Como aumentar o lifetime value com o cartão private label?

Você saberia dizer quanto vale cada cliente da sua empresa ou por quanto tempo ele tem sido fiel à sua marca? Saber esses dados é muito importante para a saúde financeira do negócio e facilita a criação de estratégias de aperfeiçoamento. O lifetime value ajuda na identificação dessas informações e você verá, agora, como aumentar esses números com o cartão private label.

O que é lifetime value (LTV)? 

O lifetime value é uma métrica que verifica o valor total gasto por cada cliente em um estabelecimento, além de identificar há quanto tempo aquele cliente se relaciona com a empresa, adquirindo seus produtos ou serviços.

Também pode ser usado como uma estimativa, uma previsão do quanto a empresa receberá de seus clientes com aquisições futuras. Como exemplo, temos o caso das compras recorrentes ou clubes de assinatura.

O objetivo do lifetime value é mensurar a importância de cada cliente para a empresa, identificar possíveis falhas na retenção daquele consumidor e traçar novas metas para melhorar e fortalecer essa relação.

Dica: Satisfação do cliente: o que é e como medir?

Qual a importância do lifetime value para uma empresa? 

O lifetime value é considerado uma métrica essencial porque está diretamente ligada ao lucro da empresa e à fidelização de clientes. Ao calcular o lifetime value, o gestor está mais apto a:

  • Definir estratégias de pós-venda para melhorar a sua relação com o cliente, mantendo-o mais próximo da marca;
  • Identificar pontos de melhoria, seja na área operacional, no atendimento ou na gestão;
  • Descobrir os motivos que impedem o cliente de retornar à loja mais vezes;
  • Estabelecer um valor específico para os investimentos em marketing, com criação de campanhas mais direcionadas e com retorno melhor;
  • Conhecer os clientes mais assíduos e criar estratégias de marketing para eles, como o uso dos programas de fidelidade.

Enfim, são vários os motivos para calcular o lifetime value da sua empresa e todos eles giram em torno de um objetivo que é a saúde financeira do negócio.

Quais os principais indicadores para o lifetime value? 

Apesar de essencial, o lifetime value não trabalha sozinho e precisa de outros indicadores para que os seus resultados sejam mais precisos e confiantes. Os principais medidores de desempenho que você precisa conhecer são:

Ticket médio

O ticket médio calcula a média do volume de vendas por cliente em um determinado prazo. Ou seja, quanto o seu consumidor gasta quando vai à sua loja. Manter o ticket médio elevado também impacta diretamente no lifetime value.

Churn rate (taxa de abandono)

Indicador que mostra o número de cancelamentos e desistências mensais, muito aplicado na oferta de serviços. É uma taxa que deve permanecer sempre baixa, obviamente, pois um número elevado deixa claro a insatisfação do consumidor.

Custo de aquisição de cliente (CAC)

O CAC também é outra métrica que deve estar abaixo do lifetime value. Seus resultados demonstram o quanto foi investido em estratégias de marketing para atrair o cliente e fazê-lo comprar na sua loja. 

Como calcular o lifetime value? 

O cálculo do lifetime value estabelece uma média de valores, uma vez que é impossível e desnecessário fazer uma conta para cada cliente. Para isso, é usada uma fórmula com três variáveis:

  1. Ticket médio;
  2. Média das compras que cada cliente realizou em um ano;
  3. Média do tempo de relacionamento entre cliente e empresa.

Antes de fazer o cálculo, tenha todos esses dados em mãos, de forma clara e precisa. Dito isto, vamos à fórmula:

LTV = ticket médio x médias de compras por cliente ao ano x média do tempo de relacionamento entre cliente e empresa.

Vamos a um exemplo prático:

Suponha que o ticket médio de seus clientes seja de R$ 500,00, a média de compra seja de 5 vezes e a média de relacionamento seja de 1 ano.

LTV = 500 x 5 x 1

LTV = 2.500 x 1 = 2.500 por ano.

Isso significa que o seu cliente gastou cerca de R$ 2.500,00 ao longo do relacionamento dele com o seu negócio.

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O que é o cartão private label? 

Como vimos, quanto maior o lifetime value, melhor será a lucratividade da sua empresa. O cartão private label é uma estratégia eficiente para elevar o LTV, uma vez que expande o poder de compra de cada consumidor.

O cartão private label é um cartão de crédito próprio da loja, com limite pré-estabelecido para parcelamento de compras e outras vantagens que atraem e fidelizam o consumidor, fazendo com que ele visite mais a sua loja.

Para a empresa, o cartão private label é uma forma de fortalecer o nome da marca na mente do público e aumentar o seu ticket médio, essencial para um lifetime value também elevado e satisfatório para a organização.

Além disso, o cartão private label permite à empresa um conhecimento mais abrangente sobre o cliente. Desta forma, ela tem condições de criar campanhas de marketing mais assertivas, segmentadas e estratégicas, com chances reais de retorno.

Como o cartão private label pode aumentar o lifetime value de uma empresa? 

O cartão private label oferece ao seu cliente uma capacidade maior de compra. Com ele, o consumidor pode adquirir um volume maior de produtos e de valor mais alto, uma vez que não precisará comprometer os limites dos demais cartões que possui.

Ao ter um cartão específico de uma loja, o cliente se sentirá mais propenso a adquirir produtos naquele local, especialmente se houver benefícios atraentes, como programas de fidelidade, acúmulo de pontos, descontos etc.

Todas essas vantagens, como aumento do poder de compra, benefícios exclusivos, relacionamento de qualidade e bom atendimento são fundamentais para alcançar a satisfação do cliente e fazer com que ele se torne um grande consumidor da sua marca.

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Com a WayUp, a empresa tem uma oportunidade única de ter o seu cartão de crédito próprio estendendo as vantagens ao seu consumidor e tornando-o fiel à loja. 

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