Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar o indicador

Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar o indicador
O ticket médio é um indicador de desempenho que apresenta o valor médio das vendas por cada cliente. É uma métrica fundamental para a empresa. A partir dele, o gestor pode criar estratégias para aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro. Veja como aumentar o ticket médio do seu negócio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando está à frente de um negócio, o gestor precisa conhecer e aplicar as principais métricas do mercado, pois são ferramentas essenciais para a criação de boas estratégias de vendas e de gestão. O ticket médio é uma dessas métricas e tem o objetivo de identificar o valor das vendas realizadas em um prazo específico. Saiba mais a seguir.

O que é ticket médio? 

Você saberia dizer qual é o valor médio das vendas realizadas pela sua empresa nos últimos seis meses? E a média de compra de cada cliente, ou seja, qual cliente é mais lucrativo para o seu negócio? Você tem essas informações?

As respostas para as perguntas acima podem ser obtidas através do cálculo do ticket médio. A métrica é um indicador de desempenho que visa descobrir o valor médio das vendas efetuadas e também pode ser usado para saber qual cliente é mais vantajoso para a empresa.

Para isso, o cálculo leva em consideração a soma de todas as vendas em um período específico. Por ser um índice de desempenho, o ticket médio não pode ser usado de maneira isolada, devendo ser aplicado em um prazo delimitado e com objetivo definido.

Esse prazo pode ser o último mês, semestre, um ano ou o que o gestor preferir. O importante é definir um objetivo ao calcular o ticket médio, comparar o resultado com dados anteriores e criar estratégias para aumentá-lo no período seguinte.

Conhecer o ticket médio da empresa é fundamental para que o gestor saiba se a loja está vendendo bem, se a equipe de vendas está engajada, se os clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços e se o negócio está evoluindo conforme esperado.

Dica: KPI: o que é, como usar e sua importância

Como calcular o ticket médio? 

O cálculo do ticket médio é muito simples e pode ser aplicado com objetivos distintos. Ele pode ser usado para identificar as vendas de um tipo de produto, de uma categoria específica ou de uma marca em particular, por exemplo. 

O ticket médio também pode ser aplicado utilizando períodos diferenciados. É o gestor que vai decidir, a partir dos objetivos da empresa, o que ele deseja descobrir com esse cálculo e como usar os dados que ele tem em mãos.

Para saber qual é o seu ticket médio, siga o passo a passo:

  1. Defina um período que deseja estudar;
  2. Identifique e anote o valor de cada venda realizada nesse período;
  3. Some o valor total das vendas;
  4. Divida esse valor pelo número de clientes;
  5. O resultado é o ticket médio.

Veja um exemplo: uma empresa que, em um mês, vendeu um total de R$ 15.000,00 e fechou negócio com 30 clientes, teve um ticket médio de R$ 500,00

Qual é a relação entre lucro e ticket médio? 

O ticket médio é fundamental para a empresa porque define não só o valor médio de cada venda, mas ajuda o gestor a descobrir quanto vale cada cliente, o que pode ser feito para reter esse consumidor e como aumentar o lucro e continuar crescendo de forma sustentável no mercado.

Ao saber que a sua empresa teve determinado lucro por cliente, o gestor poderá pensar em maneiras de aumentar o ticket médio. Ou seja, para lucrar cada vez mais, seja atraindo mais clientes ou expandido o valor de cada compra realizada.

Nesse momento, também é importante saber como a concorrência está trabalhando e precificando seus produtos, a fim de ter uma visão do mercado e desenvolver boas estratégias para continuar sendo a melhor opção do seu público.

Como aumentar o ticket médio? 

Ticket médio alto é sinônimo de lucro alto também. Então, o que fazer para aumentá-lo e ter um bom faturamento? Conheça e siga as dicas que separamos para você:

Treine sua equipe de vendas 

Uma equipe engajada, capacitada e afinada com os objetivos da empresa consegue vender muito mais. Por isso, certifique-se que a sua equipe saiba se relacionar com o cliente e conheça e apresente todas as vantagens e benefícios do produto ou da loja. Investir em treinamento contínuo garante ótimos resultados. 

