Como a inteligência artificial e a análise preditiva podem ajudar na liberação de crédito

Análise para liberação de crédito
Você já se perguntou em quais informações as instituições se baseiam na hora da liberação de crédito e onde elas buscam essas informações? A resposta está na análise preditiva e no uso da inteligência artificial. Vamos saber como isso funciona na prática?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A liberação de crédito é uma estratégia comum e bastante eficiente utilizada pelo lojista para atrair e fidelizar clientes. Ao mesmo tempo que amplia o poder de compra do consumidor, o acesso ao crédito também eleva as vendas do estabelecimento. 

Entretanto, para se proteger de casos de inadimplência, o lojista precisa estudar o histórico do cliente antes de conceder o crédito. Para isso, são utilizadas ferramentas como a inteligência artificial e a análise preditiva, duas estratégias modernas de gestão que auxiliam na análise de dados e orientam o lojista na oferta do serviço. É sobre essas técnicas que vamos falar a partir de agora.  

O que é análise preditiva? 

Você já deve ter se deparado com uma oferta de empréstimo, cartão de crédito, financiamento e outros serviços similares que são acompanhados da seguinte condição: “Sujeito à análise de crédito”.

A análise de crédito é uma avaliação utilizada pela instituição financeira com o histórico do cliente, a fim de verificar se ele possui um bom histórico financeiro, pagando as contas em dia e evitando o acúmulo de dívidas.

A análise preditiva é uma ferramenta usada na avaliação de dados com o objetivo de prever o comportamento do consumidor que solicita o crédito, com base em dados e históricos de pessoas com perfis semelhantes.

Dica: Política de crédito: saiba a importância e como criar

Para isso, utiliza relatórios, dados estatísticos, pesquisas, históricos de compras e pagamentos dos consumidores, gerando uma avaliação completa com resultado positivo ou negativo. 

Vale lembrar que a análise preditiva não faz suposições e nem adivinhações. São feitas projeções com base em estudo de comportamentos repetitivos e associação de dados. 

Inteligência artificial e liberação de crédito 

Nos últimos anos, a liberação de crédito para pessoas físicas e jurídicas se tornou mais simples devido a alguns fatores. Dentre eles, podemos citar a competitividade entre instituições financeiras, como as fintechs, e o uso de tecnologias, como a inteligência artificial (IA), para avaliar as condições reais do cliente ser um bom pagador. 

Inteligência artificial (IA) é a capacidade atribuída a alguns dispositivos eletrônicos que faz com que eles ajam e pensem como um ser humano. Utilizando algoritmos e demais técnicas, esses equipamentos conseguem simular o pensamento, a inteligência e a capacidade de análise de um indivíduo.

É uma tecnologia que está no topo da quarta revolução industrial, gerando impactos em todos os setores, automatizando processos, reduzindo falhas na execução de tarefas e aumentando a eficiência de máquinas e equipamentos. Vamos conhecer agora os dois principais conceitos da IA.

Big Data 

O Big Data é um grande conjunto de informações disponíveis nos bancos de dados de várias empresas. Elas podem ser acessadas e avaliadas por outras organizações para a obtenção de resultados específicos, como o perfil do consumidor em relação às suas experiências de consumo. 

Com essas informações em mãos, as instituições financeiras e lojas, responsáveis pela liberação de crédito, definem o perfil do cliente e decidem se é vantajoso ou arriscado conceder empréstimos e cartões de crédito, por exemplo. 

Machine learning 

Machine learning é uma das áreas da inteligência artificial em que as máquinas são ensinadas a desempenhar determinadas tarefas, produzindo resultados personalizados a partir da análise de um conjunto de informações expostas ao equipamento.

Além de um comportamento inteligente, essas máquinas conseguem reagir a ações inesperadas, projetar cenários com mais precisão e executar atividades consideradas complexas, sempre se baseando em um histórico de tarefas já realizadas.

Então, é possível saber como e por que o cliente tomou determinada decisão, quais são suas preferências e quais comportamentos ele tende a repetir, informações primordiais para definir um perfil de consumo.

Benefícios da análise preditiva e inteligência artificial 

E na prática, o que a análise preditiva e a inteligência artificial podem fazer pela sua empresa? Vamos conhecer alguns benefícios dessas tecnologias para a gestão de crédito da sua loja.

Redução da inadimplência 

Driblar a inadimplência é um grande desafio para o lojista ao fazer a liberação de crédito. Com a análise preditiva e a inteligência artificial, o risco de calote diminui porque o gestor vai conhecer o perfil do consumidor e determinar regras mais rígidas para a concessão de crédito, além de taxas para cobrir um possível atraso nos pagamentos.

Agilidade nos processos de avaliação 

Com uso da IA e da análise preditiva, os resultados das avaliações ficam prontos mais rápido, sem ocupar o tempo do cliente ou do funcionário encarregado. A agilidade atrai os clientes que desejam fazer a solicitação, sem ter que passar por  procedimentos demorados.

Aprendizagem sobre clientes 

A análise preditiva e a inteligência artificial emitem um relatório personalizado com cada ação desempenhada pelo consumidor, como seus hábitos, histórico de compras, pagamentos e tendências de consumo.

Com esses dados, é possível formar um banco de informações expressivo e muito valioso, que vai ajudar o gestor a conhecer e aprender mais sobre o seu público, as pessoas que compram o seu produto.

Dica: 6 vantagens do cartão de loja para pequenos varejistas

Personalização de ofertas 

Saber para quem a sua loja vende é fundamental para traçar estratégias de fidelização e captação de novos clientes. Como vimos no tópico anterior, as ferramentas tecnológicas permitem um conhecimento prévio e aprofundado do seu público, como as suas preferências, por exemplo. 

Com essa segmentação, é mais fácil planejar e implementar ações e estratégias para atrair o consumidor para a sua loja.

A personalização de ofertas, por exemplo, é uma prática eficiente quando você sabe para quem aquela ação de marketing é direcionada.

Aumento das vendas 

Por fim, como resultado de todos os outros benefícios citados, temos o aumento das vendas da sua loja, o objetivo que todos desejam. As vendas serão potencializadas a partir de dois pontos importantes.

O primeiro deles é a própria liberação de crédito, agora mais ágil e menos arriscada. Com esse benefício, o cliente vai comprar mais. 

O segundo ponto é o direcionamento assertivo e personalizado das ofertas e estratégias, com base nas informações capturadas pelas ferramentas de inteligência artificial. Atraindo o cliente certo, as chances de conquistá-lo de vez são bem maiores.

Melhore seu serviço de crédito com a WayUp

A liberação de crédito é uma estratégia de gestão muito valiosa e importante, mas que precisa ser feita com muita atenção pelo lojista para reduzir o risco de inadimplência. Com uso da inteligência artificial e da análise preditiva, é possível conceder crédito com menor risco.

A WayUp é uma administradora de meios de  pagamentos com serviços diversos para o lojista, como cartão de crédito próprio, programa de fidelidade, clube de vantagens e muito mais. Nós utilizamos tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Biometria Facial. Confira alguns benefícios:

  • Assertividade  na liberação de crédito com machine learning;
  • Isenção de taxas sobre as vendas;
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Aumento do poder de compra. 

Visite o site da WayUp e saiba mais sobre nossos serviços.