Business intelligence: o que é e sua importância

Business intelligence: o que é e sua importância
Business intelligence é um conceito muito atual no ramo empresarial e que diz respeito ao uso inteligente de dados para o crescimento estratégico das organizações. A seguir, saiba como aplicar essa ferramenta de gestão no seu negócio e ficar cada dia mais próximo do seu cliente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O business intelligence (BI) é uma estratégia que tem como objetivo adequar as decisões do gestor com base nas necessidades reais da empresa, levando em conta os dados atuais e futuros da sua atuação no mercado. Veja a seguir o que é, como aplicar o BI no seu negócio e usufruir todas as vantagens deste conceito para uma gestão de sucesso.

O que é business intelligence? 

Business intelligence pode ser definido como um processo amplo e diversificado de captação, organização e interpretação de dados orientado pelo uso da tecnologia e com o objetivo de melhorar a tomada de decisão do setor empresarial.

O conceito surgiu em 1958, após ser explorado e apresentado por um cientista da computação. Desde então, o BI tem evoluído e se adequado às mais variadas necessidades e urgências do mercado.

Em uma tradução livre, o termo quer dizer inteligência de negócios e cumpre bem o seu papel como ferramenta estratégica para melhorar a performance de uma empresa, reduzindo custos, otimizando processos e aumentando a sua competitividade.

Dica: Saiba como aumentar a receita financeira do seu negócio

Como funciona o business intelligence? 

Na prática, o business intelligence é um conjunto de processos e rotinas que utiliza a informação como peça-chave para mapear a atuação empresarial e auxiliar o gestor a tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais e precisos.

Vale ressaltar que o business intelligence não é um tipo de tecnologia, mas um conceito que, na prática, pode ser dividido em várias etapas para que a sua aplicação seja melhor compreendida. Saiba mais a seguir:

Coleta

A coleta de dados acontece com uso de ferramentas tecnológicas. Esses mecanismos verificam dados históricos e atuais da empresa, investimentos realizados, retornos alcançados, interações com clientes, vendas efetuadas etc.

Análise de dados

Aqui, é feita a avaliação minuciosa de tudo que foi coletado. Métricas são criadas para melhor interpretação dos dados e para a sua futura aplicação. Além disso, são criados relatórios que devem ser de fácil acesso e observação.

Compartilhamento

Na fase seguinte, as informações encontradas devem ser apresentadas aos setores responsáveis, de forma integrada, para facilitar a comunicação entre os departamentos relacionados.

A ideia é que todos debatam os dados levantados e divulgados e, juntos, encontrem as soluções mais adequadas para a continuidade do processo de tomada de decisão.

Monitoramento

Por fim, é fundamental acompanhar os dados obtidos, bem como as decisões postas em prática. Dessa forma, é mais fácil averiguar os resultados e fazer as devidas correções, se necessário, ao longo do tempo.

Qual é a importância dos dados para uma empresa? 

A captura e a análise de dados são fundamentais para uma empresa, pois fazem com que o gestor possa trabalhar em cima de dados confiáveis e não apenas em suposições ou achismos.

De uma maneira mais direta e prática, a análise de dados facilita a concessão de crédito a partir do estudo do histórico de consumo do cliente. Assim, a empresa reduz o número de inadimplentes em suas transações.

Além disso, o uso de dados específicos auxilia na criação e na aplicação de campanhas de comunicação e na definição de estratégias de vendas, pois direciona o material para o público-alvo ideal daquela empresa, garantindo maior retorno.

Quais são as vantagens do business intelligence? 