Melhore a experiência de compra 

Quando o cliente realiza uma aquisição, ele não compra apenas um produto ou serviço, mas uma experiência. Se esse momento for desagradável, dificilmente ele repetirá a compra. Por isso, proporcione bons momentos ao seu cliente, seja no espaço físico, no relacionamento ou nos benefícios concedidos.

Ofereça benefícios para os clientes 

Além de melhorar a experiência de compra do cliente, os benefícios são um estímulo para que ele volte ao estabelecimento. Alguns exemplos de benefícios são: brindes, descontos, ofertas, frete ou entrega grátis, dentre outros.

Dica: Como melhorar a gestão comercial do varejo?

Aumente o poder de compra do seu cliente 

Nada melhor para aumentar as vendas da sua empresa do que dar ao seu cliente um maior poder de compra. Já pensou nisso? Oferecer um cartão próprio da loja é uma excelente opção para alavancar as vendas.

Contudo, não se esqueça de criar boas análises de crédito para evitar prejuízos, como a inadimplência. As administradoras de meio de pagamento oferecem a opção de cartão de crédito próprio, com um sistema de análise de crédito adequado às características de cada negócio. 

Assim, é possível aumentar o poder de compra do seu público de maneira eficiente e prática.

Desenvolva um programa de fidelidade 

Os programas de fidelidade oferecem descontos e outras vantagens ao cliente assíduo, que repete as compras naquele estabelecimento. Essa também é uma forma de reter os consumidores já existentes e mantê-los fiéis a sua loja.

É possível desenvolver um programa de fidelidade atrelado aos meios de pagamento, como o próprio cartão de crédito. Essa união fortalece a sua base de clientes e atrai novos consumidores, aumentando o valor do seu ticket médio.

Aproveite as datas sazonais 

Páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças e Natal são exemplos de datas sazonais que merecem ser mais exploradas pela sua loja. Aproveite para oferecer descontos e produtos relacionados e fazer seu estoque girar.

Experimente vender produtos que se complementam, monte kits e cestas presenteáveis e posicione itens da mesma categoria em prateleiras próximas. 

Invista também em eventos já esperados ao longo do ano tanto pelo comércio quanto pelos clientes, como a Black Friday, o dia do consumidor e a Cyber Monday. 

Em seguida, calcule o ticket médio desse período. Assim, você consegue saber quais épocas são mais rentáveis e pode criar estratégias para melhorar ainda mais os resultados no ano seguinte.

Melhore o pós-venda 

A relação da empresa com o cliente não acaba quando a venda é finalizada. Pelo contrário, ela é fortalecida após esse acordo. Por isso, é muito importante que o pós-venda funcione corretamente, tirando dúvidas, enviando ofertas, atendendo às inúmeras solicitações e criando uma relação saudável com cada consumidor.

Saiba como aumentar o seu ticket médio com a WayUp

Agora que você já sabe qual a importância do ticket médio, coloque em prática as dicas citadas para aumentá-lo e elevar o lucro do seu negócio. A WayUp oferece a você as melhores ferramentas para aumentar o poder de compra do seu cliente, fidelizá-lo e construir uma relação promissora com cada um deles. 

O cartão de crédito próprio permite que você conheça o comportamento do seu cliente e consiga avaliá-lo e segmentá-lo pelo valor médio de suas compras. Com isso, suas ações de marketing serão mais assertivas e eficazes.  

Além disso, o programa de fidelidade e o clube de vantagens podem atrair cada vez mais consumidores e aumentar o lucro da sua loja. Nossos serviços contam com tecnologia de última geração e, por isso, oferecem maior assertividade na liberação de crédito, evitando problemas como a inadimplência. 

Saiba mais sobre a WayUp e aproveite nossos benefícios.