Panorama WayUp Brasil – Edição #3

Bem-vindo ao Panorama WayUp Brasil!

Este resumo de notícias é publicado mensalmente para manter você, profissional do varejo, atualizado sobre as principais novidades do setor.

Neste mês, destacamos as repercussões do aumento das taxas cobradas nas operações de crédito e débito nas maquininhas, os benefícios do cartão de loja e o conceito de varejo hiperfísico.

Pontuamos também um exemplo de loja que priorizou a experiência do cliente e os aprendizados com o mercado do varejo dos Estados Unidos.

Continue lendo para saber mais!

Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado

Consumidores que utilizam cartões de supermercados ou de atacados tendem a gastar 20% mais que aqueles que optam por outras formas de pagamento. 

É o que aponta uma pesquisa realizada pela NielsenIQ. O relatório, que considera 4 milhões de lares do Sudeste e do Sul do país, ainda indica maior propensão desses clientes a ir mais vezes ao supermercado, com um ticket médio 9,7% mais alto. Além disso, 38,7% dos domicílios pesquisados parcelam as compras no cartão da loja, o que resulta na fidelização do cliente.

Confira a matéria completa aqui.

Aumento nas taxas de maquininhas pode prejudicar o varejo brasileiro?  

As taxas cobradas em operações de cartões de crédito e débito em maquininhas voltaram a subir no Brasil. Essa é a primeira vez que isso ocorre em seis anos, com altas de 2,1% para 2,8% em operações de crédito e de 1,3% para 1,6% em operações de débito.

Com o provável repasse do valor desse custo aos consumidores, a tendência é que os clientes busquem por formas de pagamento alternativas, como o PIX.

Mesmo assim, o brasileiro ainda é bastante apegado ao cartão de crédito. Daqueles que o utilizam, cerca de 70% possui três ou mais cartões, segundo levantamento do Serasa. É esperado que o varejo crie soluções para atender esse público.

Confira a matéria completa aqui.

Leia também: O cartão private label pode ser uma nova fonte de receita e rentabilidade

A hora e a vez do varejo hiperfísico

Nas discussões mais recentes sobre o futuro do varejo, um termo tem ganhado espaço: o varejo hiperfísico. Ele corresponde à transformação das lojas físicas em “hubs de conexão” entre marcas e pessoas. 

A tendência busca o “impacto sensorial, por meio da provocação de sentidos e fluidez de formatos”, segundo Camila Salek, fundadora e diretora de inovação da Vimer Retail Experience.

Confira a matéria completa aqui.

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir – e até comprar

Com foco na experiência das crianças, uma loja-conceito de brinquedos foi montada na 39ª Feira Internacional de Brinquedos, maior evento do setor na América Latina.

O ambiente, decorado com o tema “circo”, foi pensado para a diversão dos pequenos, com design apropriado e considerando a sua altura. Os sons, doces e brincadeiras presentes eram do universo lúdico. 

Os brinquedos, por sua vez, estavam fora das embalagens originais, convidando as crianças para que interagissem com eles e se divertissem.

Confira a matéria completa aqui.

Consumidores querem ter experiências de compra no online iguais ou melhores do que nas lojas

Apenas 6% dos consumidores garantem que suas experiências online são relevantes, apesar da grande migração das empresas do varejo para o digital.

É o que aponta o relatório anual da Coveo Solutions Inc. O documento ainda registrou que, para 93% dos pesquisados, as experiências digitais precisam ser, no mínimo, iguais ou melhores que as das lojas físicas.

Para mais de 50% dos entrevistados que compram online, valeria a pena pagar mais por um produto se fosse possível encontrá-lo com apenas alguns cliques. Já 69% das pessoas, por outro lado, estariam dispostas a desembolsar mais por algo com valor agregado que melhorasse a sua experiência de compra.

Confira a matéria completa aqui.

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA 

O varejo brasileiro tem muito o que aprender com o americano. É o que afirma o  Consumidor Moderno, que esteve recentemente em dois grandes eventos internacionais do varejo: o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, e a NRF 2023: Retail’s Big Show, em Nova York. 

Entre os aprendizados, está a capacidade e a naturalidade de relacionar investimentos à geração de valor para a marca, como faz a Chobani, número 1 de iogurte grego nos EUA.

Outro ponto a ser considerado é a clareza para desenvolver e comunicar estratégias, mesmo em cenários adversos. Como exemplo, citam o desenvolvimento de atividades para enfrentar a diminuição do potencial de compra causada pela alta da inflação no país.

Confira a matéria completa aqui.

2023 trará novos tipos de marketing conectado a pessoas e suas emoções 

Conexão entre negócios, pessoas e suas emoções, evolução da análise de dados e surgimento de novos tipos de marketing graças a novas tecnologias.

Essas são três tendências para 2023 segundo líderes da WPP, multinacional britânica de publicidade e relações públicas.

No marketing, os profissionais ainda destacam a diversidade nas equipes, com políticas internas de inclusão, e o posicionamento pela igualdade social.

Confira a matéria completa aqui.

Leia também: Como a experiência omnichannel transformou o varejo

Por que o marketing multicanal é imprescindível para o sucesso na internet 

Se vender é se comunicar com pessoas, é preciso estar onde elas estão. E que lugar é esse senão em seus smartphones?

Esse é o raciocínio de Rejane Toigo, produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing.

Ela diz não conseguir vislumbrar uma empresa que, no presente, tenha um crescimento sustentável sem digitalizar alguma parte do seu processo comercial, e que mesmo um negócio físico precisa estar na internet.

Confira a matéria completa aqui.

Saiba como a WayUp Brasil pode ajudar o seu negócio

Agora que você já está atualizado sobre as principais notícias do varejo de março conheça as soluções da WayUp Brasil, uma fintech que oferece meios de pagamento personalizados para a sua loja.

O WayCard Crédito e Fidelidade proporcionam diversos benefícios para a sua loja, como sistema totalmente online que independe de maquininhas, condições de parcelamento diferenciadas, maior fidelização dos clientes e assertividade na liberação de crédito com machine learning. 

Acompanhe as próximas edições do Panorama WayUp Brasil e fique por dentro das principais notícias para melhorar o desempenho do seu negócio.

Isso vai fechar em 0 segundos