Data Driven Marketing: o que é, como funciona e benefícios

Data Driven Marketing: o que é, como funciona e benefícios
Você sabia que o data driven marketing já é uma metodologia muito adotada no mercado brasileiro para melhorar a relação da empresa com o cliente? Venha saber o que é, como funciona e quais vantagens o seu negócio pode obter com essa ferramenta.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar em data driven marketing? Trata-se de uma maneira diferente e atual de fazer marketing, com mais direcionamento e perspectivas reais, deixando de lado as propostas baseadas em “achismos”. 

O data driven marketing se beneficia da infinidade de informações trocadas e consumidas pelo cliente, por meio de seus dispositivos tecnológicos, para identificar o seu comportamento enquanto consumidor e, com base nisso, chegar a ele com mais rapidez e eficiência. Vamos saber como tudo funciona e como aplicar o data driven marketing na sua empresa?

O que é data driven marketing? 

Data driven marketing, em tradução direta, significa marketing orientado por dados. Ou seja, é a criação de estratégias e a tomada de decisões de marketing com base na análise das informações referentes ao público consumidor.

Esses dados são coletados através dos dispositivos inteligentes, como smartphones, tablets, computadores, smartwatches e tantos outros que são utilizados com enorme intensidade nos dias atuais.

Depois que essa coleta é feita, os dados são estudados e utilizados para sanar dúvidas e orientar as novas estratégias que serão adotadas pela empresa rumo ao objetivo estipulado.

O grande diferencial do data driven marketing é ajudar o gestor a tomar decisões com base em dados reais, ou seja, utilizando as já conhecidas experiências do consumidor. Ele trabalha em cima do que, de fato, funciona.

Isso quer dizer que as decisões não serão tomadas com base em suposições, mas utilizando informações reais e efetivas, já averiguadas pelo banco de dados. Com isso, as chances de obter resultados positivos são maiores.

Dica: Gestão de processos: o que é, como aplicar e benefícios

Como aplicar o data driven marketing na sua empresa? 

O data driven marketing não pode ser encarado como uma simples metodologia, mas como uma verdadeira cultura a ser seguida dentro da empresa. Mas, como adotar de vez essa prática? Vamos às dicas:

Defina seus objetivos 

Só é possível alcançar algo quando se sabe o que deseja, não é verdade? Se não houver um objetivo a ser atingido, os dados coletados não terão utilidade. Então, seja conciso e honesto e defina uma meta a ser alcançada.

Integre os setores 

A integração entre os setores é fundamental para o compartilhamento das informações, para a execução correta das práticas do data driven, além de ajudar na colaboração de todos em prol do mesmo objetivo.

Analise o mercado 

O data driven marketing oferece dados valiosos do mercado . Contudo, as tendências e o comportamento da concorrência não devem ser ignorados. Pelo contrário, todas essas informações devem ser analisadas em conjunto.

Monitore os dados 

Utilize métricas e indicadores para monitorar os dados coletados e ajustar a aplicação dos mesmos ao longo do caminho. Esta é a melhor forma de avaliar se a estratégia adotada está gerando resultados.

Como potencializar sua estratégia de data driven marketing? 

Apesar da sua importância, o data driven marketing e a percepção dos seus benefícios ainda enfrentam desafios diversos. Felizmente, são obstáculos que podem ser superados, como veremos a seguir:

Qualidade dos dados

Mais do que focar em quantidade, é preciso investir em qualidade. Dados precisos, atuais e focados no seu público são os que realmente valem para a sua estratégia.

Falta de cooperação entre os departamentos

Lembra que falamos da importância da integração entre os setores? Para resultados mais rápidos e eficientes, todas as equipes devem trabalhar em conjunto e não por conta própria, tanto na captura de dados quanto no gerenciamento dessas informações.

Ausência de objetivos definidos

Ter muitos objetivos diferentes é tão ineficiente quanto não ter um objetivo claro. Por mais que seja tentador querer resolver várias questões de uma vez, opte por apenas um item e foque na sua conclusão. Só depois, siga para o próximo.

Obtenção de dados sobre o consumidor

Sim, coletar dados é essencial para que o data driven marketing exista e funcione. Entretanto, essa tarefa deve ser feita com bom senso para que o consumidor não sinta que a sua privacidade está sendo invadida.

Por isso, é importante construir uma relação de confiança com seu público, usar as melhores estratégias de obtenção de dados e, claro, garantir a segurança das informações obtidas. 

Dica: Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio

Quais são os benefícios do data driven marketing para seu negócio? 

Você já deve ter compreendido a importância da aplicação do data driven marketing nos negócios. Agora, vamos conhecer os benefícios dessa cultura de dados para a sua empresa. 

Estratégias eficientes

As estratégias criadas após análise dos dados do data driven são muito mais eficientes porque são voltadas para a realidade do seu público, já evidenciada durante a coleta de informações. Ações bem direcionadas resultam em resultados positivos.

Comunicação assertiva

Imagina criar campanhas de marketing para um público que não pertence à sua empresa? Quanto tempo e quanto dinheiro seriam jogados fora? O objetivo do data driven marketing é criar uma comunicação assertiva, direcionada e personalizada para quem realmente usa seus serviços ou consome seus produtos. 

Melhora da experiência do consumidor

Como consequência de uma comunicação assertiva e de estratégias bem definidas, temos um consumidor mais satisfeito, pois tem as suas necessidades atendidas conforme a sua demanda. 

Melhorar a experiência do consumidor com a sua marca é fundamental, pois é a partir daí que a relação entre cliente e empresa se constrói e se fortalece. Além disso, você ganha não só mais uma venda, mas um comprador fiel e divulgador do seu negócio

Economia 

O data driven marketing é essencial para a redução de custos. Em vez de investir recursos em campanhas aleatórias e sem direcionamento, obtendo mais gastos do que ganhos, a empresa vai focar no que realmente importa, que é o seu público-alvo e terá muito mais retorno com essa estratégia.

Essa redução de custos também pode ser percebida na gestão da equipe, na delegação de tarefas de forma mais específica, no melhor direcionamento do tempo e no aumento da produtividade de toda a empresa.

Como a WayUp pode ajudar sua estratégia de data driven marketing 

Que tal contar com uma parceria especialista em relacionamento com o consumidor? A WayUp possui uma variedade de serviços de pagamento e relacionamento que vão estreitar a sua relação com o seu público, aproximando-o cada vez mais do seu negócio.

Um dos nossos benefícios é proporcionar aos nossos clientes acesso a relatórios online que permitem uma melhor gestão e acompanhamento do cartão da sua loja. Esses dados são fundamentais para basear as campanhas de marketing, o desenvolvimento de novos produtos e serviços e para oferecer a melhor experiência possível para o seu público. 

Venha conhecer nossos serviços e saiba como podemos contribuir para o sucesso do seu negócio.