Ponto de venda: 7 dicas de merchandising

7 dicas de merchandising para ponto de venda
Lojistas podem atrair novos clientes e melhorar a experiência dentro da loja a partir de técnicas de marketing no ponto de venda.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A exposição de produtos no ponto de venda (PDV) é uma importante estratégia utilizada pelo lojista para fazer com que o espaço se torne atraente para o consumidor. O objetivo é aumentar o número de vendas e, consequentemente, a rotatividade dos produtos estocados, dois grandes desafios para o comerciante. Para garantir um PDV organizado, atraente e bem estruturado, são utilizadas técnicas de merchandising — indispensáveis para tornar essa exposição mais eficaz. Veja a seguir o que é merchandising e como aplicá-lo dentro do seu estabelecimento comercial.

O que é merchandising

Merchandising é um conjunto de ações criadas e aplicadas pelo lojista em um ponto de venda com o objetivo de organizar a exposição de mercadorias e atrair mais clientes para a efetivação da compra.

As técnicas de merchandising envolvem a escolha correta do produto a ser exibido, a forma com que ele é apresentado ao cliente, a quantidade ideal de itens e o tempo de exposição, além de uma boa divulgação do preço da mercadoria.

Quando falamos em merchandising sempre associamos sua prática a um conceito muito comum e atual: o marketing. E, de fato, eles se relacionam. 

Podemos definir o marketing como uma atividade que busca entender o desejo do cliente, oferecer uma melhor experiência de consumo e, com isso, aumentar as vendas e o faturamento de um negócio.

Em outras palavras, o marketing torna um produto ou serviço mais atraente, fidelizando os clientes atuais e capturando outros por meio de suas estratégias.

Sabendo disso, concluímos que as técnicas de merchandising fazem parte do plano de marketing que, por sua vez, é indispensável em qualquer empresa.

Dica: 10 tendências e inovações no varejo brasileiro

7 dicas de merchandising no PDV 

Em um PDV, o merchandising tem a função de deixar a loja mais organizada, chamativa, planejada e atraente, proporcionando uma boa experiência de consumo para o cliente. Essas características podem influenciar diretamente na sua tomada de decisão e na escolha daquela loja, produto ou marca em detrimento de outras opções.

Veja a seguir algumas dicas eficientes que vão ajudar a aplicar o merchandising na prática.

Invista em estímulos sensoriais 

As pessoas são extremamente sensoriais, por isso essa característica deve ser explorada na hora de pensar nas suas estratégias de divulgação de produtos no ponto de venda. 

Já parou para analisar o quanto aquela música ambiente envolve e deixa as suas compras mais agradáveis ou divertidas? Pode ser uma boa alternativa para a sua loja estimular a audição do seu cliente e deixá-lo mais relaxado no momento da compra.

A visão é um dos estímulos sensoriais mais utilizados em ações de merchandising e traz sempre excelentes resultados. Portanto, capriche na organização e disposição dos produtos, simulando situações ou utilizando objetos que se relacionam com o produto ou o tema em questão. 

Já para ativar o paladar, oferecer a degustação de produtos também é uma boa alternativa, se houver essa possibilidade.

O olfato pode ser estimulado com aromas exclusivos da sua empresa para deixar o ambiente com um cheirinho mais gostoso e cheio de personalidade. Supermercados que vendem itens de padaria, por exemplo, também se beneficiam dessa estratégia, que é sempre bem aceita. 

Por fim, temos o tato. Quando o cliente toca em um produto, aumentam as chances daquela compra acontecer. Isso porque esse sentido também interfere no poder de decisão do consumidor. 

Incentive a compra por associação (cross-merchandising

O cross-merchandising nada mais é do que o posicionamento estratégico de produtos que se complementam, facilitando a escolha e a compra do cliente.

