversas lojas e estabelecimentos comerciais precisaram modificar sua forma de fazer negócio. Assim, o poder de transformação do mercado e de seus empreendimentos se tornou a única via para superar a situação.

Como consequência do último ano, as tendências para o varejo apresentaram mudanças consistentes. Por isso, é imprescindível estar sempre bem informado sobre elas:

  1. Consolidação do e-commerce;
  2. Omnichannel;
  3. Customer experience;
  4. Produtos saudáveis e sustentáveis;
  5. Segurança digital;
  6. Meios de pagamento digitais.

Continue lendo nosso artigo e saiba mais como cada uma dessas tendências para o varejo funciona!

Confira 6 tendências para o varejo em 2021

Saber como o mercado funciona é uma das chaves para conquistar bons resultados em seu negócio. Entenda melhor quais são as tendências do varejo neste ano e descubra o que elas podem fazer pelo seu empreendimento!

1. Consolidação do e-commerce

Segundo informações obtidas por uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o mercado online teve um crescimento de 47% no primeiro semestre do ano passado. Esse aumento repentino tem estreita relação com a atual situação em que estamos vivendo e tem se apresentado como uma das grandes tendências para o varejo atual.

Apesar do boom causado pela pandemia, essa modalidade promete se fortalecer cada vez mais com o passar dos meses, oferecendo melhores condições de compra e de segurança nas vendas online. Por isso, também segundo a Ebit/Nielsen, o e-commerce deve apresentar crescimento de 26% neste ano.

Entretanto, para que sua empresa possua todo o necessário para investir nas vendas online, é necessário prestar sempre atenção às outras tendências para o varejo e do mercado. Além do e-commerce, considere as demais opções presentes nesta lista, pois, como você verá, todas elas se complementam. 

2. Omnichannel

Se nos anos anteriores você possuía apenas meios físicos para se conectar com seus clientes e comercializar produtos, então, provavelmente já ouviu falar no termo omnichannel.

Ele é uma das maiores tendências para o varejo atual e é o grande responsável por unir todas as formas de atendimento e contato que uma empresa possui. Com o omnichannel é possível juntar os segmentos online e offline, proporcionando uma maior experiência aos seus clientes.

Após a pandemia, essa tendência promete estar presente pelos próximos anos como uma grande potência no mercado. Isso porque mais pessoas passaram a considerar o comércio digital como uma alternativa para realizar suas compras. 

3. Customer Experience

Dentro do Marketing, uma das áreas em maior expansão é a de Customer Experience. Esse segmento é responsável por pensar em estratégias para melhorar a experiência de compra dos clientes em todos os seus processos.

Esse crescimento tem ligação com a ideia de não apenas atrair o consumidor e fazer com que ele efetue a compra, mas de criar uma boa relação para que ele se fidelize à marca. 

Sendo assim, no Customer Experience, todos os passos são extremamente importantes, e deve-se considerar a experiência e recordação do cliente, mesmo após sua venda. Esse é o grande diferencial dessa nova tendência. 

4. Produtos saudáveis e sustentáveis

Após um período de vulnerabilidade nos serviços de saúde, muitos brasileiros passaram a se interessar por produtos mais saudáveis. Portanto, ter essa especificação bem explícita em sua marca pode atrair olhares muito mais interessados por parte de seus consumidores. 

Além disso, o período de pandemia trouxe de volta a discussão acerca de produtos mais sustentáveis. Isso porque as pessoas estão mais preocupadas com suas ações a longo prazo, não apenas no momento de consumo. Por isso, ser uma empresa que se demonstra interessada com a economia circular tem sido um ponto bastante positivo no mercado. 

Essa tendência de varejo é positiva para a imagem de sua marca, além de contribuir para questões mais importantes, como a saúde de seus clientes e a do meio ambiente. 

5. Segurança digital

Sem dúvidas, um dos grandes empecilhos para que determinada parcela da população não utilizasse meios digitais para realizar suas compras estava relacionado à insegurança. Obviamente, esta preocupação é válida e, por isso, é de grande importância que haja um comprometimento com a segurança em ambientes digitais.

Isso garante maior confiança por parte dos clientes em sua marca, além de oferecer a proteção necessária dos dados informados por eles. Dessa forma, pensar em estratégias de garantia de segurança digital é um pré-requisito dentro do mercado atual. 

6. Meios de pagamento digitais

Com a criação do PIX e de outras formas de pagamento digitais, os meios de compra e venda têm experimentado uma verdadeira revolução. Essa prática oferece muito mais benefícios aos clientes, que veem nela uma opção mais ágil e eficaz de pagar pelos serviços prestados. 

Entre os meios de grande projeção atual, podemos citar a WayUp. Ela oferece serviços de pagamento que priorizam a fidelização do cliente por meio do relacionamento entre consumidor e empresa. Além disso,  a empresa conta com custos bastante atraentes e operatividade otimizada para os mais diversos tipos de estabelecimento. 

Aproveite as novas tendências para o varejo e inove!

Quem deseja ter melhores resultados em vendas por meio da atração e fidelização dos clientes precisa sempre estar atento às movimentações do mercado. Por essa razão, ter opções seguras, práticas e que atendam às expectativas dos consumidores é de extrema importância.

Para que isso aconteça, um dos métodos mais utilizados é a inserção de pagamentos digitais, como ofertado pela WayUp. Ela é uma empresa criada com o objetivo de otimizar a relação entre sua empresa e seus clientes. E, para isso, a WayUp conta com um serviço de concessão de crédito para seus consumidores, ideal para facilitar os métodos de pagamento.

Por isso, caso você deseje otimizar o serviço prestado aos clientes, usufruindo de um excelente custo/benefício em sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais informações!