A principal vantagem do business intelligence é uma gestão mais inteligente, bem orientada e voltada para a necessidade atual da empresa. Além disso, também podemos citar como benefícios do BI:

  • Dados acessíveis: como vimos, os dados são essenciais para qualquer empresa e, com o business intelligence, é possível criar um banco informações bem estruturadas para consultas futuras, sempre que necessário;
  • Gestão otimizada: o BI torna os processos mais ágeis e eficientes, facilita as decisões e a comunicação entre os setores, fazendo com que tudo flua com mais rapidez;
  • Redução de custos: é possível identificar e barrar as fontes de escoamento desnecessário de dinheiro. Além disso, a automação de tarefas reduz o tempo de trabalho, podendo ser melhor aproveitado em outras situações;
  • Melhora da relação com o consumidor: com o BI, a comunicação entre empresa e cliente é mais afinada. Oferecendo uma experiência melhor para o seu público, a empresa também tem um retorno maior;
  • Análise de mercado mais precisa e rápida: efetuado em tempo real, o business intelligence facilita a compreensão do mercado, identificando oportunidades e facilitando a adequação da empresa às demandas crescentes do segmento.

Como aplicar o business intelligence no seu negócio? 

Vimos que o business intelligence é dividido em etapas. Confira algumas dicas de como aplicá-lo corretamente no seu negócio seguindo esse passo a passo:

Colete os dados necessários

Nessa etapa, é importante fazer um levantamento específico das informações, filtrando e selecionando aquilo que vai ser realmente importante naquele momento, de acordo com o objetivo da empresa.

Em seguida, estruture os dados de forma que a sua visualização seja agradável, facilitando a etapa seguinte que é a análise do que foi coletado.

Analise os dados

É hora de identificar erros, verificar inconsistências e definir o que precisa ser mantido e o que pode ser descartado. Descubra em que ponto a sua empresa está falhando e de que forma isso está impactando o crescimento do negócio.

Dica: Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar o indicador

Compartilhe as informações com o restante da empresa

As informações devem estar em formatos de fácil interpretação e compreensão como, por exemplo, o uso de relatórios e gráficos, com cores diferentes e outros elementos visuais que chamam a atenção e facilitam o entendimento.

Compartilhe os documentos gerados com os demais setores da empresa para que todos possam participar ativamente da construção de um novo cenário empresarial. 

Tome decisões embasadas no que descobriu

Por fim, temos o passo seguinte que é a tomada de decisão a partir dos insights que vão surgir com a análise dos dados encontrados. 

O business intelligence permite ao gestor uma aplicação prática e rápida das resoluções encontradas, além da facilidade de correção dos possíveis erros em tempo real, sem longas esperas.

É fundamental que todos os setores estejam envolvidos nesse processo e, junto com o gestor, apresentem suas ideias e opiniões, amparados por um objetivo em comum: o crescimento da organização.

E, claro, não se esqueça de avaliar as métricas e estratégias aplicadas, assim como os resultados alcançados. 

Evolução do business intelligence 

O business intelligence vem se reinventando ao longo do tempo. O modelo tradicional era utilizado tão somente para compartilhar informações entre as empresas, por meio de relatórios estáticos e superficiais para cada pergunta realizada.

A versão atual é uma evolução do business intelligence de antes, pois transformou-se em um conceito abrangente, com ferramentas e resultados interativos, além de possuir um viés estratégico, deixando de lado a forma engessada de apresentar os dados.

Para o futuro, espera-se que o business intelligence seja ainda mais envolvente e aprofundado, com o fortalecimento da inteligência artificial (IA), o uso do storytelling na aplicação dos dados, a evolução do armazenamento na nuvem e a implantação das análises preditivas e prescritivas, importantes não só para a busca de insights, mas também para a avaliação do impacto das ações postas em prática.

Saiba como a WayUp pode ajudar o seu negócio

A WayUp, administradora de meios de pagamento, é especialista na criação e gestão de programas de relacionamento e produtos financeiros. 

Nossos serviços, cartão private label, programa de fidelidade e clube de vantagens, permitem que as empresas tenham um sistema próprio de concessão de crédito e de meios de pagamento, melhorando a experiência do cliente e elevando a sua competitividade no mercado. 

Aproveite todas as vantagens do business intelligence e conte com a WayUp para aumentar o sucesso do seu negócio.