Cartão private label, co-branded ou crediário: qual escolher

Cartão private label, co-branded ou crediário: qual escolher
Na hora de oferecer crédito para o seu cliente, qual opção é a melhor? Cartão private label, co-branded ou crediário? Se você não sabe diferenciar esses meios de pagamento ou tem dúvidas sobre o modelo ideal para a sua empresa, continue lendo e decida de uma vez por todas qual é o melhor para o seu negócio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O crediário e o cartão de crédito foram criados para facilitar a vida do consumidor na aquisição de produtos e serviços. Assim, ele pode parcelar a sua compra, sem comprometer o orçamento, em especial em compras de maior valor.

Além do crediário, para compras à prazo, o cliente pode ter à disposição o cartão private-label e o cartão co-branded. Se você não sabe qual é a melhor opção para a sua loja, continue lendo e saiba como escolher a modalidade que vai ofertar para o seu consumidor.

O que é cartão private label? 

O cartão private label também é conhecido como cartão da loja. Ou seja, é o cartão de crédito que permite a realização de compras apenas naquela loja responsável pela liberação do crédito.

O que é co-branded ? 

O cartão co-branded também é um tipo de cartão de loja. Porém, possui bandeiras que permitem o seu uso em outros estabelecimentos comerciais. As bandeiras mais comuns são Visa, Mastercard e Elo.

E o que é crediário? 

O crediário é um tipo de financiamento de bens, que utiliza o carnê como forma de pagamento. O valor do objeto pode ser parcelado e a quitação do boleto, geralmente, é feita na própria loja onde a operação foi realizada.

Dica: Business intelligence: o que é e sua importância

Entenda a importância de oferecer boas condições de pagamento 

Quando uma empresa oferece ao seu cliente múltiplas formas de pagamento, ela tem grandes chances de conseguir atender à demanda do consumidor e realizar mais vendas. Mas, como isso acontece?

Boas formas de pagamento fidelizam consumidores atuais e atraem clientes novos, animados com uma possibilidade real de aquisição de produtos e serviços. Elevando o número de clientes, a loja consegue vender mais e ampliar seus ganhos. Desta forma, ela ganha mais competitividade no mercado, fortalece a sua marca e se torna mais presente na mente do seu público, fidelizando-o e construindo com ele uma relação de confiança.

Quais são as principais diferenças entre cartão private label, co-branded e crediário 

Como vimos, dentre as várias formas de pagamento disponibilizadas pelas lojas, além do pagamento em dinheiro, cheque e pix, estão o crediário, o cartão private label e o cartão co-branded. Vamos conhecer as diferenças entre eles?

Praticidade para o consumidor 

No crediário comum, o cliente precisa ir até a loja, realizar um cadastro e aguardar a aprovação. Em alguns casos isso pode demorar alguns dias para saber se o seu crédito foi aprovado ou não. Somente depois disso, ele poderá comprar a mercadoria que deseja.

Com os cartões de crédito private-label ou co-branded, esse processo acontece no mesmo dia, se mostrando muito mais prático para o consumidor, que terá sua necessidade atendida no momento exato que ele precisa.

Fidelização à sua loja 

No crediário, cada processo é único. Isso significa que cada vez que o cliente desejar um produto da sua loja, ele deverá passar pela avaliação de crédito novamente. 

Já com os cartões, a aprovação de limite de crédito permite que o cliente possa realizar várias compras, sem necessidade de reavaliação, uma vez que esteja dentro do valor liberado. Com isso, a compra e o atendimento se tornam mais ágeis e cômodos para o consumidor.

Uma das vantagens do cartão private-label, no entanto, é a fidelização do cliente. Com um cartão exclusivo da sua loja, ele vai comprar mais vezes no seu estabelecimento, além de elevar o seu ticket médio, um dos objetivos básicos de qualquer empresa. 

Controle sobre a operação 

Tanto no crediário quanto no cartão private-label, os riscos da operação são de responsabilidade do lojista. No cartão co-branded, quem fica com esta responsabilidade é a instituição bancária, que é o emissor do cartão.

