Treinamento de funcionários do varejo: o que é e como aplicar?

treinamento-de-funcionarios
São muitos os benefícios do treinamento de funcionários para sua empresa, entre eles estão o aumento das vendas e a integração das equipes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a tecnologia cada vez mais avançada e as facilidades que o on-line oferece na hora da compra, os hábitos de consumo mudaram e as empresas varejistas tiveram que se adaptar.

Afinal, quando muitas lojas oferecem o mesmo tipo de produto e dá para comprá-lo com apenas um clique, é necessário se destacar e fazer com que aquele potencial cliente desperte o interesse pelo seu negócio.

Mas, para isso ser efetivo, não adianta investir em bons produtos e uma loja física bonita se os vendedores não estão bem treinados e atualizados para oferecer a melhor experiência. Por isso, o treinamento de funcionários do varejo é tão importante!

Além de estreitar a relação do vendedor com o cliente, uma boa preparação também ajuda a melhorar o resultado, contribui para a fidelização dos consumidores e faz com que os funcionários sejam cada vez mais capacitados e qualificados.

Mas, como fazer um treinamento de funcionários traz resultados positivos? É exatamente isso que vamos falar neste artigo. Confira!

O que é o treinamento de funcionários?

O treinamento de funcionários, nada mais é do que capacitar e aprimorar os vendedores da sua marca, afinal, eles são o principal ponto de contato com os clientes. A partir deles, é possível alinhar a linguagem do varejo, transmitindo a missão e os valores da loja.

Um funcionário bem treinado consegue identificar o cliente e influenciá-lo positivamente, uma vez que tem todo o conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos.

Essa estratégia é efetiva porque os clientes estão mais independentes e curiosos. Com tanta informação disponível na internet, muitas vezes eles já chegam com algum conhecimento referente ao produto e cabe aos vendedores despertar o desejo de finalizar a compra e levá-lo para casa.

Dica: 5 vantagens do cartão Private Label para o seu negócio

E, como o treinamento de funcionários pode ser aplicado? De diversas maneiras! No dia a dia, com informativos, imersões, jogos, integrações e outros eventos que ajudam no desenvolvimento das habilidades de comunicação, comportamento e venda.

Para saber qual é a melhor estratégia para a sua empresa, é interessante conhecer o seu quadro de funcionários, como eles trabalham e o que sentem falta dentro do ambiente profissional. Uma opção é realizar pesquisas anônimas e com questões objetivas. O resultado ajudará a entender qual caminho seguir.

Além de gerar uma maior conexão com o potencial cliente e aumentar as vendas, o treinamento de funcionários também pode ser vantajoso para eles, visto que ajuda na evolução profissional e cria um ambiente de trabalho agradável e saudável.

Com isso, você conta com funcionários capacitados e com uma verdadeira paixão pela empresa. E quem não gosta de comprar de alguém que fala com propriedade e entusiasmo sobre o que está sendo vendido?

Bom, agora que você já sabe como o treinamento é importante para a sua empresa, conheça os principais meios de colocá-lo em prática.

Como aplicar o treinamento de funcionários?

Antes de oferecer qualquer tipo de treinamento para os seus funcionários, é ideal conhecer quais são as necessidades da empresa. Veremos que são muitas as possibilidades que podem agregar de maneira efetiva no trabalho.

Mas, independente da melhor escolha para o seu negócio, temos uma dica fundamental para te dar: não faça por fazer ou para cumprir tabela, invista em conhecimento de verdade! Nada de buscar alternativas que só vão preencher o tempo de maneira vazia. Lembre-se: isso impacta no futuro da sua empresa!

Por isso, a demanda do treinamento de funcionários costuma vir do líder do setor, já que ele atua ativamente naquela área e tem propriedade para pontuar o que precisa ser desenvolvido.

A partir dessa análise, o Recursos Humanos (RH)  promove uma ação, e em alguns casos, é necessário fazer reuniões entre os setores para encontrar a solução adequada para todos.

É importante levar em consideração a forma que esse treinamento será feito e o quanto ele vai exigir do funcionário. Muitas vezes, é mais proveitoso tirar um tempo dentro do próprio horário de trabalho do que exigir que ele faça durante os momentos de folga, por exemplo.

Para isso, existem duas soluções: optar por treinamentos rápidos e eficazes ou procurar por alternativas digitais, em que o próprio celular já serve de ferramenta. A segunda opção costuma ter um ótimo custo-benefício e beneficia todo quadro de funcionários igualmente.

Principais demandas no treinamento de funcionários

Após o RH e os funcionários alinharem as necessidades da empresa, é hora de apresentar as melhores soluções. Conheça abaixo os tipos de treinamento mais comuns:

Comunicação assertiva

A comunicação é a chave de tudo e, por isso, é fundamental que os funcionários estejam alinhados e que não exista nenhum ruído entre eles. Uma possível falha nessa área pode criar atritos e comprometer as atividades dentro da empresa.

Apostar em uma boa comunicação também faz com que os próprios clientes sejam impactados da mesma maneira por qualquer vendedor que atendê-lo. Esse tipo de curso reflete em todos os aspectos profissionais do seu negócio e vale para funcionários em qualquer nível de hierarquia.

Dica: Análise de crédito: como a tecnologia pode ajudar?

Conhecimento do produto

Trabalhar com produto físico requer um bom entendimento sobre o que está sendo vendido, principalmente se o cliente tiver a possibilidade de pesquisar na internet antes da compra. Já pensou se ele chegar até o seu estabelecimento e souber mais do que todos ali? Com certeza, sua equipe não passará a credibilidade que a marca espera.

Entender sobre o produto também dá ao vendedor o poder de transformar o potencial cliente em um seguidor, voltando a comprar mais vezes!

Informática básica

Atualmente, a informática está presente em diversos setores do mercado. Por isso, é importante que seus colaboradores tenham a oportunidade de acessar as ferramentas que possibilitem ter um amplo conhecimento de informática e ajudar a otimizar o trabalho.

Como motivar a sua equipe

Por fim, a última dica de treinamento de funcionários vai para os gestores. 

O objetivo aqui é que eles sejam instruídos a motivar a equipe. Desde reuniões diárias descontraídas até feedbacks periódicos, são alternativas que podem causar uma mudança de comportamento que pode impactar o ambiente de trabalho.

Viu como é fácil inserir o treinamento de funcionários no dia a dia da sua empresa? Existem muitas possibilidades e todas com um único objetivo: tornar a comunicação e o desempenho mais assertivos para que o seu negócio caminhe com tranquilidade e prosperidade!

E se você quer alavancar ainda mais os seus resultados, pode contar com o trabalho da WayUp! Os nossos serviços ajudam a melhorar a relação com os clientes, como WayCard, uma alternativa de fidelizar o seu público e oferecer mais vantagens na hora da compra.

Quer saber mais? É só entrar em contato com a gente, ficaremos felizes em atendê-lo!