Tudo que uma empresa deseja e precisa é ter rentabilidade. Afinal, é esse valor que demonstra que os negócios estão indo bem, que as vendas estão acontecendo e gerando lucro. Mas, como saber se um negócio é rentável ou não? Veja, a seguir, o que é, como calcular e elevar a rentabilidade da sua empresa.
O que é rentabilidade?
Rentabilidade é a relação entre o lucro líquido e o investimento. Ou seja, o retorno sobre o que foi investido. Essa palavra é muito comum quando falamos em aplicações financeiras.
Ao aplicar o seu dinheiro em algum investimento, algum tempo depois, você percebe que ele cresceu. Você obteve rendimento.
No ramo empresarial, o processo é semelhante. Você sabe que a sua empresa está rendendo quando percebe que aquele montante investido está voltando para o caixa em um número maior, ou seja, com rendimento.
Rentabilidade e lucratividade: qual é a diferença
É importante destacar que a rentabilidade e a lucratividade são facilmente confundidas, mas são termos diferentes e que, por isso, devem ser analisados e calculados de formas distintas.
A rentabilidade, como vimos, é o retorno obtido após investimentos realizados na empresa. Esse dado pode ser observado mensalmente ou anualmente, com base no lucro estimado do fluxo de caixa nesse período.
Por outro lado, a lucratividade é o lucro líquido obtido, após serem excluídos os custos e as despesas mensais. Com isso, ela é caracterizada pela relação entre o lucro líquido e o faturamento.
Dica: Como definir o limite de crédito do seu cliente
Qual é a importância de calcular a rentabilidade?
Conhecer a rentabilidade da empresa é um dos requisitos básicos de qualquer negócio, pois, é através dessa informação que sabemos o quanto a estratégia aplicada é eficiente.
Nenhuma empresa é criada para dar prejuízo, não é verdade? Mas, como saber se ela está sendo realmente rentável, se não buscarmos essa informação? Por isso, conhecer os indicadores de rentabilidade é tão importante para o gestor e oferece algumas vantagens, como:
- Ter domínio sobre o comportamento financeiro do negócio;
- Redefinir metas e objetivos, se necessário;
- Redefinir estratégias, corrigindo o que não está trazendo retorno;
- Orientar melhor a equipe de colaboradores para que todos trabalhem por um bem comum;
- Tomar decisões mais assertivas, seguras e baseadas em dados, deixando de contar apenas com suposições ou estimativas pouco seguras.
Como calcular?
Agora que você já sabe por que é importante calcular a rentabilidade da sua empresa, vamos ver como fazer isso? Vimos que o indicador é a relação entre o lucro líquido e o investimento total. Vejamos como fica na fórmula:
Rentabilidade (%) = lucro líquido / investimento total x 100
Perceba que, para obter essa informação, é preciso ter em mãos o lucro líquido da empresa, bem como o valor total do que foi investido para que o resultado seja verdadeiro e honesto.
Antes de continuarmos, vamos relembrar alguns conceitos importantes que serão usados nesse cálculo: lucro líquido e o lucro bruto.
O lucro bruto é obtido quando você pega a sua receita total e subtrai os custos variáveis, que são aqueles envolvidos no processo de fabricação do produto, os impostos etc.
Já o lucro líquido é o que sobra quando você pega o valor bruto e subtrai os custos fixos, que são as contas de água, luz e telefone, por exemplo.
Vamos supor que a sua empresa tem um lucro líquido de R$ 100 mil e o investimento realizado foi de R$ 1 milhão. Na fórmula, fica assim:
Rentabilidade (%) = 100.000 / 1.000.000 x 100
Rentabilidade (%) = 0,1 x 100 = 10%
Logo, o índice de rentabilidade do seu negócio é de 10% a partir do investimento realizado.
Ao conhecer o quanto a sua empresa é eficiente, é possível pensar em estratégias novas para alavancar o desempenho do negócio e torná-lo mais rentável. É o que veremos a seguir.
Como aumentar a rentabilidade de uma empresa?
Não importa o tamanho da sua empresa, a rentabilidade sempre será um objetivo a ser alcançado. Mas, como crescer e se tornar mais forte em um mercado tão competitivo?
Essa não é uma tarefa fácil, principalmente porque muitos fatores que influenciam nos resultados do negócio não dependem da atuação do gestor, como a economia do país, por exemplo.
Apesar disso, com as estratégias certas e maior controle do seu negócio é possível evoluir de forma sustentável e segura. Confira as nossas dicas:
Monitore o mercado
É imprescindível saber como funciona o mercado e estudar o comportamento do público que consome o seu produto. Desta forma, é possível direcionar estratégias de vendas que realmente atinjam em cheio o seu consumidor, elevando o lucro da empresa.
Além disso, observe também como a concorrência está trabalhando. A ideia é avaliar o que está sendo feito de diferente, o que está trazendo resultados, e descobrir as brechas que podem ser preenchidas pelo seu negócio.
Treine seus colaboradores
Colaboradores capacitados, bem treinados e conscientes da sua responsabilidade são mais produtivos e elevam a competitividade do negócio. Faça do treinamento uma prática periódica, pois sempre há informações novas para ensinar e aprender.
Use o treinamento para aprimorar os conhecimentos profissionais da sua equipe, mas também aproveite o momento para motivá-los e estimulá-los a vestir a camisa da empresa e atuar, todos os dias, com eficiência e na busca dos melhores resultados.
Acompanhe os indicadores
Os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais, pois possibilitam ao gestor averiguar a situação da empresa em todos os segmentos, tendo uma visão geral de como está a sua situação no mercado.
Com eles, é possível saber como anda a produtividade da sua empresa, qual o nível de satisfação do seu cliente, qual o retorno do investimento realizado, quantos consumidores encerraram a relação com a sua empresa, valor médio gasto por cada consumidor e etc.
Dica: Como criar uma persona para seu negócio?
Conheça seus clientes
Só é possível vender mais e melhor quando conhecemos as dores e os desejos de quem vai comprar o nosso produto. É através destas informações que podemos traçar as estratégias certas para alcançar o nosso público-alvo.
Então, levante informações relevantes sobre seus clientes e use esses dados a seu favor, oferecendo a esses consumidores aquilo que eles precisam e que não encontraram em outro lugar.
Com um cartão próprio da loja, o perfil base de clientes e seus hábitos de consumo são conhecidas pelo lojista, que tem oportunidade de realizar ações especiais de relacionamento com seus diversos públicos.
Melhore as formas de pagamento
Aumente a rentabilidade do seu negócio ampliando as formas de pagamento oferecidas. Essa é uma estratégia muito interessante não só para fidelizar o cliente atual, mas para atrair novos consumidores em potencial.
O cartão de crédito da sua loja, com condições de pagamento personalizadas, é uma ótima opção para melhorar a relação entre o seu consumidor e o seu negócio.
Conheça os benefícios da WayUp para o seu negócio
A WayUp, administradora de meios de pagamentos, oferece os serviços necessários para aumentar a rentabilidade da sua empresa, ajudando-a a crescer de forma sustentável e lucrativa: cartão de crédito da sua loja, programa de fidelidade e clube de vantagens.
Veja alguns benefícios:
- assertividade na liberação de crédito com machine learning;
- isenção de taxas sobre as vendas;
- implantação rápida e sem necessidade de investimentos
- aumento do poder de compra do seu cliente;
- gestão de cobrança.
Nossos serviços são desenvolvidos a partir de tecnologia de última geração, como Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning. Saiba mais sobre as vantagens de contar com a WayUp.