Gestão empresarial no varejo: como aplicar e aumentar vendas

Gestão empresarial no varejo
Uma gestão empresarial de excelência no varejo é crucial para que a empresa consiga alcançar um local de destaque no mercado, como é esperado por todo gestor. Mas, como fazer isso e obter resultados de verdade? Confira no artigo a seguir.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O comércio varejista, com venda direta para o consumidor, tem enfrentado diversas transformações nos últimos tempos. A principal delas, sem dúvidas, foi a pandemia que reduziu drasticamente os ganhos dessas empresas, obrigando-as a se reinventarem por completo. A crise exigiu que as empresas se adaptassem às novas formas de consumo criadas, especialmente com uso de tecnologias digitais. A gestão empresarial se tornou, então, ainda mais desafiadora para o profissional responsável por essa função. Mas, o que é gestão empresarial, de fato, e como ela pode ser útil para o seu negócio? É sobre isso que falaremos a seguir.

Gestão empresarial no varejo: o que é? 

Gestão empresarial nada mais é do que um conjunto de ações desempenhadas pelo profissional que ocupa um cargo de liderança na empresa. Ou seja, é a forma com que ele administra uma organização, buscando estabilidade e sucesso no setor em que atua.

A gestão empresarial é uma atividade que exige do indivíduo bastante jogo de cintura e múltiplas habilidades. Afinal, não basta garantir um ótimo faturamento no final do mês com a implantação de excelentes estratégias de crescimento.

É igualmente importante trabalhar pelo bem-estar e satisfação dos funcionários e clientes, buscar o equilíbrio financeiro e tributário, gerenciar estoques corretamente e identificar as oportunidades que surgem ao longo do caminho, a fim de elevar ainda mais a companhia a posições de confiança no mercado.

Dica: Gestão de crédito na sua empresa: o que é e quais as vantagens?

Gestão de varejo e estoque 

Como vimos no tópico anterior, também faz parte das atividades de um gestor um bom trabalho no setor de estoque da empresa. Isso porque ele não é apenas uma área dedicada ao armazenamento de mercadorias.

Uma boa gestão de estoque permite que os pedidos realizados pela equipe de vendas sejam sempre atendidos, garantindo a satisfação do cliente, especialmente em relação ao prazo de entrega.

Além disso, um estoque saudável evita que mercadorias fiquem paradas por muito tempo, gerando perdas financeiras. Estoque parado é sinônimo de ausência de dinheiro no caixa e, pior, de dinheiro perdido por produtos danificados ou gastos com manutenção.

A gestão de estoque no varejo, portanto, precisa existir para que o setor funcione com equilíbrio e de forma positiva para a empresa.

Como melhorar a gestão de varejo 

Sabendo o quanto é desafiadora a atividade de gestão e, ao mesmo tempo, necessária para o sucesso de um negócio, como é possível melhorar esse trabalho? A seguir, algumas dicas importantes:

Monitore suas vendas 

Só é possível saber o que deve ser melhorado mapeando a situação atual da sua empresa e das vendas. Então, o primeiro passo é monitorar as vendas realizadas durante um período e registrar esses dados para comparações futuras.

Desenvolva um calendário de vendas 

Um calendário de vendas vai nortear o setor de marketing e a equipe de vendas na execução de suas atividades. As datas comemorativas de maior consumo e as épocas sazonais, como as estações do ano, devem ser aproveitadas para a criação de campanhas e promoções.

Treine sua equipe 

Treine continuamente a sua equipe para que ela foque no fechamento de vendas, para que saiba utilizar os sistemas digitais implantados e atenda ao objetivo proposto pela empresa no ato da contratação.

Acompanhe a satisfação do cliente 

O aumento no número de vendas deve estar alinhado à satisfação do cliente. Então, são objetivos que devem caminhar juntos. Por isso, busque saber qual é a opinião do seu público a respeito da sua empresa. Com essas informações, reforce os pontos fortes e corrija os pontos fracos o quanto antes.

