RESILIÊNCIA, A PALAVRA DE ORDEM DO MOMENTO.

Os verdadeiros líderes conseguem estimular positivamente seus liderados que neles se espelham. Resiliência também pode ser gerada pelos exemplos positivos dos líderes. Essa característica do líder resiliente, serve de modelo e reforça os valores corporativos. Isso amplia o nível de resiliência da própria companhia como um todo.

 

Os resultados das empresas são consequências dos esforços dos seus funcionários, que são o patrimônio mais precioso de uma organização. Sobre essa importância, Henry Ford disse:

“Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.”

E hoje podemos adicionar; se os colaboradores forem altamente resilientes a empresa garantirá com maior segurança sua presença e permanência no mercado.

Nas empresas que têm a presença de líderes que aprenderam a enfrentar com sucesso as crises, como elas fazendo parte das regras do jogo, encaram de frente os desafios adversos e conseguem ver oportunidade onde outros menos resilientes veem apenas perigo.

A sabedoria oriental nos mostra essa realidade:

  • A palavra Crise em chinês é formada por dois ideogramas: Perigo + Oportunidade.
  • Os verdadeiros líderes conseguem estimular positivamente seus liderados que neles se espelham. Resiliência também pode ser gerada pelos exemplos positivos dos líderes.
  • Essa característica do líder resiliente, serve de modelo e reforça os valores corporativos. Isso amplia o nível de resiliência da própria companhia como um todo.

Dessa forma, temos uma espécie de um sequenciamento cultural positivo que atua no DNA da empresa que ao longo tempo vai-se solidificando. Muitas empresas japonesas e alemãs vivem esse clima e já há um bom tempo, também está em cena as empresas da segunda maior economia do mundo; a China.

A positividade e a resiliência andam de mãos dadas.

Mas isso não vem de graça; se por um lado é importante ter atitudes positivas, elas precisam ser coerentes com a realidade em que se atua, a fim de dar firmeza aos objetivos delineados.

Para isso, a empresa precisa contar com funcionários resilientes. Eles apresentam melhor desempenho sob pressão. Não são facilmente perturbados e sempre encontram uma maneira de se concentrar e fazer mais com menos quando a situação exigir.

A resiliência é um traço que permite que os funcionários manterem a cabeça firme
mesmo que o mundo ao seu redor esteja um pouco instável.

Os funcionários resilientes são um verdadeiro trunfo para uma empresa, independente do seu ramo de atuação.

John Maxwell conferencista, que escreveu mais de 60 livros centrado principalmente em liderança tem uma frase impactante:

“As empresas são tão resilientes quanto são os seus funcionários; ou seja, os funcionários são os elos e a corrente é a empresa”.

Dessa forma fica claro que podem existir pelos menos duas maneiras de ampliar a
resiliência de uma empresa:

  1. Mudando sua cultura, a estrutura, os processos e os velhos paradigmas.Obviamente isso não é tão simples e rápido de conseguir.
    Por exemplo, ter como objetivo máximo atender às necessidades dos seus clientes e não apenas, objetivar lucros. Lucro é resultado de quem permanece no mercado e só permanece no mercado quem gera satisfação aos seus clientes.
  2. Trabalhando a resiliência dos seus colaboradores.
    Isso permite que ao revigorá-los, resulta num aceleramento do processo de upgrade da organização. Existem técnicas para isso.

Todas as empresas enfrentam crises, de todos tipos em diversas ocasiões. Algumas conseguem sair-se bem dessa situação, outras nem tanto e o mercado não perdoa. Quem perde cai fora. Essa é a lei.
Assim, cabe a empresa ter funcionários mais adaptados para esse tipo de clima.

Essa é uma das principais razões que cresce dia a dia pelas empresas, a procura por pessoas resilientes. São procuradas as pessoas que têm uma grande capacidade de adaptação e de vencer obstáculos mantendo a fé, a esperança e o bom humor e sempre preparadas para assumir novas empreitadas.

O mundo de hoje está cada vez mais nervoso, um mercado mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes que, até usam as redes sociais para comentar sobre suas satisfações ou desagrados pelas suas compras.

A acirrada concorrência, característica do sistema de livre mercado exige que os profissionais de todas as áreas consigam melhores resultados com os recursos disponíveis e às vezes bem escassos.

Esse tipo de profissional está sendo valorizado pelo seu alto nível de resiliência que permite dar retornos além dos esperados pela sua competência.

E essa crise que hoje vivemos, para ser administrada com resultados positivos precisa que as empresas tenham profissionais bem preparados e resilientes para enfrentar o clima pelo qual estamos passando hoje em dia.

Você não pode perder a oportunidade de desenvolver sua resiliência e ter essa importante característica tão procurada pelas empresas.

Existem ferramentas específicas para desenvolver sua resiliência e se destacar entre os seus pares.

Se você entendeu a importância de dar um upgrade na sua resiliência, procure desenvolvê-la. Começe isso agora!

Saia do banco do carona, assuma o volante e dirija sua vida na rota do sucesso, suportada pela sua resiliência!

Por: Elazier Barbosa

Fonte: www.administradores.com.br

Deixe um comentário