Como criar uma persona para seu negócio?

Se você estudou marketing já deve ter ouvido falar em persona, ferramenta muito importante na criação de estratégias para atrair e fidelizar o cliente, potencializando as vendas da empresa. No artigo, você vai aprender a criar a sua própria persona e descobrir as principais vantagens desse personagem para o seu negócio.

O que é persona? 

Persona é a personificação do seu cliente ideal. Ou seja, é um personagem semifictício, com características físicas e psicológicas de uma pessoa real, representando aquele que seria o consumidor do seu produto.

Para criar a persona é preciso saber informações básicas, como idade e gênero, além de hábitos, interesses, condição financeira, objetivos, frequência de uso de redes sociais e outros pontos relevantes para formar a base de dados da empresa.

Qual é a importância da persona para seu negócio? 

A criação de uma persona tem um objetivo específico: direcionar a criação e a aplicação das estratégias para atrair e fidelizar determinado público. Quando a empresa sabe para quem ela vai falar, fica mais fácil saber o que dizer.

Afinal, faz sentido tentar vender um petisco de cachorro para quem não tem o animal em casa? Ou oferecer uma lavagem completa de carro para quem só tem bicicleta?

A personificação do seu cliente ideal servirá como um norte, um ponto a ser seguido tanto na criação e implantação das campanhas de marketing, como na abordagem de cada indivíduo e na criação e melhorias de serviços. 

Sabendo disso, podemos listar como principais vantagens de uma persona:

  • Conhecimento mais aprofundado sobre o seu público;
  • Campanhas mais assertivas e eficientes;
  • Melhor custo-benefício, com uso eficiente de recursos e mais chances de retorno;
  • Melhoria da comunicação interna e externa com o cliente, incluindo as abordagens via redes sociais e aplicativos de mensagens;
  • Aumento do número de clientes, com mais vendas realizadas;
  • Maior satisfação do cliente, melhorando a sua experiência de compra.

Dica: Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar o indicador

Persona ou público-alvo: conheça a diferença 

Persona e público-alvo são comumente confundidos, mas têm concepções diferentes. O público-alvo reúne os potenciais clientes de um negócio, ou seja, aquelas pessoas que possam ter algum interesse no seu produto.

Já a persona é um público mais específico, também com interesse naquele produto ou serviço ofertado, mas que possui informações detalhadas, ricas e valiosas para serem trabalhadas pela empresa. 

Exemplo de público-alvo:

Mulher, 35 anos, advogada, solteira e sem filhos. Tem renda média mensal de R$ 5.000. Moradora da Região Nordeste, trabalha durante o dia e estuda à noite, costuma comprar alimentos por aplicativo para agilizar a rotina.

Exemplo de persona:

Juliana tem 35 anos, é advogada e tem uma renda mensal de cerca de R$ 5.000. Solteira e sem filhos, divide o seu tempo entre o trabalho e os estudos para concurso público, pois ainda não se considera realizada na função que ocupa. Devido à rotina agitada, Juliana faz muitas compras pela internet, adquirindo livros, itens de papelaria, alimentos e produtos de limpeza e higiene. Moradora de Recife, capital de Pernambuco, Juliana não costuma sair à noite, mas gosta de ir à praia aos domingos e visitar família e amigos sempre que possível.

Percebe como o público-alvo e a persona são diferentes? A partir de uma persona bem detalhada, é mais fácil extrair dados importantes sobre aquela pessoa e pensar em estratégias que realmente solucionem os seus problemas. 

Tipos de persona 

Existem vários tipos de persona e cada uma delas tem características diferentes, como veremos a seguir:

Buyer persona 

Tipo mais comum utilizado, a buyer persona representa o comprador ideal e reúne as preferências e os hábitos de consumo desse indivíduo. É o modelo mais indicado quando o objetivo da empresa é aumentar as vendas.

Audience persona

Esse tipo de persona é criado para identificar o perfil daquelas pessoas que visitam e acompanham os canais digitais da empresa. Ou seja, é a identificação da audiência da marca no mundo digital.

Proto persona

Também conhecida como pré-persona, é o perfil de um comprador ideal, mas construído após uma sessão de brainstorming, uma reunião onde são coletadas opiniões sobre as características desse possível comprador.

Brand persona 

Por fim, temos a brand persona voltada para a própria marca e não para o público em si. A pergunta que orienta a sua criação é: se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria?

