Se engana quem pensa que jovens não podem dar boas lições de vida. Apesar da pouca idade, muitos ‘jovens’ empresários são referência quando o assunto é empreender. No Brasil, duas em cada três pessoas, entre homens e mulheres na faixa etária dos 25 a 35 anos, planejam empreender nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Planejar um negócio não é uma tarefa fácil, diante de tantos desafios que essa empreitada reserva, muitos abandonam o sonho seja por falta de apoio ou mesmo por não saber onde começar. Mas essa vontade nunca passou pela cabeça do Diogo Zequini, de 24 anos, que aos 19 começou a investir na expansão do negócio familiar pelo sistema de franquias. Hoje, a Casa do Médico, referência em venda e aluguel de produtos de saúde no Rio de Janeiro, com quase 40 anos de atuação no mercado, tem seis unidades na cidade, sendo quatro lojas próprias e duas franquias.
Sabendo das dificuldades enfrentadas por ele no início da missão de empreender, Diogo Zequini separou cinco dicas fundamentais para você que quer investir no seu próprio negócio. Confira!
1 – Estude muito
Quando embarcamos nos nossos negócios acabamos deixando a prática tomar conta da teoria e isso é perigoso. Se entrarmos no automático podemos restringir nossa visão criativa, o que é determinante para uma boa performance da empresa. Leia muitos livros e revistas, pesquise sobre cases recentes do mercado e aplique no seu dia a dia.
2 – Divida bem seu tempo
Você tem que trabalhar e ainda ter tempo para fazer tudo que gosta. Não fique escravo da sua empresa. Isso comprovadamente não é sustentável a longo prazo.
3 – Torne aquilo prazeroso
Potencialize o que você ama fazer e delegue o que você não é bom ou não faz por algum motivo. Isso pode ser muito difícil no começo, pois acabamos fazendo de tudo um pouco. Mas é importante ter essa mentalidade desde sempre.
4 – Cuidado com quem você segue
Vivemos na era do like e tem muita gente popular que nunca fez nada se vendendo como quem fez tudo. Cuidado! Se guie pelos feitos e não pelos números de seguidores. Fuja dos coaches milagrosos ou de “empreendedores” que nunca empreenderam. Essa galera só vai tomar o seu tempo e em alguns casos, até o seu dinheiro.
5 – Revire a internet do avesso
Hoje temos o privilégio de ter acesso aberto a milhares de horas de conteúdo de altíssima qualidade. Desde entrevistas com pessoas incríveis até cursos inteiros de universidades como a de Harvard. Trace um objetivo, faça uma curadoria, monte uma playlist e caia dentro. O retorno será instantâneo.
Fonte: Varejista