Bem-vindo ao Panorama WayUp Brasil!
Publicado mensalmente, o Panorama WayUp Brasil trará informações importantes para os profissionais do varejo sobre as notícias e tendências do setor. Aqui, você receberá as principais informações para acompanhar os desejos e as necessidades do seu público e muito mais.
Quer um jeito melhor de oferecer uma excelente experiência de compra aos clientes e alavancar as vendas? Confira nosso resumo de notícias e saiba o que fazer.
Nesta primeira edição, publicada em janeiro de 2023, alguns dos temas presentes são inteligência artificial, data analytics, liderança feminina e experiência do cliente.
Apenas 30% dos contact centers do varejo utilizam IA no atendimento ao consumidor
Cada vez mais presente no dia a dia, a Inteligência Artificial (IA) ainda não é recorrente nos contact centers, que podem aproveitar a ferramenta para fornecer experiências de compra cada vez mais personalizadas.
O dado é de um estudo realizado pela Talkdesk, e mostra que os contact centers estão na contramão da tendência de omnicanalidade, ou seja, da utilização de diferentes canais, como site, loja física e redes sociais, para comunicar e atender clientes.
Fica a provocação para os negócios do varejo, pois o mesmo estudo indica que empresas com melhora nas pesquisas de satisfação apresentaram um aumento significativo na receita, de 40% nos últimos 24 meses. E esse indicador sofre influência da omnicanalidade.
Confira a matéria completa, aqui.
Investimentos em CVC aumentam em nível global
Dados de 2021 mostram que foram registradas cerca de 2 mil transações no mundo em CVC, com valores acima de US$ 57 bilhões. O número corresponde a 25% dos recursos globais destinados às startups.
O Corporate Venture Capital (CVC) nada mais é que uma troca entre as empresas investidoras e aquelas que recebem os recursos. Neste tipo de relação, a primeira apoia e alavanca as companhias presentes em seu portfólio, em troca de elementos que contribuam para a sua vantagem competitiva.
A prática também é tendência no Brasil: por aqui, houve um recorde de US$ 3,5 bilhões captados por startups nacionais em 2021, tornando o país mais ativo do ecossistema de inovação da América Latina. Os valores foram levantados em uma pesquisa da Harvard Angel Brasil.
Confira a matéria completa, aqui.
Leia também: 7 tendências para o comércio varejista em 2023
Democratização e governança de dados são tendências para 2023
Há uma grande preocupação com o uso dos dados pelas empresas, segundo uma pesquisa realizada pela startup brasileira triggo.ai.
Entre as tendências do ano que começa, destaca-se a democratização de dados, com o uso dessas informações não mais limitado aos profissionais de TI, mas circulante em todas as áreas da organização.
Outras questões também são consideradas relevantes, como a expansão da Inteligência Artificial nas tomadas de decisões das empresas, a otimização de recursos de Data Analytics e a governança de dados.
Confira a matéria completa, aqui.
Retenção de talentos e cibersegurança preocupam lideranças femininas brasileiras
O tema das tecnologias disruptivas é outra questão que chama a atenção das mulheres brasileiras em cargos de liderança, segundo pesquisa da KPMG.
Entre as soluções apontadas para esses problemas, estão agregar valor ao que é ofertado aos profissionais, atrair e reter pessoas (respondido por 34% das entrevistadas), expandir a digitalização para todas as áreas operacionais (23%) e aprimorar a resiliência em segurança cibernética (16%).
Elas também apontaram a importância da Governança Corporativa, Social e Ambiental (em inglês, Environmental, Social and Corporate Governance, o ESG), mas 30% considera que os relatórios de desempenho referentes a ele ainda não têm o mesmo rigor dado às divulgações das demonstrações financeiras.
Confira a matéria completa, aqui.
IA, Machine Learning e outras tecnologias devem pautar CX neste ano
Não é surpresa para ninguém o desafio de proporcionar experiências personalizadas, rápidas e inovadoras a clientes e funcionários.
Pensando nisso, a Medallia fez uma lista de tecnologias que podem auxiliar nesse processo. Nela, estão incluídas: IA, machine learning, chatbots e assistentes virtuais, redes sociais e dispositivos móveis, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e tecnologia blockchain.
Confira a matéria completa, aqui.
Microsoft anuncia dois novos recursos em nuvem voltados para o varejo
Profissionais do varejo físico terão dois novos recursos em nuvem da Microsoft à sua disposição.
O Smart Store Analytics oferecerá análises dos perfis e hábitos dos consumidores de lojas físicas e será focado na otimização de layout, recomendação de produtos, posicionamento de prateleiras e estoque, além de melhor experiência para o consumidor.
O Store Operations Assist, por sua vez, auxiliará os vendedores a aprimorarem o atendimento e o envolvimento com os clientes. A ferramenta fornecerá acesso, em uma única tela, a todas as atividades operacionais do dia a dia e permitirá à liderança da loja gerenciar essas atividades com análises baseadas em painéis.
Confira a matéria completa, aqui.
Leia também: Como atrair clientes com as melhores opções de pagamento?
Home office e jornadas flexíveis são realidade para 75,3% das empresas
As jornadas de trabalho mais flexíveis vieram para ficar. Segundo um estudo da Great Place To Work, 75,3% das empresas já oferecem algum tipo de flexibilidade aos colaboradores.
Dentre os regimes de trabalho, os mais citados foram o home office (68,4%), o trabalho híbrido (64,3%) e cargas horárias flexíveis (51,7%).
Há também uma preocupação em relação aos benefícios para a saúde mental dos trabalhadores, já que 22,5% das empresas afirmaram oferecer algum tipo de terapia online a seus funcionários.
Confira a matéria completa, aqui.
Marcas voltam a abrir lojas físicas em shopping centers
Apenas no primeiro trimestre de 2022, houve 1.419 marcas investindo nesse tipo de empreendimento, 16,2% a mais que no mesmo período do ano anterior.
As marcas que mais apostaram nas lojas em shoppings foram Natura, Magic Candies e Touti Cosmetics. Os segmentos mais observados nesse movimento de expansão foram o de alimentação e bebidas (26%), seguido por vestuário (20%) e artigos para o lar, decoração e presentes (6%).
Os números são do estudo “Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Confira a matéria completa, aqui.
Saiba como a WayUp Brasil pode ajudar o seu negócio
A WayUp Brasil oferece soluções de crédito específicas para as necessidades dos seus clientes, tornando a experiência deles mais personalizada.
O WayCard Crédito e WayCard Fidelidade proporcionam diversos benefícios para a sua loja. Confira alguns deles:
- Condições de parcelamento diferenciadas;
- Maior fidelização dos clientes;
- Assertividade na liberação de crédito com machine learning;
- Isenção de taxas sobre as vendas;
- Implementação rápida totalmente online;
- Aumento do poder de compra e gestão de cobrança.
Acompanhe os Panorama WayUp Brasil e fique por dentro das principais notícias para tornar a experiência do seu cliente cada vez melhor.