Vale ressaltar, no entanto, que com o cartão de loja / private-label,  essa responsabilidade da empresa pode ser minimizada, uma vez que o varejista tem autonomia para definir o grau de risco que deseja assumir durante a liberação de crédito. Ou seja, é a loja que vai decidir se o consumidor está apto a receber o cartão e quanto de limite será disponibilizado para ele. O lojista pode conceder, por exemplo,  R$ 300,00 ou R$ 50.000,00, de acordo com as características e o risco de cada cliente.

Informações sobre o consumidor

Com o cartão private label e com o crediário toda a base de dados dos clientes pertence ao lojista que pode usar essas informações de forma estratégica. No caso do cartão co-branded, essas informações pertencem à instituição financeira/ emissor do cartão.

Ainda em relação ao private label, o lojista  passa a conhecer os hábitos e comportamento de compras do cliente dentro da sua loja, e, dessa forma, tem condições de planejar ações personalizadas, melhorando a sua experiência. 

Custo operacional 

Com o crediário comum, o lojista necessita de uma equipe de funcionários e sistemas de apoio para colher todos os dados necessários para o preenchimento da proposta e avaliação de risco. Com o cartão private label da WayUp, por exemplo, ele terá acesso a um sistema com tecnologia de ponta para avaliação do risco e o cliente terá seu cartão aprovado na mesma hora, permitindo a realização imediata de compras. 

Com o cartão WayCard o lojista poderá ter a mesma tecnologia de grandes players por um valor muito abaixo do mercado. Outra vantagem, caso o lojista já tenha uma base de clientes cadastrada, é poder fazer a migração da mesma para o cartão da loja, de forma personalizada e de acordo com o ritmo desejado.  

Ao ofertar o cartão da loja, para os clientes que costumam pagar suas compras com cartões bandeirados, o lojista aumenta o poder de compra do consumidor, agrega um programa de fidelidade e atrai aqueles consumidores que realmente têm o perfil adequado para o que o estabelecimento procura.

Dica: Como definir o limite de crédito do seu cliente

E agora, qual é a melhor opção para seu negócio? 

Levando em consideração as características de cada um e pensando em proporcionar a melhor experiência para o cliente, o cartão private-label é a melhor opção para a sua empresa.

Com a modalidade private-label, o cliente pode fazer o cartão, ter o seu limite aprovado e comprar o seu produto no mesmo dia, após a análise de crédito com biometria facial e machine learning, o que não acontece no crediário, por exemplo.

Apesar de ser a empresa a responsável pelos riscos envolvidos no processo, ela tem controle sobre a operação. Ou seja, após análise, é ela que decide se libera o crédito, bem como o valor que o cliente terá à disposição, com a vantagem de receber todas as receitas financeiras advindas da cobrança, o que contribuiu fortemente para o aumento da lucratividade da empresa.

Além disso, com um cartão de crédito da sua loja, é muito provável que o seu cliente compre mais, aumentando não só a quantidade de compras realizadas, mas também o valor do ticket médio.

O cartão private-label é muito mais prático para a empresa, pois o lojista só precisa cadastrar o consumidor, online via app, e focar a sua equipe no atendimento ao cliente para a realização das vendas. Todos os demais processos são ao encargo da WayUp Brasil.

O lojista, ao contratar os serviços da WayUp Brasil, passa a contar com um sistema que lhe permite o controle e acompanhamento total do seu cartão, via app e portal, com informações online, permitindo que faça a gestão desse novo negócio da empresa.

Conheça a WayUp e seus benefícios para sua loja 

A WayUp é uma administradora de meios de pagamento, especialista em programas de relacionamento e produtos financeiros. Oferecemos a você a oportunidade de ter uma estrutura própria de concessão de crédito, garantindo um maior poder de compra para o seu cliente e a certeza de muitas vendas e mais rentabilidade  para a sua empresa.

Essa é a oportunidade da sua empresa ter um cartão de crédito próprio, com vantagens e benefícios exclusivos para o seu público e para o seu negócio. Venha conhecer a WayUp e descubra como podemos fechar uma parceria de sucesso.