Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio

Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio
Aumentar a receita financeira da empresa é um desafio e tanto para os gestores. Mas, com as estratégias certas, é possível melhorar o orçamento do negócio, fidelizando os clientes e atraindo novos consumidores. Saiba mais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para realizar uma boa gestão financeira, é preciso ter organização, planejamento e conhecimento aprofundado em indicadores importantes para o desenvolvimento da empresa. Receita e despesa, por exemplo, são termos básicos, mas que nem todo mundo conhece a relação entre eles. Além de saber mais sobre esses indicadores, você vai aprender, neste artigo, técnicas para aumentar a receita financeira da sua loja e elevar o lucro do negócio.

Qual é a relação entre receita e despesa? 

A receita é todo o dinheiro que entra na empresa em um determinado período. Já as despesas são os gastos que a empresa realiza para obter aquela receita financeira.

Podemos citar como exemplo uma loja de varejo que decide atrair mais clientes e, para isso, contrata animadores, locutores ou faz sorteios de brindes para estimular a visita do consumidor.

Nesse caso, a receita da ação é o valor do aumento das vendas e a despesa é o que a loja gastou para contratar aquele serviço de animação ou a compra dos brindes. 

Qual é a diferença entre lucro e faturamento? 

Lucro e faturamento também são termos diferentes, mas facilmente confundidos. O faturamento é uma receita financeira, ou seja, é todo valor que entrou ou vai entrar na empresa, sendo garantido pela nota fiscal de compra e venda.

Já o lucro é o valor alcançado depois que a empresa desconta do faturamento todas as despesas, impostos, custos variáveis e fixos envolvidos nas operações da loja. Ou seja, é o valor líquido que resta após todos os descontos.

Dica: Gestão de risco de crédito: o que é e como aplicar

Conheça alguns termos importantes 

Além de receita, despesa, lucro e faturamento, existem dois termos que influenciam diretamente no valor da receita financeira de uma empresa varejista e que você precisa conhecer. São eles:

O que é ticket médio? 

O ticket médio é um indicador que mostra o valor médio gasto por cada cliente quando ele compra de um estabelecimento comercial. 

Para saber o ticket médio de seu cliente, basta dividir o faturamento total da loja pelo número de vendas realizadas. Assim, você vai chegar ao valor médio de cada venda. 

O que é lifetime value? 

Sabemos que, em termos financeiros, alguns clientes valem mais do que outros para a empresa. Ou seja, são mais rentáveis. Mas, como saber qual cliente oferece mais lucro para a sua loja? Calculando o lifetime value.

É chamado de lifetime value (LTV) o valor da vida útil do cliente. É uma média do quanto foi gasto por cada consumidor dentro da sua loja. Para fazer esse cálculo, é preciso trabalhar com três variáveis:

  1. O valor do ticket médio;
  2. A média de compras do cliente em 1 ano;
  3. Um período para ser usado como base.

Então, a fórmula é a seguinte: LTV = (ticket médio X média de compras por cliente) X média de tempo de relacionamento com o cliente. Confira um exemplo:

Supondo que o ticket médio do cliente é R$ 1.000,00 e a sua média de compras é 12 vezes em um ano. Esse cliente mantém um contrato fixo com a loja há 2 anos. A fórmula fica assim: (1.000 X 12) X 2 = 24.000. O resultado é o LTV.

Como aumentar a receita financeira? 

Existem algumas ações que podem ser desenvolvidas para elevar os ganhos do seu negócio. Confira as dicas:

Otimize a gestão de crédito 

Com uma gestão de crédito bem efetivada, a sua loja consegue aumentar o poder de compra do seu cliente de forma responsável, além de melhorar a relação com cada consumidor e, claro, aumentar o valor do ticket médio.

Treine seus colaboradores 

Tenha a sua equipe como uma parceira fiel para atingir os objetivos que deseja. Para isso, treine-a e capacite-a para que tenha competência e conhecimento adequado sobre os valores da empresa e as metas atuais.

Foque, especialmente, na equipe de vendas, responsável pela apresentação do produto ao cliente e que precisa estar munida de boas ideias, informações e inteligência emocional para fechar as melhores vendas.

Desenvolva estratégias de marketing assertivas 

Usar estratégias de marketing para alavancar o sucesso do seu negócio é imprescindível, especialmente no momento em que vivemos, com uso intenso das redes sociais e aplicativos de mensagens.

Esteja onde o seu público está. Crie um relacionamento saudável, atraia-o para a sua loja e fortaleça essa relação com conteúdos interessantes, disponibilidade para tirar dúvidas e ótimo atendimento. As redes sociais são uma excelente opção para criar e fortalecer esse vínculo.

Não esqueça de investir no PDV da loja com um merchandising atraente e coeso com o posicionamento e a linguagem nas redes sociais. Ele precisa despertar o desejo em visitar o local e recomendá-lo para outras pessoas. Um bom merchandising deve ser chamativo, coerente e bem organizado.

Negocie os preços com os fornecedores 

Estude a sua carteira atual de fornecedores e pense em estratégias para negociar preços e torná-los mais satisfatórios para a sua empresa. Se necessário, avalie a contratação de novas parcerias e o desligamento de outras, levando em conta o custo-benefício de cada uma delas.

Ao adquirir preços mais convidativos na aquisição de mercadorias, a loja consegue investir em um ambiente mais agradável, em promoções atraentes, em equipe mais capacitada e demais estratégias que vão elevar o ticket médio do seu cliente atual, além de atrair outros consumidores.

Otimize a gestão de estoque 

Tenha um estoque bem gerenciado, com produtos na quantidade certa, sem excessos ou faltas. Itens em excesso geram prejuízo e produtos em falta causam insatisfação no cliente, perda de vendas, além de má impressão da sua loja.

Adquira as mercadorias de acordo com as vendas efetivadas. Assim, você evita comprar itens que terão pouca rotatividade, reduzindo custos e atendendo às reais necessidades do seu cliente.

Dica: Como melhorar o ambiente de trabalho com programa 5S

Avalie a precificação dos produtos 

Precificar um produto é um desafio, é verdade. Para não cobrar barato ou caro demais, leve em conta os custos envolvidos e a margem de lucro desejada. Além disso, observe como o mercado e a concorrência estão operando.

O objetivo é encontrar um valor viável para a empresa e para o cliente, ao mesmo tempo.

Monitore os indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho são ferramentas que avaliam o alcance dos objetivos listados pela empresa. Eles devem ser verificados de forma periódica, após a definição de metas e aplicação das estratégias.

Ao fazer esse monitoramento, o gestor consegue ter maior domínio sobre a situação financeira da empresa, corrigindo erros e reforçando estratégias que estão dando certo.

Como aumentar a receita financeira com a WayUp? 

Além das dicas acima, temos outra recomendação muito valiosa. Uma administradora de meios de pagamentos pode contribuir para o aumento da receita financeira da sua empresa oferecendo:

  • maior assertividade na concessão de crédito;
  • aumento do poder de compra e do valor do ticket médio;
  • gestão de cobrança especializada;
  • redução das taxas pagas aos cartões bandeirados;
  • receita das taxas de cobrança, incluindo multas e juros;
  • oferta de produtos financeiros, como clube de vantagens e outros;
  • aumento do LTF (lifetime value) do cliente, por meio das ações de fidelização.

Um grande diferencial da WayUp é que ela não cobra taxa de manutenção como fazem os cartões bandeirados. Além disso, utilizamos tecnologia de última geração para entregar os melhores resultados, como Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning.

A WayUp tem os melhores serviços para aumentar a sua receita financeira. Conte conosco e vamos fechar uma parceria de sucesso.