Como fidelizar uma persona? 

A persona é a representação do seu cliente. Logo, além de atraí-lo, é preciso fidelizá-lo para mantê-lo sempre por perto. Algumas estratégias são:

  • Criar programas de relacionamento para que os clientes possam voltar a comprar na sua loja com mais frequência;
  • Aumentar o poder de compra desse cliente, com oferta de cartão de crédito próprio da loja, o que também elevaria as vendas do estabelecimento;
  • Melhorar a experiência de consumo do cliente na loja, com um ambiente agradável, uma equipe atenciosa e educada, promoções e outros atrativos;
  • Oferecer um excelente atendimento pós-venda, solucionando questões, dúvidas e conflitos para fazer o cliente se sentir valorizado;
  • Criar e investir em um clube de vantagens, com benefícios realmente atraentes para estimular o consumo no seu comércio.

Como criar uma persona? 

Antes de tudo, para criar uma personificação do seu cliente ideal é preciso definir o tipo desejado. Partindo do pressuposto que a sua escolha seja a buyer persona, vamos às dicas:

Passo 1: Faça a coleta dos seguintes dados:

  • Nome, gênero, idade e estado civil;
  • Ocupação e renda média mensal;
  • Hábitos, hobbies e interesses;
  • Hábitos de consumo;
  • Meios de comunicação e canais digitais mais utilizados no dia a dia;
  • Objetivos, desejos e desafios encontrados;
  • Defina uma foto, para gerar mais identificação;
  • Liste o que a sua empresa pode fazer para solucionar suas dores.

Passo 2: avalie as informações coletadas e monte a estrutura da persona

Analise tudo que foi levantado e extraia aquilo que for mais valioso para a empresa. Em seguida, monte a sua persona inserindo os dados obtidos.

Passo 3: apresente a persona para a empresa

Toda a empresa deve conhecer e saber reconhecer a persona, principalmente o setor de vendas e de marketing, responsáveis pelo contato direto com o cliente e pelas campanhas e estratégias de atração desse público.

E quando a empresa ainda não tem cliente? Nessa situação, é possível optar por:

  • Avaliar as ações da concorrência;
  • Fazer uma pesquisa de mercado, para sentir a abertura e a necessidade daquele produto ou serviço;
  • Entrevistar os contatos já existentes;
  • Avaliar o público que acompanha os canais digitais da empresa e suas interações.

Dica: Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio

Como coletar os dados para uma persona? 

Existem diversas formas de coletar dados dos seus clientes e quanto mais variadas elas forem, melhor. Confira as mais comuns:

  • Fazer entrevistas quantitativas e qualitativas para perceber não só o quanto o seu público compra, mas como ele se sente ao comprar de você;
  • Descobrir o que os consumidores estão falando dos concorrentes;
  • Criar e divulgar formulários com questionamentos oferecendo, em troca, algum desconto ou material interessante;
  • Estudar os hábitos das pessoas nas redes sociais da sua empresa, conteúdos mais consumidos, postagens mais visualizadas ou curtidas e comentários.

A seguir, veja algumas perguntas que podem ser feitas ao seu público:

  • Qual a sua idade, sexo, cidade de origem e escolaridade?
  • Qual sua faixa salarial?
  • Quais redes sociais mais usa e em quais horários?
  • Como se mantém informado?
  • Qual o nível da sua satisfação no trabalho?
  • Quais marcas você gosta de usar e costuma comprar?
  • Quais são as qualidades da empresa?
  • Qual nota você dá para a empresa e por quê?

A ideia é mesmo criar um banco de dados e ir moldando a sua persona, aperfeiçoando-a com o passar do tempo.

Saiba como a WayUp pode ajudar o seu negócio

Tão importante quanto criar a sua persona é saber como fidelizá-la. Para manter seus clientes sempre por perto, conte com a WayUp. Através do Cartão Private Label da sua empresa, é possível fidelizar 100% da sua base de clientes através de um programa de fidelidade e/ou da concessão do crédito. Com as ferramentas disponibilizadas, é possível conhecer melhor os hábitos de compra e o perfil de seus consumidores. Conheça nossos serviços:

Utilizamos tecnologia avançada, como Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning, para entregar os melhores resultados para o seu negócio. Entre em contato e conheça mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário