Estratégias indicadas pelo guru da psicologia positiva para desenvolver habilidades para lidar com pequenos problemas.
Você pode não ser um grande fã da psicologia positiva, mas o movimento que utiliza estudos científicos para buscar uma maior qualidade de vida e bem-estar das pessoas têm grande influência. Um dos maiores nomes da psicologia positiva é o escritor americano Norman Vincent Peale. Autor do clássico O Poder da Psicologia Positiva, Peale conquistou a fama nos anos 50 e suas teorias inspiraram dezenas de milhares de pessoas – incluindo os presidentes americanos Richard Nixon, Ronald Reagan e Bill Clinton. Algumas ideias suas são controversas e até polêmicas, mas há insights que ajudam as pessoas a lidarem melhor com pequenos problemas ou obstáculos do dia a dia. A revista Inc. separou algumas dicas que Peale apresenta em seu best-seller 6 Atitudes Para um Vencedor. Confira abaixo:
1. Semeie
A maneira de começar a encaminhar a resolução de um problema é ter em mente que cada problema carrega em si a semente de sua própria solução. Olhe profundamente para ele. Analise sob várias perspectivas, vá fundo. A solução aparecerá uma hora ou outra.
2. Fique calmo
Quando Peale refere-se à calma, ele deixa claro: o importante é manter-se emocionalmente calmo. O nervosismo, ele diz, só bloqueia seus pensamentos e sua força de conseguir partir para uma resolução. Reduza o estresse, elimine a tensão e, assim, sua mente poderá operar de forma mais eficiente – e controlada.
3. Estruture
Ao lidar com um problema, é preciso estruturar de forma objetiva os fatos e tudo o que está em jogo. É preciso que tudo que envolve o problema esteja definido de forma clara.
4. Escreva
Estruturou todos os elementos? A dica é pegar todos eles e colocá-lo no papel. Assim, você poderá visualizar tudo de forma mais coerente. Conseguirá clarear seu pensamento, cruzar diversos fatores, colocar o problema em uma ordem sistemática.
5. Não force
Nunca force uma resposta para um problema. Não é simplesmente uma questão de encaixar a solução que você deseja. É preciso, segundo Peale, manter a mente relaxada e permitir que a solução venha à tona de forma natural. O perigo de forçar uma resposta é que sairá aquilo que você quer e não o que é certo e mais indicado para aquele momento.
6. Reze, pense positivo
Peale defende que é preciso sim buscar inspiração divina para ter insigths – seja a sua religião ou crença.
7. Peça conselhos
Achar que você conseguirá resolver tudo sozinho é também se fechar apenas àquilo que você sabe ou acredita. É muito mais sábio pedir ajuda – e, ganhar uma visão externa sobre a situação.
8. Use a intuição
Todo esse processo mental de buscar a solução para uma questão vai estar permeado pela sua intuição de fazer aquilo que acha correto. Sinta isso, analise e não descarte sua intuição. Ela é poderosa.
9. Medite
Deixe o problema flutuar em sua mente. Isso vai reduzir a pressão e tensão. Permita que o problema fique ali sem que você esteja pensando, decidindo, conversando ou algum outro tipo de trabalho mental. A sua mente lhe ajudará a produzir a resposta que deseja.
10. Use a criatividade
Confie na criatividade da sua mente. Uma resposta boa surgirá de todo esse processo que inclui pensar, rezar, estruturar, afirmar, meditar. A criatividade pode ser a solução para reunir tudo que conquistou com esses momentos – e, assim, obter respostas e uma solução.
Fonte: Época Negócios
Imagem: Projetado por Jcomp – Freepik.com