Mindset de crescimento e liderança: entenda essa relação

Mindset de crescimento e liderança: entenda essa relação
Mindset de crescimento ou mindset fixo? Qual deles é fundamental para quem ocupa posições de liderança? Se você não sabe, quem atua na gestão de empresas precisa ter jogo de cintura e atitude positiva. A seguir, veja como o mindset de crescimento pode ajudar o gestor a tomar as melhores decisões .
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quantas vezes você deixou de fazer algo porque acreditava que não era possível, ou por que não tinha habilidade suficiente? Talvez você precise desenvolver mais o seu mindset de crescimento, aquele pensamento mais otimista, que resulta em um comportamento mais ousado e confiante. 

Importante em todos os cargos, mas fundamental em posições de liderança, o mindset de crescimento é um dos pilares da boa gestão. Veja, a seguir, como ele funciona.

O que é mindset de crescimento? 

Mindset de crescimento pode ser definido como uma mentalidade positiva. Em outras palavras, é uma forma de olhar para os desafios e situações adversas da vida com mais otimismo e motivação.

O termo foi apresentado pela psicóloga e pesquisadora americana, Carol Susan Dweck, autora do aclamado livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. 

De forma resumida, o livro defende a ideia de que podemos melhorar nossas habilidades e atitudes quando acreditamos que é possível e, em seguida, batalhamos para que isso aconteça.

O tema tem tudo a ver com a posição de liderança, cargo que exige bastante inteligência emocional, proatividade e resiliência para encarar os desafios, que não são poucos, como sabemos.

Dica: Como criar uma persona para seu negócio?

Qual é a diferença entre mindset de crescimento e fixo? 

O mindset de crescimento, como vimos, é uma atitude mental otimista e positiva, capaz de mudar o comportamento e os pensamentos limitadores. 

O seu oposto é o mindset fixo, que pode ser definido como uma atitude limitante, em que uma pessoa não acredita que possa mudar suas falhas e, por isso, não se esforça para conseguir o que deseja.

Quando tem um mindset de crescimento, o indivíduo acredita que pode conquistar seus objetivos através de dedicação e esforço. Ou seja, aprimorando as suas habilidades, desenvolvendo outras e lutando para atingir a sua meta.

Uma pessoa com mindset fixo encara as suas imperfeições como obstáculos intransponíveis. Ou seja, ela usa as crenças limitantes para permanecer dentro da zona de conforto, sem mudanças.

As crenças limitantes são pensamentos e afirmações, muitas vezes instaurados desde a infância, que funcionam como uma espécie de bloqueio. O indivíduo realmente acredita que é incapaz de atingir aquele patamar que tanto deseja.

Por que desenvolver um mindset de crescimento? 

Desenvolver um mindset de crescimento é importante em todas as áreas da nossa vida. No campo profissional, essa atitude positiva é ainda mais importante quando ocupamos cargos de liderança. Conheça algumas vantagens:

Atitudes proativas

Por acreditar no seu potencial de transformação, o gestor toma iniciativas, identifica as necessidades da empresa e também pensa na solução dos problemas encontrados. Tudo isso de forma espontânea, o que é muito valioso nos cargos de liderança.

Desenvolvimento dos colaboradores

Um líder com mindset de crescimento também ajuda na evolução da equipe de trabalho, porque reconhece que a mudança de pensamento e de atitude é totalmente possível. Ele mesmo se vê desta forma, em constante aperfeiçoamento.

Postura motivacional

Um líder com comportamento otimista consegue estimular outras pessoas a agirem da mesma forma, reproduzindo uma posição real de mudança. Além disso, a sua evolução se torna um fator motivador, que o fará buscar sempre a superação e o desenvolvimento.

Crescimento e inovação

Ter um mindset de crescimento é crucial para a criação de novas ideias, para tirar planos ousados do papel e arriscar. Ficar na zona de conforto pode até ser confortável, mas ela não gera mudanças e não permite avanços. Nenhuma empresa consegue se estabelecer no mercado se não crescer.

Como desenvolver um mindset de crescimento? 

Felizmente, desenvolver um mindset de crescimento é completamente possível. Basta que ele seja estimulado. E como um líder pode estimular um mindset de crescimento em seus colaboradores? 

Conheça as etapas básicas para ajudar a sua equipe a deixar de lado o mindset fixo e fortalecer, ou desenvolver, um pensamento otimista e com excelentes resultados na vida pessoal e profissional. 

Seja um exemplo 

Para que a sua equipe tenha uma visão de futuro, encare os desafios com coragem, desenvolva a criatividade e seja proativa, você deve ser o primeiro a fazer tudo isso. 

É a partir das suas atitudes e dos resultados alcançados que as pessoas ao redor vão crer que realmente faz sentido focar em empenho e dedicação ao invés de dar razão às suas crenças limitantes.

Incentive o autoconhecimento 

O autoconhecimento é a viagem para dentro de si mesmo. É uma forma de se conhecer, de saber o que está por trás de determinada atitude. 

Como vimos, algumas crenças limitantes têm raízes profundas e antigas e apenas com um bom conhecimento de si mesmo é possível arrancá-las ou, ao menos, aprender a lidar com elas. 

O autoconhecimento pode ser praticado com terapia, com um olhar mais atento e investigativo sobre as atitudes e pensamentos, com questionamentos diários e de muitas outras formas. Tudo isso pode e deve ser incentivado pelo líder.

Dica: Gestão de processos: o que é, como aplicar e benefícios 

Conheça seus colaboradores 

Partindo do pressuposto de que nenhuma pessoa é igual a outra, identifique as características e habilidades individuais de cada membro da equipe. 

Você pode descobrir que determinado funcionário tem excelente poder de negociação, mas esconde essa característica por medo de encarar novos desafios no trabalho, por exemplo.

Ou talvez você enxergue pontos positivos em alguém que, até então, eram desconhecidos, mas que podem ser aperfeiçoados e render bons frutos.

Resumindo, saiba quem são as pessoas que trabalham com você, conheça suas fragilidades e suas forças, e pense em maneiras de estimulá-las a potencializar o que elas têm de bom e corrigir os pontos negativos.

Invista em treinamento 

Como vimos, o mindset de crescimento não nasce, necessariamente, com a pessoa. Ele pode crescer e evoluir ao longo do tempo e após a percepção por parte do indivíduo de que ele pode promover mudanças em sua vida.

Dentro do ambiente de trabalho, ele pode ser desenvolvido em treinamentos, palestras, oficinas, dinâmicas e outras atividades realizadas em conjunto ou individualmente com cada colaborador.

Vale ressaltar que, para que os funcionários se sintam à vontade para explanar suas ideias e propor mudanças, é fundamental que eles tenham um espaço acolhedor e com gestores realmente dispostos a avaliar as pautas levantadas.

Por isso, garantir um feedback também é importante para que todos os estímulos e ensinamentos não permaneçam apenas no papel, sem finalidade prática, de fato.

Conheça os benefícios da WayUp para seu negócio 

A WayUp, administradora de meios de pagamentos, oferece serviços para o crescimento do seu negócio: cartão private label, programa de fidelidade e clube de vantagens. Veja alguns de nossos benefícios: 

  • assertividade na liberação de crédito com machine learning;
  • isenção de taxas sobre as vendas;
  • implantação rápida totalmente online
  • aumento do poder de compra e gestão de cobrança.

Nós utilizamos tecnologia de última geração, como Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning, para proporcionar o melhor resultado para o seu negócio.