Panorama WayUp Brasil – Edição #2

Bem-vindo à segunda edição do Panorama WayUp Brasil!

Este resumo de notícias tem como objetivo manter você, profissional do varejo, atualizado sobre as principais tendências e novidades do setor.

Nesta edição, publicada em fevereiro de 2023, trazemos tendências do varejo, como o phygital e o direct to consumer. Apontamos também alguns temas-chave quando o assunto é cibersegurança e boas notícias para o mercado de shopping center, que deve bater recorde de vendas neste ano.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

Phygital e Direct to consumer ganham cada vez mais destaque no varejo atual 

Ocorreu em janeiro a NRF, um dos maiores eventos do varejo no mundo. Um assunto que ganhou destaque foi o phygital, experiência do consumidor que une o universo físico ao digital. 

Sobre esse tema, Romeo Bonadio Júnior, diretor da Hugo Boss no Brasil, destacou o aumento do ticket médio e uma maior oportunidade de negócios com a criação do site e a presença nas redes sociais. No futuro, ele prevê a presença de telas interativas nas lojas físicas, como continuação do phygital.

Outro tema bastante discutido foi o direct to consumer (“direto ao consumidor”, em português), que se refere à prática de vender produtos diretamente ao cliente, sem o uso de intermediários.

Se o varejo tradicional costuma passar pelo modelo Produtor > Atacadista > Distribuidor > Varejista > Consumidor, a otimização desse processo pode significar a maximização do lucro.

Confira a matéria completa aqui.

Forcepoint indica tendências em cibersegurança para ficar de olho em 2023 

Em novo relatório, a Forcepoint listou cinco tendências em cibersegurança para este ano. A primeira é a crise de identidade, com a maior incidência de criação de perfis falsos para a aplicação de golpes online. 

A empresa de software também menciona riscos internos, com a migração para o trabalho remoto (ou esquemas híbridos), desinformação e erros técnicos, além da padronização de soluções no enfrentamento ao cibercrime.

Ela também prevê um futuro multinuvem, apesar de apontar a necessidade da lógica de hardware, com equipamentos físicos disponíveis para o armazenamento de infraestruturas críticas.

Confira a matéria completa aqui.

Leia também: Cliente satisfeito: como melhorar a satisfação do consumidor

Cartão de crédito novo é prioridade para dois a cada dez brasileiros em 2023 

O Serasa realizou uma pesquisa para entender os principais benefícios desejados pelos consumidores em relação ao cartão de crédito e as principais motivações para trocá-lo.

O estudo mostrou que a maior parte dos brasileiros (61%) teria apenas um cartão de crédito, se ele oferecesse todos os benefícios desejados.

Apesar disso, 19% esperam fazer novos cartões de crédito ainda neste ano. Dos entrevistados, 14% procuram por uma opção com programas de pontos para conseguir recompensas.

Confira a matéria completa aqui.

Valor do frete faz 75% dos brasileiros desistirem de compras online 

A terceira edição da State of Search Brasil, realizada em parceria com a Opinion Box, aponta que cerca de 70% dos consumidores pesquisam no Google antes de realizar qualquer compra.

A pesquisa mostrou que 75% dos usuários desistem da compra por causa do valor do frete e 74% por não confiarem no site. Além disso, 65% dos entrevistados não finalizam a compra por causa da ausência de informações sobre o produto.

Os canais mais utilizados para a busca são: Google, YouTube, o próprio site das empresas e Instagram, sendo o último a rede social mais utilizada para realizar compras.  

Confira a matéria completa aqui.

Como atender às expectativas da Geração Z via Contact Center? 

Nascidos entre os anos 1990 e 2010, os integrantes da Geração Z esperam, cada vez mais, facilidade e conveniência no ato da compra. Uma boa experiência nos canais digitais é fundamental para esse público. 

Segundo pesquisa da Talkdesk, 58% dos Boomers (nascidos entre as décadas de 1940 e 1960) preferem utilizar o telefone para serviços ao cliente, contra 24% da Geração Z.

Um bom caminho apontado para atender às expectativas dessa geração é a utilização de um contact center, baseado na nuvem e equipado com tecnologia de Inteligência Artificial.

Confira a matéria completa aqui.

Compra recorrente X Lojas físicas: oportunidades ou perdas para supermercados? 

Um levantamento da Linx apontou, na última semana de 2022, um aumento de 33% nas compras realizadas via e-commerce em supermercados em relação ao mesmo período do ano anterior.

O aumento da taxa em um cenário pós-pandêmico é explicado como consequência do recurso de compras recorrentes, em que diversos itens de necessidade básica já são incluídos no carrinho de forma programada.

Segundo o E-Shopper Barômetro 2021, 50% de todas as compras feitas no varejo online são de compradores recorrentes.

Confira a matéria completa aqui.

ESG na logística: como integrar os pilares ao processo? 

A RoutEasy desenvolveu um software que oferece tecnologia e Inteligência Artificial para o planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entrega, coletas e serviços de campo.

A empresa investe na aplicação do ESG na logística. A sigla refere-se a Environmental, Social and Corporate Governance (em português, Governança Ambiental, Social e Corporativa).

A otimização de rotas, por exemplo, pode auxiliar na redução da pegada de carbono. A tecnologia pode servir a favor dos trabalhadores do setor, com o controle da jornada laboral do motorista ou na transparência das informações da empresa.

Confira a matéria completa aqui.

Leia também: O cartão private label pode ser uma nova fonte de receita e rentabilidade

Vendas nos shoppings devem crescer 14,6% neste ano, projeta Abrasce 

A Associação Brasileira de Shopping Centers projeta um faturamento de R$ 219,8 bilhões para 2023.

Se os números forem concretizados, o valor ultrapassará os R$ 192,8 bilhões de 2019, último ano antes da pandemia, e representará um novo recorde para o setor.

Os números de 2022 já eram positivos, com um aumento das vendas em 20,5%, desempenho 13,8% maior daquele projetado para o período pela Abrasce. 

Confira a matéria completa aqui.

Saiba como a WayUp Brasil pode ajudar o seu negócio 

A WayUp Brasil é uma fintech que oferece soluções de crédito específicas para as necessidades dos seus clientes, tornando a experiência de compra mais personalizada e aumentando o faturamento do seu negócio.

O WayCard Crédito e Fidelidade proporcionam diversos benefícios para a sua loja. Confira alguns deles:

      • Condições de parcelamento diferenciadas;

      • Maior fidelização dos clientes;

      • Assertividade na liberação de crédito com machine learning; 

      • Isenção de taxas sobre as vendas; 

      • Implementação rápida totalmente online;

      • Aumento do poder de compra e gestão de cobrança.

    Acompanhe as próximas edições do Panorama WayUp Brasil e fique por dentro das principais notícias para melhorar o desempenho do seu negócio.