Market share: o que é, sua importância e como calcular

Market share: o que é, sua importância e como calcular
O market share é uma ferramenta importante para medir a participação da empresa no mercado, dentro do segmento em que ela atua. Mas, como fazer esse cálculo? Veja a seguir o que é e como calcular o market share do seu negócio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estudar o mercado é uma tarefa frequente e necessária para quem gerencia qualquer tipo de negócio. Afinal, é por meio dessa análise que é possível identificar a posição que a empresa ocupa naquele setor. Uma das métricas que auxiliam essa descoberta é o market share. Se você não sabe do que se trata e nem como aplicar no seu negócio, continue lendo e tire as suas dúvidas.

O que é market share? 

Market share é um conceito muito popular na área comercial e pode ser definido como o percentual de participação da empresa no mercado. Logo, ele leva em consideração a atuação da concorrência e o mercado de consumo. 

Em outras palavras, o market share é a fatia de mercado pertencente a cada empresa, o que define se ela ocupa posição de liderança ou não. Quanto maior o seu market share, mais perto do topo você está.

Essa participação pode se referir à quantidade de clientes, ao número de vendas, à excelência ou variação de serviços prestados etc. É por isso que existem tipos diferentes de market share, como veremos a seguir:

Market share de valor 

O market share de valor leva em conta o valor total de vendas realizadas ou o faturamento alcançado. 

Market share de volume 

Já o market share de volume analisa o volume total de vendas efetuadas, comparando este número com os resultados do mercado.

É importante ter ciência dessa informação porque nem sempre a empresa que tem um alto market share de valor atinge o mesmo patamar em relação ao volume de vendas, uma vez que o resultado está diretamente ligado ao preço do item.

Dica: Como criar uma persona para seu negócio?

Qual é a importância do market share? 

O market share é uma importante ferramenta, pois possibilita que a empresa descubra a sua posição no mercado, dentro do seu segmento. A partir desta informação, é possível traçar estratégias que elevem a sua participação.

Ou seja, o market share é fundamental para a empresa que deseja crescer no mercado e sabe o quanto é importante trabalhar suas metas, objetivos e estratégias em cima de evidências reais.

Como o market share pode ajudar a gestão do seu negócio? 

Ao calcular o market share do seu negócio, é possível chegar a fatores cruciais para a compreensão da atuação da sua empresa. Veja quais são:

Penetração no mercado

Neste ponto, são identificados aqueles clientes alcançados pela sua empresa em meio ao número total de potenciais consumidores.

Atividade do cliente

O resultado é a quantidade de clientes da sua empresa, em relação ao número total de clientes existentes.

Índice de vendas

Aqui, temos um comparativo entre o ticket médio dos seus clientes, ou seja, o valor médio de compra e o consumo efetivado na concorrência.

Perceba que todos os pontos levam em conta a atuação dos concorrentes e é através do market share que você vai saber se a sua empresa está além ou aquém das outras instituições do setor.

Como calcular o market share? 

O market share pode ser calculado a partir das seguintes perspectivas:

Faturamento 

Para definir o market share por faturamento, basta dividir a receita total da empresa pela receita total do segmento de atuação, sempre utilizando como base um período específico, como um semestre, por exemplo.

Caso o gestor não tenha informações seguras para incluir no cálculo referentes ao mercado, vale a pena investir em estudos e pesquisas que ofereçam maior precisão de dados.

Vejamos um exemplo: considerando que o faturamento mensal do segmento de vendas por atacado foi de R$ 100 mil em um mês e a sua empresa faturou R$ 10 mil, então o seu market share foi de 10%.

Vendas 

Para definir o market share por vendas, o processo é similar ao anterior. É preciso dividir o valor total das vendas de um determinado período pelo número total de vendas do mercado.

Em um exemplo simples: se a sua empresa vendeu 50 camisetas e o segmento total vendeu 200 camisetas, o percentual de vendas do seu negócio foi de 25%.

Clientes 

Por fim, temos o market share relativo a clientes, que pode ser calculado dividindo o número de clientes da sua empresa pelo total de consumidores do segmento

Vamos a um exemplo: supondo que a sua empresa tenha uma base de 10 mil clientes cadastrados, mas você sabe que o público-alvo deste segmento gira em torno de 20 mil pessoas. Nesse caso, o seu market share é de 50%.

Como aumentar o market share? 

Já deu para perceber que o market share é crucial para o seu negócio e quanto maior ele for, melhor, pois é a demonstração de que a sua empresa está se desenvolvendo, que é o objetivo de qualquer gestor. Por isso, vejamos agora as melhores estratégias para elevar o seu market share.

Conheça seus concorrentes e suas estratégias 

O market share está diretamente relacionado ao desempenho da concorrência, pois são várias empresas disputando o mesmo cliente

Por isso, para alavancar os seus números, não perca a oportunidade de avaliar a atuação das outras organizações, estratégias utilizadas e, a partir de então, defina o que é possível fazer para ser uma opção mais atraente para o consumidor ou para direcionar suas ações com mais precisão e retorno.

Dica: Como definir o limite de crédito do seu cliente

Avalie seu potencial de crescimento 

Para crescer e se destacar é preciso ter as ferramentas necessárias para isso. Portanto, analise toda a sua empresa e descubra se existe um potencial real de crescimento e como investir nesses pontos fortes.

A partir de uma perspectiva individual de crescimento, o gestor terá uma visão ampla não só do negócio, mas do mercado. Com isso, estará apto a criar metas mais coerentes.

Defina seu público-alvo 

Para quem você vende? Definir quem é o seu cliente de verdade vai abrir um leque de opções que ajudarão na criação de estratégias específicas e personalizadas para esse público, aumentando a chance de atrair e fidelizar mais consumidores.

Crie estratégias de marketing assertivas 

Investir em marketing é essencial para a visibilidade de todos os negócios, não importa o tamanho. A máxima do marketing é mais válida ainda nos dias de hoje: quem não é visto não é lembrado. 

Contudo, tenha cuidado para ser fiel ao que promete, além de direcionar suas ações para o seu público-alvo e não de forma aleatória. E, claro, crie uma relação de confiança com seu cliente, fundamental para a construção de uma boa imagem da empresa.

Ofereça boas condições de pagamento e benefícios 

Aumentar as vendas é essencial para crescer no mercado e uma das formas de alcançar esse objetivo é ampliar o poder de consumo do seu consumidor, com condições de pagamento mais amplas e acessíveis.

Ações como oferta de cartão de crédito da sua empresa, programas de fidelidade e clube de vantagens podem ser aplicadas para elevar o market share, uma vez que são úteis para atrair novos e fidelizar antigos clientes.

Saiba como a WayUp pode ajudar o seu negócio

A WayUp é uma administradora de meios de pagamento com serviços que vão alavancar o market share da sua empresa, ampliando o poder de compra do seu cliente e fortalecendo a imagem da sua marca. Conheça os serviços ofertados:

Nós utilizamos tecnologia de última geração para entregar os melhores resultados para o seu negócio, como biometria facial, inteligência artificial e machine learning. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.