Panorama WayUp

Bem vindo à nova edição do Panorama WayUp!

 

 

Buscando fornecer notícias importantes e informações úteis para os varejistas, o Panorama Way Up traz os principais assuntos e tendências do mercado, através de um resumo com os principais tópicos.

 

Confira os últimos destaques!

 

Como as constantes evoluções nos meios de pagamento afetam a experiência do consumidor

 

As evoluções nos meios de pagamento têm transformado a experiência do consumidor, que, atualmente, contam com mais opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, cartões de débito, carteiras digitais e pagamentos móveis.

 

Uma pesquisa, realizada pela Opinion Box em 2023, mostra que Pix e cartão de crédito são os métodos de pagamento mais populares no Brasil. O Pix foi escolhido por 64% dos entrevistados, enquanto o cartão de crédito por 59%.

 

Acesse a matéria completa clicando aqui.

 

Brasileiro nunca mandou tanto dinheiro para o exterior, com a facilidade das contas em dólar 

 

O número de brasileiros que enviam dinheiro para o exterior aumentou significativamente nos últimos anos. Esse aumento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a facilidade de enviar dinheiro, o aumento do interesse em investimentos no exterior e a busca por uma moeda mais estável.

 

Esse crescimento reflete um movimento que tem se intensificado no Brasil nos últimos anos, facilitado pela tecnologia, pelos avanços trazidos pelas fintechs e também por uma legislação mais amigável.

 

Para saber mais, leia a matéria na íntegra.

 

Nova carteira de identidade estará em blockchain

 

O governo federal está começando a fazer a transição do uso de API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicação) para blockchain no projeto da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

 

Doze estados aderiram ao projeto das CINs e estão fazendo a transição para o b-Cadastro. Os outros 14 estados e o Distrito Federal também vão entrar nesse processo.

 

Confira a matéria completa aqui

 

Como o varejo pode criar novas categorias e conquistar mercados?

 

A criação de novas categorias no varejo pode impulsionar o crescimento do negócio. Estas novas categorias ajudam a acompanhar os hábitos de consumo da população, que evoluem constantemente.

 

Porém, a criação de novas categorias precisa ser baseada em uma pesquisa de mercado sólida, análise das necessidades dos clientes, além de considerações sobre a viabilidade e o potencial de retorno sobre o investimento. Utilizar os dados do CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma estratégia eficaz para o varejo. 

 

Quer saber mais? Confira a matéria aqui.

 

Inadimplência cai pela primeira vez em 2023, aponta Serasa

 

O número de pessoas inadimplentes no Brasil teve, em junho, a primeira queda em 2023, aponta o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. 

 

Foram registrados 71,45 milhões de negativados, uma redução de 450 mil pessoas em relação ao mês anterior, representando uma queda de 0,63%.

 

Saiba mais sobre o assunto através da matéria completa.

 

Deflação de junho tem impacto maior na baixa renda, diz FecomercioSP

 

Enquanto os preços dos produtos consumidos pela classe E tiveram, na média, queda de 0,23%, a deflação na Classe A foi de 0,15%. Isso aconteceu porque a deflação foi puxada pelos itens que têm maior peso nos gastos das famílias de baixa renda, principalmente em alimentos e bebidas.

 

Leia a matéria completa aqui.

 

Brasil é o terceiro maior consumidor de APIs do mundo 

 

O estudo Distributed gateway actors: Evolving APIs management, da F5, aponta o Brasil como o terceiro maior consumidor de APIs em todo o mundo, ficando atrás somente da Índia e dos EUA neste quesito. Somente em 2022, foram 52,4 milhões de APIs movimentando os negócios.

 

O relatório analisa a explosão das APIs (Application Programming Interfaces) e o papel da disciplina de gerenciamento de APIs e de APIs Gateways para adicionar mais segurança e controle a esse modelo.

 

Saiba mais sobre o assunto acessando a matéria.

 

“Bancões” devem apresentar crescimento moderado de receitas no 2º tri; qualidade do crédito segue no radar

 

Os resultados dos grandes bancos da Bolsa no segundo trimestre de 2023 devem repetir as tendências das últimas temporadas. 

 

A qualidade do crédito dos bancos vai continuar no radar do investidor e a inadimplência deve continuar avançando de forma desigual entre os players. Os bancos mais expostos a clientes de renda mais baixa devem ser os mais impactados. 

 

Confira a matéria completa.