Panorama WayUp Brasil – Edição de Abril

Bem-vindo a mais uma edição do Panorama WayUp Brasil!

Nosso resumo de notícias visa manter você, profissional do varejo, informado sobre as principais novidades do setor que podem impactar direta ou indiretamente o seu negócio.

Neste mês de abril, falamos sobre o impacto dos setores de serviços e bens duráveis nas vendas do varejo e o crescimento do desempenho na Páscoa. Além disso, também trazemos dicas sobre fidelização de clientes e estratégias de exposição em supermercados.

É só seguir a leitura para ficar por dentro de todas as novidades!

Setores de serviços e bens não duráveis puxam vendas do varejo em março

As vendas do varejo apresentaram um crescimento de 7,3% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse crescimento, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), foi puxado pelos macrossetores de serviços e bens não duráveis, que cresceram, respectivamente, 9,8% e 9,4%.

No setor de serviços, o destaque do crescimento ficou por conta do segmento de turismo e transporte, enquanto o segmento de drogarias e farmácias foi o destaque do setor de bens não duráveis.

Confira a matéria completa aqui.

Puxado pelo desempenho dos supermercados, varejo cresce 4,6% na Páscoa

O segmento de supermercado, graças aos produtos de Páscoa, impulsionou as vendas do varejo durante o período. Em relação à Páscoa de 2022, por exemplo, as vendas cresceram 4,6% neste ano no país, sendo que os supermercados tiveram alta de 21,7% e o varejo especializado, como chocolaterias, docerias e confeitarias, cresceu 4,9%. 

As vendas deste ano, inclusive, foram 30,5% maiores do que as vendas do mesmo período de 2019, o ano pré-pandemia, comprovando que o consumidor brasileiro voltou com tudo a fazer compras em lojas físicas. O Sul foi a região de destaque neste crescimento, especialmente os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Confira a matéria completa aqui.

Dica: 6 gatilhos mentais para vendas incríveis

64% dos brasileiros não têm marcas preferidas. Como driblar estatística e fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio, mas não é tarefa fácil. A pesquisa Think Consumer Goods, realizada pela Offerwise e divulgada em março deste ano, mostra que 64% dos consumidores brasileiros não são fiéis a nenhuma marca específica. Esse índice é ainda maior (65%) entre os jovens da Geração Z.

Esse cenário reforça a importância das empresas adotarem estratégias específicas para manter a fidelidade dos clientes. Superar as expectativas, dar atenção ao atendimento, antecipar problemas e especializar-se em seu nicho de negócio são fatores que, segundo especialistas, podem fazer a diferença na hora de fidelizar o consumidor.

Confira a matéria completa aqui.

Brasil é o 2º país com mais transações em tempo real no mundo, indica ACI Worldwide

De acordo com o relatório Prime Time for Real-Time de 2023 publicado pela ACI Worldwide em parceria com a GlobalData, o Brasil realizou 29,2 bilhões de transações em tempo real no ano passado, o que representa 15% de todas as transações internacionais em tempo real realizadas no mundo. À frente do país está apenas a Índia, responsável por 46% de todas as transações, atingindo 89,5 bilhões de transações em tempo real em 2022.

De acordo com especialistas, o que impulsionou o crescimento de quase 230% em relação às transações em tempo real realizadas no Brasil em 2021 foi o Pix, sistema de pagamento implantado há dois anos no país. Ainda segundo especialistas, os pagamentos em tempo real eliminam os atritos dos pagamentos, contribuem para maior liquidez e podem aumentar a fidelidade do cliente.

Confira a matéria completa aqui.

Vendas podem depender das estratégias de exposição em supermercados

Você sabia que organizar mercadorias de maneira eficiente pode aumentar o ticket médio de vendas nos supermercados? Uma forma de alcançar esse aumento, por exemplo, é facilitar o acesso dos consumidores aos produtos de uma determinada marca, colocando-os em destaque na loja.

Já existem empresas especializadas em apoiar os supermercados nesse sentido, com cases de crescimento médio de 25% nas vendas.

Confira a matéria completa aqui.

Consumo 5.0: como se adaptar ao novo perfil de consumidor?

Com a mudança do comportamento do consumidor — principalmente após a pandemia da Covid-19 —, omnichannel deixou de ser apenas um conceito bonito e passou a ser necessidade para empresas que querem continuar crescendo. Isso porque o consumidor da era 5.0 é um indivíduo que transita por diferentes canais de consumo e de comunicação e quer ter sua experiência de compra facilitada.

Além disso, temas que antes não costumavam ser preocupação das empresas, como a sustentabilidade e a preservação ambiental, agora são pautas obrigatórias, devido ao engajamento desses novos consumidores com causas relevantes.

Confira a matéria completa aqui.

Supermercados no Instagram: qual a estratégia traz melhor resultado

Os supermercados que ainda não aderiram à rede social de Mark Zuckerberg estão perdendo oportunidades de fortalecer sua marca, construir audiência e potencializar suas vendas. Isso porque o Instagram se tornou uma importante ferramenta de atendimento ao cliente e de divulgação de informações relevantes ao público.

As estratégias utilizadas pelas grandes redes de supermercados vão desde de humor e promoções até dicas de receitas e como evitar desperdício de alimentos, explorando os diferentes formatos oferecidos pela rede social. 

Confira a matéria completa aqui.

Dica: Como a experiência omnichannel transformou o varejo

Governo Federal recua e decide manter isenção para compras internacionais entres pessoas físicas até US$ 50

Depois de anunciar que colocaria fim à isenção de imposto de importação para encomendas de até US$ 50 destinadas a pessoas físicas, e virar pauta em veículos de mídia e em rodas de conversa entre consumidores, o governo federal recuou e desistiu da mudança.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, neste momento, o governo vai trabalhar para aumentar a fiscalização contra a sonegação de impostos.

Confira a matéria completa aqui.

Saiba como a WayUp Brasil pode ajudar o seu negócio

Você sabia que, por meio de um cartão private label, sua empresa pode atrair novos clientes, fortalecer sua marca e aumentar sua rentabilidade? Tudo isso é possível com o WayCard Crédito. A WayUp Brasil, uma fintech que oferece soluções de meios de pagamento, cuida de todo o processo de concessão de crédito, registro de vendas e pagamentos, enquanto sua empresa pode focar no atendimento ao cliente e no aumento das vendas.

Acompanhe as próximas edições do Panorama WayUp Brasil e fique por dentro das principais notícias para melhorar o desempenho do seu negócio.