Como definir o limite de crédito do seu cliente

Como definir o limite de crédito do seu cliente
A oferta de crédito é uma oportunidade para o cliente elevar o seu poder de compra e para a empresa aumentar as suas vendas. Mas, como definir o melhor limite de crédito? O que observar? Essa e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste artigo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A oferta de crédito é uma estratégia de gestão utilizada para aumentar as vendas e o faturamento de um negócio através de meios de pagamento mais vantajosos. Contudo, deve ser feita com cuidado para evitar o consumo desequilibrado e a inadimplência. A seguir, você vai saber como definir e aumentar o limite de crédito do seu cliente e melhorar o desempenho da sua empresa.

O que é limite de crédito? 

Limite de crédito é o valor concedido pelo estabelecimento comercial ao consumidor, elevando o seu poder de compra e, consequentemente, os ganhos da empresa. Em outras palavras, é o risco máximo que a empresa pode suportar em casos de inadimplência daquele cliente.

A concessão  de crédito é uma estratégia muito utilizada por lojas comerciais com o intuito de ampliar as vendas e fidelizar clientes. Contudo, deve passar por uma análise personalizada para que não gere prejuízos ao negócio.

Dica: Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio

Qual a importância do limite de crédito? 

Quando estipula um limite de crédito, a empresa proporciona acesso ao consumo a seus clientes ao mesmo tempo que mantém o controle sobre as suas finanças. Ou seja, é uma maneira inteligente de evitar riscos que não pode custear.

Dados recentes da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC), divulgados em junho de 2022, afirmam que a inadimplência das famílias teve a 8ª alta consecutiva desde o final do ano anterior. 

Diante desse cenário, é fundamental que a empresa tenha uma política de crédito para definir o que pode ser liberado para o seu cliente, objetivando manter suas finanças saudáveis e, ao mesmo tempo, contribuindo para o consumo consciente desse indivíduo além de estimular as vendas da loja.

Tendo esse cuidado, a empresa vai observar um aumento do seu faturamento, de forma constante e sustentável, conquistando uma carteira maior de compradores. 

Como calcular o limite de crédito do seu cliente? 

Definir o limite de crédito é uma tarefa que exige de você, enquanto gestor, um bom planejamento e organização, além de observação detalhada de todos os dados. Confira as etapas a seguir:

Atualize os dados dos seus clientes 

É por meio dos dados atualizados que você conhecerá a faixa salarial de cada cliente, o histórico de pagamentos, as concessões anteriores e, por meio destas informações, terá mais segurança para definir e até aumentar a oferta de crédito.

Consulte os órgãos de proteção ao crédito 

Os órgãos de proteção ao crédito reúnem informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores, listando dívidas ativas e outras pendências que servirão de base para que a empresa se sinta mais ou menos segura ao se relacionar com aquele indivíduo.

A consulta a esses órgãos não precisa impedir a liberação do benefício, mas ajuda a ofertá-lo com mais segurança e controle.

Avalie o ticket médio 

O ticket médio é o valor médio gasto por cada cliente na sua loja. É importante conhecer esse número para saber se o cliente está ultrapassando o valor comum de suas compras.

Supondo que um cliente tem um ticket médio de R$ 300 e solicita um limite de crédito de R$ 1.000,00, é fácil perceber que há uma diferença muito grande entre os valores, o que é um ponto a ser averiguado com cuidado para evitar inadimplências, especialmente se a renda desse cliente não for muito diferente do limite solicitado.

Analise o mercado 

Saiba como o mercado, e a sua concorrência, estão trabalhando nesse quesito. A análise é para conhecer outras formas de administrar o limite de crédito, o que não significa que a sua empresa deve seguir à risca o que a outra está fazendo.

Mais importante é adaptar as atuações do mercado às características e necessidades do seu próprio negócio, para manter em equilíbrio a satisfação do seu consumidor e os lucros da organização.

Crie uma política de crédito 

Na política de crédito, a empresa estabelece regras que norteiam e facilitam a tomada de decisão do gestor quanto à concessão de crédito, limitando valores, definindo prazos de parcelamento, juros cobrados etc.

Para isso, é necessário reunir e armazenar os dados dos clientes, coletados em suas transações e nos birôs de crédito, avaliar cada conjunto de informações e, a partir do estudo, definir o valor a ser liberado para cada consumidor.

Dica: Como criar uma persona para seu negócio?

Quando aumentar o limite de crédito do seu cliente? 

Você já sabe como definir o limite de crédito do seu cliente. Agora, é importante saber também quando aumentar e como fazer isso. Afinal, sabemos que variações na forma de consumo são reais e é preciso se adequar a essas mudanças. Confira as dicas:

Faça uma análise de crédito

Ou seja, avalie todo o histórico de consumo do cliente, as solicitações e concessões anteriores e a sua posição quanto ao pagamento de dívidas. Esse acompanhamento deve ser constante.

Conheça o ticket médio do cliente

É possível que muitas compras não estejam sendo realizadas devido ao valor do ticket médio do cliente. Estude com atenção esse item e decida se é o momento de melhorar esse número.

Classifique os clientes e estude cada categoria

Clientes novos são considerados mais arriscados do que os antigos, uma vez que a empresa ainda não possui muitas informações a respeito dele, o que desperta insegurança na hora de ofertar crédito.

Já os clientes tradicionais, mais conhecidos, geram menos risco de inadimplência e têm vantagem no aumento do limite.

E qual o melhor momento para aumentar o limite de crédito? Essa decisão depende muito da empresa e das oportunidades que ela visualiza naquele cliente, além da segurança percebida. 

Contudo, as épocas sazonais em que o consumo é maior, como as datas comemorativas, podem ser uma oportunidade interessante para combinar o aumento do limite de crédito com a elevação das vendas. 

Definir o limite de crédito é uma tarefa essencial de gestão e que exige muito planejamento, organização e dedicação. 

Conheça os benefícios da WayUp para seu negócio

Definir e reavaliar limites de crédito exigem do varejista uma expertise nessa área, o que demanda investimento em tecnologia e recursos humanos, principalmente.

Mas tem uma maneira fácil e rápida para você implantar ou profissionalizar a concessão de crédito na sua empresa. A WayUp pode ajudar você nessa atividade, realizando a análise de crédito do seu cliente de forma rápida e otimizada, utilizando tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Biometria Facial. Assim, é possível reduzir o risco da concessão de crédito, garantindo mais segurança para a empresa

Conheça outros benefícios de ter o cartão de crédito da sua empresa:

  • assertividade na liberação de crédito com machine learning; 
  • isenção de taxas sobre as vendas; 
  • melhora do relacionamento com os clientes; 
  • aumento das vendas e receitas financeiras da loja
  • gestão de cobrança.

Visite nosso site e saiba mais sobre esse e outros serviços para seu negócio, como o programa de fidelidade e o clube de vantagens.