Como a cultura organizacional influencia o sucesso do seu negócio

A cultura organizacional pode tornar o seu negócio mais produtivo e colaborar para reter talentos.

Uma pesquisa publicada pelo The Academy of Management Journal apontou que funcionários alinhados com a cultura organizacional da empresa ficaram, em média, 13 meses a mais no emprego.

Saiba como construir uma cultura organizacional e aplicá-la no seu negócio!

O que é cultura organizacional? 

A cultura organizacional implica no modo de levar a rotina empresarial. É um conjunto de ações e princípios que faz parte da cultura interna da organização e, consequentemente, do dia a dia do negócio. Ele define e padroniza o modo de agir de todos os setores empresariais.

Empresas com uma cultura organizacional bem alinhada já estão em vantagem em termos de sucesso e produtividade. Isso porque elas tendem a ter uma equipe mais motivada, valores sólidos e um bom ambiente laboral.

Elementos da cultura organizacional de uma empresa

A cultura organizacional, que define as características principais da empresa no seu cotidiano, pode ser dividida em três níveis: pressupostos, valores compartilhados e artefatos.

Os pressupostos são as crenças e sentimentos ainda inconscientes, mas presentes nos colaboradores da empresa. 

Os valores compartilhados, por sua vez, definem a razão pela qual a equipe realiza as suas tarefas. Esse nível é bastante importante na tomada e na justificação de decisões.

Por fim, os artefatos são símbolos, práticas de gestão, serviços, histórias e padrões que refletem tais valores.

Dica: Qual é o papel da criatividade no varejo?

Tipos de cultura organizacional

Existem várias formas de classificar a cultura organizacional de uma empresa. O filósofo Charles Handy a divide em quatro tipos:

  • Cultura de poder: o foco é a geração de resultados, e os colaboradores são estimulados a competir entre si para atingir seus objetivos. As decisões são centralizadas em uma liderança, a hierarquia é clara e definida, e o crescimento e desenvolvimento dos funcionários são limitados.
  • Cultura de tarefas: os profissionais são contratados especificamente para realizar determinada função. Isso permite extrair o máximo de seu potencial e aumenta a efetividade e a eficácia de seu desempenho. Nesse contexto, há maior liberdade para a expressão de ideias e ações, e os funcionários estão focados na resolução de problemas. No entanto, esse modelo possui uma maior dificuldade de controlar e monitorar a equipe.
  • Cultura de pessoas: Os funcionários são valorizados e têm espaço para crescer e se desenvolver dentro da empresa. Suas opiniões são ouvidas e respeitadas, o que tende a atrair e reter talentos, já que oferece a eles qualidade de vida e políticas de incentivo.
  • Cultura de papéis: o foco está nos papéis desempenhados pelos membros da empresa. Aqui, as estruturas hierárquicas são bem definidas, o que impede a flexibilidade de tarefas. Esse modelo é orientado por regras, e há pouco espaço para mudanças e inovações, o que afeta o crescimento da empresa.

A influência da cultura organizacional no sucesso do negócio 

A cultura organizacional pode influenciar no desempenho do seu negócio e nos resultados da empresa. Isso porque ela está diretamente relacionada à satisfação e ao engajamento dos funcionários.

Afinal, aqueles que compartilham dos valores da empresa apresentam maior produtividade, além de estarem em busca de crescimento constante na organização.

Principais benefícios de uma cultura organizacional sólida 

A implementação de uma cultura organizacional sólida pode beneficiar a empresa em diversos fatores. Além de atrair e reter talentos, colabora para a produtividade e inovação da equipe. Confira alguns dos benefícios:

Melhor comunicação interna

Com uma cultura organizacional sólida, é mais provável que a equipe entenda os valores da empresa e, portanto, o que os gestores esperam dela. 

Essa transparência entre as duas partes permite que haja uma melhor comunicação para que os objetivos do negócio sejam atendidos.

Colaboração entre equipes

Uma cultura organizacional sólida proporciona ainda para um ambiente de trabalho mais saudável, em que há espaço para a colaboração entre as equipes.

A produtividade, dessa forma, deixa de ser apenas individual, e vira uma característica coletiva, atendendo a desafios da empresa que envolvam diferentes setores ou equipes.

Esse trabalho conjunto pode colaborar, inclusive, para a inovação e a criatividade na empresa, já que equipes diversas tendem a ser mais criativas e inventivas.

Fortalecimento da imagem da empresa

Quando a empresa possui valores sólidos, isso transparece na experiência do cliente, seja na entrega do produto, no atendimento ou até nas campanhas de marketing e vendas.

Por isso, estabelecer e implementar tais ações é fundamental para fortalecer a imagem da empresa e da marca, e garantir a satisfação do consumidor, com o aumento da qualidade e da eficiência.

Dica: 8 estratégias de vendas para aumentar o faturamento da loja

Como desenvolver e fortalecer a cultura organizacional? 

Agora que você já entendeu a importância de uma boa cultura organizacional, confira algumas dicas para colocá-la em prática.

Identifique os valores da empresa

Faça uma análise da sua empresa. Entenda os principais pontos críticos e como deseja direcionar o seu negócio.

Lembre-se de que ter os valores definidos, assim como os pontos que devem ser pensados, ajuda a equipe a manter o foco no que realmente importa. 

Além disso, é essencial que a cultura não seja inventada, mas que reflita os objetivos e direcionamentos que existem naquele ambiente.

Definida a missão, a visão e os valores da empresa, assim como seus objetivos, certifique-se de que os funcionários tenham acesso a esses princípios. Divulgue essas informações constantemente, especialmente para novos colaboradores.

Implemente práticas e políticas alinhadas com os valores

Depois de definidos os valores da empresa, é hora de colocá-los em prática. Para isso, pense em soluções funcionais, como orientações e guias de conduta a serem seguidos.

Você pode, por exemplo, realizar treinamentos com a equipe para alinhar os objetivos. Vale também recompensar comportamentos que estejam de acordo com os valores da empresa e priorizar a contratação de profissionais com tais características.

Incentive a participação da equipe

Por fim, para que a cultura organizacional esteja realmente presente na empresa, é necessário que todos colaborem

Nesse caso, o líder tem um papel muito importante a desempenhar. Afinal, suas atitudes influenciam de forma consciente e inconsciente os demais funcionários.

Vale destacar a importância de contratar uma equipe que esteja alinhada com os valores da empresa, além de criar uma política de feedbacks.

Saiba como aumentar o sucesso do seu negócio com a WayUp Brasil

A WayUp Brasil é uma uma fintech focada em soluções de meios de pagamento e serviços financeiros. Conheça o WayCard Crédito e WayCard Fidelidade

Terceirize o processo de concessão e recebimento de crédito do seu negócio e foque nas competências que seu time é forte. Assim, você tem mais tempo para elaborar a cultura organizacional da sua empresa e pode aproveitar os benefícios de oferecer serviços financeiros. Veja outras vantagens da WayUp Brasil para seu negócio:

  • assertividade na liberação de crédito com machine learning; 
  • isenção de taxas sobre as vendas; 
  • melhora do relacionamento com os clientes; 
  • implantação rápida totalmente online; 
  • aumento do poder de compra e gestão de cobrança.

Conheça os serviços da WayUp Brasil e faça seu negócio crescer!