Posicionar as garrafas de café perto dos pacotes de café e colocar as caixas térmicas no mesmo setor das cervejas são alguns exemplos da técnica . É uma maneira de expor produtos que o cliente talvez nem soubesse que estavam no estabelecimento ou não lembrava que precisa comprar.

Destaque as promoções 

Uma estratégia muito comum e que sempre traz muitos resultados em merchandising é a promoção. Contudo, não basta baixar o preço de um produto. É fundamental fazer com que todos saibam da redução.

Para isso, a divulgação deve ser feita por meio de cartazes, anúncios, encartes e, claro, uma boa organização e destaque no ponto de venda.

Ofereça amostra grátis 

As amostras grátis são úteis em vários sentidos. Elas permitem que o cliente faça uma apreciação prévia daquele produto, o que pode definir uma compra. Além disso, os brindes sempre são bem-vindos e cativam o consumidor.

O lojista pode investir em miniaturas do produto original ou pequenas porções para degustação. O voucher de descontos também é uma alternativa interessante, aliás, muito bem aceita pelo cliente e que eleva o número de compras.

Aproveite as datas comemorativas 

Datas comemorativas que geram um grande consumo, como dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças, carnaval e festas de final de ano, são momentos que vale a pena explorar no desenvolvimento do calendário sazonal.

Pense em uma decoração temática para cada uma delas, sempre com foco em valorizar os seus produtos

Outra dica é investir em eventos e festas regionais que vão estreitar a sua relação com o público local. Apostar em inovação e criatividade também é válido para fugir do comum e se destacar da concorrência. 

Treine sua equipe 

Tão importante quanto pensar em ações de merchandising para o ponto de venda é qualificar a equipe de trabalho, especialmente aquela que mantém contato direto com o cliente. Faça com que todos saibam das ações que estão acontecendo e possam tirar as dúvidas que surgirem, primordial para que uma compra seja efetivada.

Praticar o storytelling também é uma medida com excelentes resultados. A técnica consiste em contar histórias para atrair e encantar o consumidor, com uso de personagens e narrativas que possam persuadi-lo a efetuar determinada compra. 

Persuasão, contudo, não é sinônimo de enganação. É uma questão de convencimento com utilização das qualidades da empresa, marca ou produto para ganhar a confiança do cliente.

Dica: 6 vantagens do cartão de loja para pequenos varejistas

Monitore suas ações 

Sempre que algum projeto é executado é importante monitorar o seu desempenho para verificar se os resultados estão dentro do esperado. Quando o lojista não faz esse tipo de análise, dificilmente consegue saber se está no caminho certo.

Faça um relatório de como estão as vendas atualmente e, depois de praticar as novas ações de merchandising, verifique novamente qual foi a evolução. Com esses dados em mãos, é possível traçar novas estratégias e descartar aquilo que não surtiu efeito.

Como montar uma boa vitrine?

Por ser considerada o cartão de visita da sua loja, a vitrine merece destaque especial nas estratégias de merchandising no ponto de venda. Ela deve causar um impacto positivo no cliente, uma boa impressão e atrair a sua atenção.

Aproveite esse espaço para apresentar produtos novos, aqueles mais buscados no momento e também os mais vendidos. Tenha o cuidado de fazer combinações harmônicas entre os itens, pois as chances de vender aumentam.

Preze também pela organização, boa disposição dos objetos e faça a renovação do cenário com frequência para manter o consumidor interessado.

Fidelize seus clientes com a WayUp

Para atrair mais clientes, fidelizar os já existentes e aumentar o número de vendas, conte com parcerias que oferecem soluções eficientes para a sua loja e para o seu público. 

A WayUp oferece o cartão private label para lojistas que buscam melhorar o desempenho do seu negócio. Confira algumas vantagens:

  • Análise de crédito com tecnologia de ponta – machine learning;
  • Isenção de taxas sobre as vendas;
  • Aumento do poder de compra dos consumidores;
  • Melhora do relacionamento com clientes.

Conheça o WayCard e aproveite os benefícios para o seu negócio