Mapeie o mercado 

Saber quais são as tendências do mercado é fundamental para não “atirar no escuro”. Além disso, é importante conhecer as preferências do público e o comportamento da concorrência. Busque saber sobre preços de produtos, técnicas e estratégias de vendas, inovações empresariais etc.

Utilize software de gestão 

Como vimos, o uso das novas tecnologias se tornou uma necessidade nos últimos tempos. O software de gestão ajuda o gestor a ter um controle maior e mais seguro sobre diversos setores, como estoque, fluxo de caixa, orçamento, contábil e vendas, por exemplo. 

O software também integra esses departamentos e promove uma comunicação mais clara e eficiente entre todos. 

Crie uma gestão de crise 

Crises são esperadas em qualquer área, por isso o setor de varejo não está imune a esse problema. Então, por que não pensar em uma equipe ou em um processo específico para contornar esses momentos? A gestão de crise permite ao gestor se antecipar aos acontecimentos e o ajuda a tomar decisões com rapidez e melhores resultados.

Benefícios de uma gestão de varejo eficiente 

Você já sabe o que é a gestão empresarial no varejo e como adotá-la no seu negócio. Agora, vamos ver o quanto ela pode ser benéfica para a sua organização

Estabilidade financeira 

Quando pratica uma gestão de qualidade, o líder sabe manter o seu fluxo de caixa positivo, consegue fazer uma boa projeção do orçamento, garante um estoque com rotatividade saudável, cria estratégias eficientes e melhora o faturamento.

Ou seja, ele alcança a estabilidade financeira, com receitas e despesas controladas, o que é essencial para um crescimento sustentável do negócio.

Valorização da marca 

Quando tem uma boa gestão e compreende a importância de um trabalho bem feito, a empresa consegue um posicionamento ímpar no mercado, ultrapassando concorrentes e se destacando dentre as demais opções do segmento. 

Isso porque todas as ações desempenhadas pelo gestor são perceptíveis nos resultados alcançados e reproduzidos no funcionamento diário da empresa. Assim, a marca ganha reconhecimento de clientes, colaboradores e parceiros.

Dica: Por que atualizar a base de dados do seu negócio?

Cultura organizacional 

A cultura organizacional é o conjunto de valores construídos e defendidos por uma companhia. São ações e comportamentos que devem ser seguidos pelos colaboradores, sem que o líder precise cobrá-los o tempo todo porque já fazem parte da empresa.

Na gestão empresarial eficiente, o gestor consegue estabelecer esses valores de forma clara, precisa e assertiva, facilitando a aquisição e retenção de profissionais afinados com os objetivos da empresa e motivando positivamente o trabalho de todos.

Campanhas de marketing 

Para que as campanhas de marketing atinjam o que foi definido no ato da sua concepção, elas devem ser baseadas em estratégias bem elaboradas e objetivos claros. Do contrário, a empresa apenas perderá tempo e dinheiro.

Além disso, essas campanhas precisam de um público bem definido, orçamento estabelecido, prazos e monitoramento de resultados. Junto com os setores de marketing e vendas, o gestor trabalha para que esse checklist seja completo e possa, enfim, trazer para a empresa o resultado esperado que é o aumento de vendas, com foco na satisfação do cliente.

Conheça os benefícios da WayUp para gestão empresarial

Ao longo do artigo, foi possível perceber o quanto uma gestão empresarial eficiente é fundamental para a estabilidade e crescimento de um negócio. Afinal, é o gestor quem guia a empresa para o sucesso com a ajuda dos demais departamentos. 

Com as parcerias certas, esse desafio se torna menos complexo e mais eficiente. Por isso, a WayUp oferece diversos serviços para a sua empresa de varejo continuar progredindo, sem se render aos percalços do mercado.

A WayUp, administradora de meios de  pagamentos, oferece cartão de crédito próprio da loja, cartão fidelidade e clube de vantagens. Nossos serviços são desenvolvidos a partir de tecnologias de última geração, como Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning

Confira os benefícios do WayCard:

  • Assertividade na liberação de crédito com machine learning;
  • Isenção de taxas sobre as vendas;
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Novas receitas financeiras. 

Conheça a WayUp e aproveite nossas vantagens.