Conheças os novos hábitos de consumo e aumente suas vendas

Conheças os novos hábitos de consumo e aumente suas vendas
Pesquisas de hábitos de consumo são importantes ferramentas para guiar campanhas de marketing e vendas. Descubra as tendências para 2023.

Acompanhar os hábitos de consumo dos seus clientes é fundamental para entender suas necessidades e desejos. É um passo necessário na hora de decidir novas estratégias de marketing e de vendas, por exemplo.

Com essas informações, você descobrirá o que o seu cliente consome, como ele compra e por qual motivo. 

Afinal, o que são hábitos de consumo? 

Os hábitos de consumo são o conjunto de comportamentos de uma pessoa ou de um grupo na hora de comprar um produto ou um serviço. 

Esses comportamentos podem sofrer várias influências, tanto de fatores internos, como as emoções, quanto externos, como acontecimentos sociais. Conscientes ou inconscientes, eles determinam o que o cliente consome, como realiza a compra e por qual motivo adquire determinado bem ou serviço.

Suas motivações são variadas: podem estar relacionadas a valores pessoais de cada potencial comprador, ao ambiente em que ele está inserido ou no repertório que possui, por exemplo. As experiências de compra anteriores são outro fator a se considerar. 

Os hábitos de consumo como forma de entender o cliente

Os hábitos de consumo são formados por elementos de influência que permeiam três momentos da jornada de compra do cliente: a consideração (quando ele ainda não se decidiu sobre a compra), a compra (quando ele já está decidido) e a retomada do consumo (ou fidelização).

Entender os hábitos de consumo de determinado grupo pode proporcionar informações valiosas para campanhas de marketing, para a composição do mix de produtos a ofertar e para a estratégia de vendas e de atendimento. Pode, ainda, ajudar empresas a atenderem melhor as necessidades e desejos de seus clientes.

Dica: Satisfação do cliente: o que é e como medir?

Por que entender os hábitos de consumo é tão importante?

Se você sabe o que o cliente consome, como ele consome e por que ele consome, fica muito mais fácil oferecer o que o consumidor deseja ou precisa. Essa tomada de conhecimento torna suas estratégias de venda muito mais assertivas e eficazes.

Isso porque a decisão de compra nem sempre acontece de forma 100% racional. Mesmo que seu produto ou serviço seja de altíssima qualidade e com bom custo-benefício, ainda é possível que os clientes optem pelo concorrente.

Assim, com a utilização de dados baseados em pesquisas, é possível criar campanhas mais eficientes, sem desperdiçar tempo e dinheiro. De quebra, seus clientes ainda estarão mais satisfeitos, fidelizados e engajados. 

Como as mudanças nos hábitos de consumo podem influenciar suas vendas? 

Já pensou como a pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas? Por um fator externo (e bastante radical), todos passaram a comprar mais pela internet, especialmente pelas mídias digitais. As empresas, por sua vez, se esforçaram para se adaptar a essa nova realidade.

A verdade é que isso acontece o tempo todo, de forma mais sutil. Pessoas criam novos repertórios, reveem seus valores e o que é importante em suas vidas. Adotam a comodidade do online e sofrem influências de acontecimentos externos. Tudo isso impacta a sua forma de consumir.

Por isso, é essencial estar atento às mudanças nos hábitos de consumo e se adaptar às novas necessidades, desejos e valores de seus clientes. Os resultados desse processo podem originar não só na criação de novos produtos, mas em novas formas de comunicação com o cliente e experiências de compra diferenciadas.

Qual é a expectativa do mercado para os hábitos de consumo em 2023? 

Algumas pesquisas de novos hábitos de consumo têm sido realizadas para o ano de 2023, e algumas tendências merecem destaque. Fique de olho em alguns exemplos e alinhe seu negócio às expectativas do consumidor atual.

Vendas por redes social

A pandemia deu o empurrão final para essa tendência, que já se acentuava ao longo dos anos e agora veio para ficar. O consumo pelas redes sociais e o comércio online são fundamentais em qualquer tipo de negócio.

Mas, para prosperar no meio digital, é necessário mais que um bom produto: o consumidor busca autoridade da marca para comprar com confiança e segurança. Vale lembrar que quem oferece uma experiência mais fluida e prática ao cliente já tem uma boa vantagem.

Omnichannel

Omni-o-quê? Calma, o palavrão “omnichannel” significa simplesmente múltiplos canais. É aquela venda ou comunicação que acontece de forma integrada: os clientes podem mandar uma mensagem pelo WhatsApp, buscar o produto na loja física e comentar nas redes sociais sem precisar repetir informações.

Não é pouco, não: a pesquisa Tendências da Zendesk para 2022 apontou que 98% dos clientes gastariam mais com empresas que oferecessem sua opção favorita de atendimento. É uma boa oportunidade de engajar e fidelizar clientes a partir da diversificação da experiência de compra.

Dica: 10 tendências e inovações no varejo brasileiro

Processos de compra otimizados

Cada vez mais os consumidores estão impacientes com sites de baixa qualidade. Um estudo da IBM aponta que, entre a Geração Z, aqueles nascidos a partir dos anos 2000, 62% não usaria aplicativos difíceis de navegar. 

Essa geração chega para ficar e para desafiar o mercado a apresentar experiências de compra cada vez mais simples e com menos burocracia. É uma oportunidade de tornar o relacionamento com o consumidor final cada vez mais personalizado, direto e rápido.

Diversificação dos meios de pagamento

O pagamento digital continuará em alta em 2023. Mas o cartão de crédito segue popular, já que a segurança é uma das prioridades dos consumidores. Essa modalidade de pagamento é uma das primeiras opções para realizar o processo de compra.

Como o cartão private label ajuda a atender os novos hábitos de consumo? 

O cartão private label está alinhado com algumas das principais tendências de 2023. Além de proporcionar uma personalização da experiência de compra, já que proporciona ao cliente um cartão exclusivo da loja, oferece um processo de compra ágil, simples e seguro.

Uma vez que o cartão é do próprio lojista, ele tem acesso às informações do perfil do seu cliente e dos seus hábitos de compra, o que não é possível quando faz a venda por cartões bandeirados. Com gestão da base de clientes, o lojista pode analisar as informações, segmentar suas campanhas e aprimorar a sua linha de produtos, além de qualificar o seu atendimento.

É assim que ele colabora para a fidelização do cliente e para o fortalecimento da sua marca: aumentando a confiança e melhorando a experiência de quem mais importa.

Saiba como a WayUp Brasil pode ajudar o seu negócio 

Além do WayCard Crédito, a WayUp Brasil oferece o WayCard Fidelidade para deixar seu cliente pertinho de você. Assim, sua empresa estará sempre voltada para o futuro e coerente com os novos hábitos de consumo dos consumidores.

Nós utilizamos tecnologia de última geração, Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning, a favor da sua empresa, com serviços rápidos, práticos e personalizados. Veja outros benefícios:

  • assertividade na liberação de crédito com machine learning;
  • isenção de taxas sobre as vendas;
  • melhora do relacionamento com os clientes; 
  • implantação rápida totalmente online; 
  • aumento do poder de compra; 
  • gestão de cobrança.

Visite nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.